Crossfit emagrece em razão da constituição dos exercícios que reúne uma variedade de treinos de força, atividades aeróbicas e anaeróbicas. Saiba mais.

Uma boa parte das pessoas que praticam essa atividade física chegam no box com uma pergunta em mente: crossfit emagrece?

A resposta é sim, entre os inúmeros benefícios do crossfit, a perda de peso é um deles. Conheça mais sobre essa atividade física nesse post.

Quanto tempo demora para emagrecer com crossfit?

O primeiro ponto para entender por que crossfit emagrece é a constituição dos exercícios dessa atividade física que reúne uma grande variedade de treinos de força, atividades aeróbicas e anaeróbicas e o exercício intervalado de alta intensidade no WOD ( Workout of the day), que é o treino do dia.

Essa combinação  com exercícios funcionais vai resultar em uma grande queima de gordura durante os exercícios, inclusive para quem está com sobrepeso ou já com obesidade. E o melhor: pode ser praticado por qualquer pessoa. Mas vale lembrar que buscar uma avaliação médica antes de começar a se exercitar é sempre mais prudente, já que a modalidade é bastante intensa.

Os exercícios de crossfit para emagrecer envolvem saltar, pular, empurrar pneus, pular corda, flexão de braços, realizar exercícios com peso e pesos olímpicos, agachamentos, abdominais, etc. São movimentos cíclicos, ginásticos e de levantamento de peso, realizados em circuito.

Em quanto tempo a pessoa emagrece fazendo crossfit?

Segundo um estudo publicado na publicação norte-americana The Journal of Strenght and Conditioning Research, o Crossfit é um caminho muito certo para a perda de peso. De acordo com a publicação, em 10 semanas, os praticantes podem diminuir uma média de 15,5% de gordura corporal.

Então, se a sua dúvida era: quanto tempo demora para emagrecer com crossfit? Temos aí um parâmetro de avaliação.

Já uma outra publicação especializada norte-americana, a revista Fisiologia Aplicada, Nutrição e Metabolismo constatou que a queima calórica chega a ser de aproximadamente 2.700 calorias por semana, quando o praticante realiza um total de 5 horas e 15 minutos de treino semanalmente.

Crossfit 3 vezes por semana emagrece?

Como os exercícios são bastante intensos, a dica para quem está começando é iniciar com treinos duas vezes na semana e aumentar gradativamente a partir da terceira semana, quando os treinos de crossfit para emagrecer poderão ser por 3 vezes na semana.

Para os praticantes avançados, esse treino poderá ser até cinco vezes na semana.

Mas para perder peso, muitas vezes será necessário reduzir a carga, encurtar ou reduzir o número de treinos semanais e combinar outros exercícios ao longo da semana, como corridas ou ciclismo.

O instrutor vai indicar o melhor número de dias de treino de acordo com o objetivo de cada praticante.

Além de emagrecer, conheça outros benefícios do crossfit

  • O praticante ganha mais resistência cardiovascular;
  • O crossfitter vai ter aumento da resistência física;
  • O praticante ganha mais definição muscular;
  • Quem faz crossfit consegue reduzir o estresse;
  • O atleta ganha metabolismo mais ativo.

Crossfit emagrece: mas cuidado com a nutrição

Toda essa queima de gordura e queima calórica que são proporcionadas nesses exercícios para emagrecer não irão resolver muito se o praticante de crossfit não cuidar da sua alimentação. Então, como emagrecer com crossfit?

Vale lembrar que o estilo de vida que o crossfit  estimula também traz a adoção de uma dieta balanceada.

E é certo que crossfit ajuda a emagrecer, mas as pessoas que não têm esse cuidado com a dieta podem não ver diferença na diminuição do seu peso. Isso porque quando a pessoa pratica regularmente o Crossfit, os exercícios podem fazer aumentar o apetite. Então, se não há um plano nutricional adequado, embora a pessoa possa até perceber uma pequena mudança na gordura corporal, o resultado para a perda de peso pode ficar abaixo do esperado.

Se o praticante quer cuidar desse aspecto para fazer crossfit para emagrecer, o aconselhamento nutricional que está indicado no site oficial da modalidade é um plano de nutrição conhecido como 40-30-30 (40% de carboidratos, 30% de gordura, 30% de proteína). A recomendação da Cia Athletica é sempre buscar um nutricionista de confiança para elaborar uma dieta se você faz crossfit e quer emagrecer.

Então entenda que se você quer saber se crossfit emagrece em um mês ou crossfit emagrece rápido, a resposta vai depender também do esforço do praticante, tanto para treinar nos dias indicados quanto para se alimentar melhor.

# Fique atento

É interessante também saber que, muitas vezes, o resultado da balança pode ser um tanto enigmático. Você treina e treina, e parece que seu peso não fica menor. A explicação também pode ser porque o músculo é mais denso que a gordura.

Então, na verdade, o praticante estará sim perdendo gordura, e ao mesmo tempo construindo músculos, ou seja, emagrecer e ganhar peso ao mesmo tempo (são coisas diferentes!).

Após terminar os exercícios, o organismo continuará em ação e haverá uma reconstrução muscular que pode durar entre 12 e 24 horas.

Para quem fizer tudo direitinho e quiser comprovar se crossfit emagrece, fazer fotos do tipo “antes e depois” na frente do espelho pode ser uma boa forma de comprovar. A visão pode ser muito satisfatória!

Outras dúvidas sobre emagrecer com crossfit

O que é melhor para emagrecer: academia ou crossfit?

Sua dúvida é: academia ou crossfit para emagrecer?

As duas opções são eficazes para perda de peso.

Crossfit emagrece e define e, além disso, também melhora aptidões físicas como flexibilidade, agilidade, potência, velocidade e coordenação.

Porém, se você pretende ganhar massa muscular em maior quantidade, o treino de musculação da academia será mais adequado.

O que emagrece mais crossfit ou muay thai?

O muay thai é um treino de luta que envolve uma parte de preparação física e depois é praticada uma combinação de golpes como o joelhadas, socos e chutes. É possível perder até 400 calorias em uma hora dessa prática física.

Já os treinos de crossfit para emagrecer são em um circuito de cerca de 1 hora, trabalhando todos os grupos musculares e praticando também exercícios aeróbicos. Em uma aula é possível perder até 800 calorias.

 

 

 

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