Quando uma pessoa quer emagrecer, os exercícios para perder barriga estão entre as prioridades do treino.

Mas, além disso, quem já treina e está em forma, também não quer ficar com um grande volume abdominal, então, essa é a hora de entrar em cena os exercícios para afinar a cintura e diminuir a barriga. Nesse post, vamos conhecer algumas maneiras de atingir esse objetivo.

Quais são os melhores exercícios físicos para perder barriga?

Muitas vezes, a mulher busca exercícios para perder a barriga depois do parto ou até para ficar mais elegante independentemente de ocasião, mas reduzir o volume abdominal não deve ser só uma aspiração estética para mulheres ou homens, na verdade, é fundamental também para a saúde.

A gordura depositada na região abdominal é muito perigosa, porque dificulta o funcionamento de vários órgãos e pode levar a doenças fatais, como as cardiovasculares. Muitas pesquisas também relacionam o volume da barriga com outras enfermidades como diabetes e até câncer.

Então, investir em exercícios para perder a barriga e o culote pode ser chamado de um investimento em saúde. 

As abdominais tradicionais são ótimas para tonificar e definir a musculatura da barriga, porém, para perder a barriga existem outras variedades de práticas.

Há diversos tipos de treinos que têm a finalidade de perder medidas na região abdominal: exercícios com bola de pilates para perder a barriga, exercícios de yoga para perder a barriga e até exercícios para perder a parte de baixo da barriga com a técnica LPF, que é aquela que estimula a barriga negativa.

Mas não se iluda, essa história de buscar exercícios leves para perder a barriga pode ser um mito, construir um tanquinho não é uma tarefa tão simples, exige regularidade nos treinos e também mais disciplina alimentar. Então lembre-se que exercícios e dieta para perder a barriga caminham juntos.

Que exercícios devo fazer para perder a barriga?

Pra começar, exercícios aeróbicos para perder a barriga rápido são eficientes, como caminhar, correr, dançar, pedalar e nadar.

Além desses exercícios para perder a barriga, o treino cardio, que são aqueles treinamentos  de alta intensidade que ativam o sistema cardiorrespiratório, são ideais também para perder a gordura abdominal, como corrida, bike indoor e HIIT (High-Intensity Interval Training). Todos esses estarão entre os exercícios para emagrecer e perder medidas abdominais rápido.

Mas vamos a outros exercícios para perder barriga passo a passo:

Agachamento com salto

Esse exercício é bastante explosivo e faz o coração bater aceleradamente.

Fique em pé e os pés na largura dos ombros, vá afastando o quadril para trás, enquanto vai abaixando o corpo, como se fosse sentar em uma cadeira.

Ao voltar da posição do agachamento para ficar em pé dê um salto.

Prancha frontal

Esse exercício trabalha diversos músculos, além de promover uma grande queima calórica.

Deite-se de bruços, apoie os seus antebraços no chão na linha dos ombros, para ficar com a barriga mais distante do piso.

As pernas devem estar bem estendidas, alinhadas com os ombros, enquanto o abdome está bem contraído e as costas bem eretas.

Ideal é manter a postura por 30 segundos, descansar e repetir de 3 a 5 vezes.

Alpinista

Esse exercício vai trabalhar o core e vários outros músculos do corpo. Funciona quase como uma prancha, a diferença é o movimento durante toda a prática.

Para fazer, é preciso ficar inicialmente na posição da prancha frontal, só que ao invés de colocar antebraços no chão, serão os punhos que vão ser apoiados de forma bem firme, alinhados aos ombros e os pés bem esticados atrás.

Enquanto fica nessa posição bem inclinada, a pessoa precisa fazer movimento de alternar os joelhos em direção ao peito durante 20 segundos, como se estivesse correndo. Quando voltar à posição em pé, dê um salto.

Abdominais hipopressivas

Esses exercícios que a Cia oferece no treino Low Pressure Fitness são aqueles que estimulam o efeito da barriga negativa.

Esses exercícios para perder a barriga, inclusive, abaixo do umbigo, que é uma região muito difícil de reduzir medidas, são realizados a partir de uma técnica que envolve a realização de posturas isométricas, associadas a um ritmo respiratório específico e ritmado, com sucção do abdômen em apneia.

Balanço de Kettlebell

Entre os exercícios de academia para perder a barriga, este prevê uma grande queima calórica, devido à explosão do movimento, que proporciona uma aceleração do ritmo cardíaco.

Além dos músculos abdominais, com grande fortalecimento do core (núcleo), vai envolver também os quadris, quadriláteros e glúteos.

Segure o  kettlebell com as duas mãos, fique em pé, com os pés afastados na largura dos quadris, que deverão estar um pouco flexionados.

Flexione os joelhos, contraia os glúteos e, com os braços bem estendidos, jogue o kettlebell para trás, entre as pernas. Quando voltar deverá estar totalmente em pé, os braços totalmente estendidos e a bola deverá atingir a altura do seu peito e volte para o movimento com os joelhos flexionados e com o peso sendo jogado para trás. O movimento é ritmado e contínuo, como um balanço mesmo.

Exercícios com a bola medicinal para perder barriga

Esses exercícios com a bola de pilates para perder barriga são realizados com uma bola com peso e são muito eficientes para perda de medidas:

  • O primeiro exercício com bola é o agachamento simples, só que segurando a bola firmemente;
  • Outro ótimo exercício é aquele em que a pessoa começa em pé, com os pés afastados na largura dos ombros e segurando a bola com as duas mãos e de frente para uma parede. Realize o agachamento e na volta, ao ficar em pé, estique os braços e jogue a bola com força na parede mais acima de sua cabeça. Quando ela voltar, realize novamente o agachamento;
  • O terceiro exercício começa da mesma maneira que o segundo, mas na sequência, eleve a bola acima da cabeça e vá fazendo o movimento do agachamento enquanto joga a bola com maior força possível no chão. Então, faça a posição de prancha, só que apoiando as mãos na bola. É preciso ficar com o corpo inclinado, costas bem eretas e abdômen contraído. Volte lentamente à posição inicial;
  • Outro excelente exercício com bola prevê o trabalho dos músculos isquiotibiais, oblíquos, bíceps, quadríceps, bíceps e ombros. O exercício começa com o praticante em pé e com os pés afastados na largura dos ombros, ficando de lado para uma parede. Com o corpo ainda de lado, jogue a bola fortemente na parede primeiro do seu lado direito, depois reveze e faça com o lado esquerdo.

Conclusão

Então, quer boa forma? Exercícios aeróbicos e de força para perder medidas no abdômen vão proporcionar a silhueta perfeita e, de quebra, uma melhor saúde. Invista! Conheça nossos treinos para redesenhar o seu abdômen.

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