Praticar exercícios físicos regularmente é essencial para uma maior qualidade de vida, bem-estar e saúde. Portanto, buscar por exercícios para emagrecer vai muito além de uma questão meramente estética.

Praticar exercícios físicos regularmente é essencial para uma maior qualidade de vida, bem-estar e saúde. Portanto, buscar por exercícios para emagrecer vai muito além de uma questão meramente estética. A obesidade, por exemplo, é uma das principais doenças crônicas do país.

De acordo com o Ministério da Saúde, só no Brasil, mais da metade dos adultos têm excesso de peso (60,3%, o que representa 96 milhões de pessoas), com prevalência maior entre mulheres (62,6%) do que em homens (57,5%). São números assustadores.

Quer saber qual é o melhor exercício para emagrecer? Trouxemos aqui dicas arrasadoras para que você não faça parte dessa estatística. 

Por que emagrecer?

Segundo a Associação Brasileira de Nutrologia, o emagrecimento, além de melhorar a eficiência cardiovascular, também pode proporcionar benefícios como:

  • Reduzir a pressão arterial;
  • Diminuir a gordura acumulada e visceral;
  • Melhorar pele e unhas;
  • Diminuir o risco de diversas doenças.

Vale a pena ressaltar que a reeducação alimentar e uma dieta saudável, acompanhadas de um profissional adequado, aliadas aos exercícios para emagrecer são fundamentais para que você possa atingir seus objetivos. Vamos lá? 

Conheça alguns dos melhores exercícios para emagrecer: 

Orange Zone

Exclusividade da Cia Athlética, o  Orange Zone é uma aula coletiva que tem por objetivo promover o emagrecimento, aliando treinos de 25 a 30 minutos de exercícios nas esteiras e remadores e 25 a 30 minutos de exercícios funcionais.

Nas aulas, que podem durar de 45 minutos a 1 hora, é possível queimar 480 calorias, porque os exercícios acionam diversos grupos musculares e proporcionam aumento da capacidade cardiovascular.

Spinning

Entre os exercícios aeróbicos para emagrecer, o Spinning é um dos que mais promovem queima calórica e, consequentemente, ajuda a emagrecer.

Uma hora de pedaladas pode render um gasto calórico de 540 calorias, além de delinear e definir os músculos das pernas.

A Cia Athletica oferece uma variação do Spinning, que é o treino The Trip, também realizado com aulas de bike indoor, mas associado a experiências audiovisuais.

A perda calórica desse treino é de 420 calorias em 45 minutos.

Corrida

A corrida também é um exercício excelente para quem quer emagrecer porque promove queima calórica de aproximadamente 500 calorias em 1 hora de prática.

Outra vantagem: está entre os bons exercícios para perder barriga.

Além disso, trabalha os músculos das pernas, tronco e glúteos, além de exigir bastante das articulações. 

Fica a dica: para minimizar os impactos, escolha um tênis apropriado.

Natação

A natação é um exercício completo que trabalha braços, ombros, pernas, troncos e glúteos ao mesmo tempo.

Duas horas de nado livre pode render uma queima de até 600 calorias.

O exercício é indicado para performance e condicionamento físico. Porém, o emagrecimento é outro objetivo que pode ser atingido com essa prática fitness.

Além do mais, a natação está entre os melhores exercícios para emagrecer os braços.

Cross Swim

Para quem deseja fazer exercícios para emagrecer e perder barriga junto, o Cross Swim é um ótimo treinamento.

Especialmente desenvolvido para promover emagrecimento, combina 10 a 15 minutos de natação com 10 a 15 minutos de exercícios funcionais.

Tem um grande número de músculos trabalhados, envolvendo peitoral, costas, braços, pernas e abdômen, sendo a queima de 480 calorias em treinos de 45 minutos.

Só para reforçar: alguns movimentos servem como exercício para emagrecer braço.

Pular corda

Essa é uma brincadeira que fez parte da infância de muita gente, mas para alegria dos adultos faz parte de exercícios funcionais e é um ótimo treino para emagrecer.

Além de ajudar no emagrecimento, essa atividade desenvolve agilidade, equilíbrio, coordenação motora e tonifica a musculatura.

Pular corda é considerada uma prática de alta intensidade e alto impacto, portanto, fique atento ao seu condicionamento para praticar e esteja com tênis adequado.

Treinos funcionais

O treinamento funcional é realizado com base nos movimentos naturais do corpo como andar, abaixar, pular ou correr.  E está entre os principais exercícios para emagrecer rápido.

Os exercícios funcionais para emagrecer  usam o esforço natural e o peso do corpo como aliados. Entre eles há treinos na postura conhecida como prancha, agachamentos, saltos e outros com pesos.

Essa série de exercícios para emagrecer podem ser realizados na sala Cia Todo Dia, no Cross Swim ou na sala de Orange Zone.

Step

Entre os exercícios para emagrecer na academia, o step é um treino que faz uma combinação de movimentos aeróbicos de baixo impacto sobre uma plataforma com altura ajustável.

Uma aula com variação de 30 a 60 minutos pode promover uma queima calórica de 480 calorias, e trabalha os músculos do tronco, pernas e glúteos.

Danças

Muitas pessoas querem perder peso, mas não gostam de algumas atividades fitness. Para quem tem esse perfil, as danças podem ser ótimos estímulos para sair do sedentarismo e entrar em forma.

Na Cia, existem algumas modalidades que reúnem excelentes exercícios para emagrecer mais rápido.

Fitdance

Nesse treino, o estímulo para se exercitar vem das coreografias realizadas a partir de músicas sertanejas, funk ou pop.

São 45 minutos de treino que detonam 300 calorias, também proporcionando estímulo dos músculos do tronco, pernas e braços.

Sh’Bam

Nessa aula de dança em grupo, os ritmos exóticos e latinos dão o tom de uma grande festa, envolvendo todos com passos simples.

Nos movimentos, há uma série de exercícios para emagrecer rápido com muita animação e alegria.

O treino de 45 minutos promove queima de 270 calorias, além de trabalhar pernas, braços, troncos e glúteos.

Musculação

Ao contrário do que muitos imaginam, a musculação realmente emagrece. Além do ganho do volume muscular, o nosso metabolismo se torna mais acelerado e faz com que nosso organismo queime muito mais calorias.

Ao contrário do que muitos imaginam, a musculação realmente emagrece. Além do ganho do volume muscular, o nosso metabolismo se torna mais acelerado e faz com que nosso organismo queime muito mais calorias.

Leia mais sobre:

Quanto tempo de exercício para emagrecer?

Essa resposta não é tão simples. Tudo vai depender da intensidade do exercício que você estiver praticando e, até mesmo, da dieta que estiver adotando.

Alguns treinos de alta intensidade, como o Orange Zone, podem render grandes queimas calóricas em pouco tempo e, se você estiver consumindo alimentos saudáveis, a perda de peso será maior.

É importante ressaltar que quem busca o emagrecimento pode apostar em treinos aeróbicos diários. Ao contrário de quem quer ganhar massa muscular, que precisa de intervalos entre os treinos para estimular o crescimento do músculo.

Mas se você quer exercícios para emagrecer rápido em 1 semana, saiba que as práticas de maior intensidade vão ajudar, mas a regularidade vai ser decisiva nos seus resultados.

Continue firme e apostando nesse objetivo porque emagrecer proporciona mudanças tanto dentro quanto fora do corpo.

Qual o melhor horário para fazer exercícios físicos para emagrecer?

Muita gente se pergunta e até mesmo acredita que exista um melhor horário para praticar exercícios para emagrecer, mas a verdade é que não existe. O melhor horário é sempre o que cabe dentro da rotina de cada um, não importando se é de manhã, à tarde ou à noite. 

O que faz diferença não é o horário em que se pratica exercícios para emagrecer e sim frequência, intensidade e constância. 

Exercícios para emagrecer: importância da prática

A pressão estética leva muitas pessoas a adotar dietas malucas e a treinar acima do seu limite, tentando buscar o corpo dos sonhos. 

Ainda assim, muitos apresentam dificuldade para emagrecer mesmo fazendo dieta e exercícios. Vale dizer que a importância dos exercícios não está somente no emagrecimento, mas na melhora da saúde de quem pratica. 

A prática de exercícios físicos é extremamente importante para qualquer pessoa e traz diversos benefícios para saúde e bem-estar como:

  • Ajuda no controle da hipertensão e diabetes;
  • No controle do colesterol;
  • Melhora do sistema cardiorrespiratório;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Ajuda no ganho de massa;
  • Fortalece os músculos;
  • Ajuda no tratamento da depressão e ansiedade. 

O sedentarismo só cresceu nos últimos anos. Pessoas que não praticam exercícios físicos se tornam sedentárias e ficam mais propensas a terem infartos, AVCs, pressão alta e diabetes tipo 2. Além de da propensão de terem piora na saúde mental.

Perder barriga e exercícios para emagrecer são os objetivos de boa parte das pessoas que fazem atividades físicas. Mas é preciso respeitar seu próprio limite, além de ter um acompanhamento médico para não correr riscos de lesões, distensões ou qualquer outro problema. 

É importante também que as pessoas façam exercícios para emagrecer focados na saúde e bem-estar. 

Qual o melhor exercício para emagrecer: caminhada ou bicicleta?

A caminhada é um dos exercícios funcionais para emagrecer, ou seja, é um exercício feito com os movimentos naturais do corpo humano. Já a bicicleta é um exercício aeróbico que utiliza o oxigênio no processo de geração de energia nos músculos. 

Mas qual deles é melhor para emagrecer?

Tanto a bicicleta quanto a caminhada podem ser ser feitas ao ar livre ou em ambientes fechados, com o uso de equipamentos. 

A média de perda de peso com a bicicleta é de 400 calorias por hora. Já a caminhada pode queimar entre 300 e 400 calorias por hora. 

Portanto, não há um exercício melhor do que o outro. Ambos possuem seus benefícios e podem se complementar. É interessante intercalar os dois para fortalecer diferentes músculos do corpo.

E então? Se você deseja fazer exercícios para emagrecer e perder barriga, exercícios para emagrecer o rosto, pernas ou braços, qualquer uma das opções que damos acima irá te ajudar a atingir seu objetivo.

Escolha um treino para chamar de seu!

Venha fazer uma aula experimental na unidade mais próxima de você! Agende aqui

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome