Home EMAGRECIMENTO Cross training emagrece: saiba por que é verdade

Cross training emagrece: saiba por que é verdade

46841
0
Uma boa parte das pessoas que praticam essa atividade física chegam no box com uma pergunta em mente: CrossCia emagrece? A resposta é sim, a perda de peso é um dos inúmeros benefícios do CrossCia. Conheça mais sobre essa atividade física nesse post.

Uma boa parte das pessoas que praticam essa atividade física chegam no box com uma pergunta em mente: CrossCia emagrece?

A resposta é sim, a perda de peso é um dos inúmeros benefícios do CrossCia. Conheça mais sobre essa atividade física nesse post.

Quanto tempo demora para emagrecer com CrossCia?

O primeiro ponto para entender por que Cross training emagrece é conhecer a constituição dos exercícios. Esta atividade física reúne no WOD (Workout of the day), que é o treino do dia:

  • uma grande variedade de treinos de força,
  • atividades aeróbicas e anaeróbicas
  • e o exercício intervalado de alta intensidade

Em resumo, essa combinação  com exercícios funcionais vai resultar em uma grande queima de gordura durante os exercícios, inclusive para quem está com sobrepeso ou já com obesidade.

E o melhor: pode ser praticado por qualquer pessoa. 

Mas, vale lembrar que buscar uma avaliação médica antes de começar a se exercitar é sempre mais prudente, já que a modalidade é bastante intensa.

Os exercícios de CrossCia para emagrecer envolvem:

  • saltar,
  • pular,
  • empurrar pneus,
  • pular corda,
  • flexão de braços,
  • exercícios com peso e pesos olímpicos,
  • agachamentos,
  • abdominais, etc.

São movimentos cíclicos, ginásticos e de levantamento de peso, realizados em circuito.

Em quanto tempo a pessoa emagrece fazendo CrossCia?

Segundo um estudo publicado na publicação norte-americana The Journal of Strength and Conditioning Research, o cross training é um caminho certo para a perda de peso.

Além disso, de acordo com a publicação, em 10 semanas os praticantes podem diminuir uma média de 15,5% de gordura corporal.

Então, se a sua dúvida era: quanto tempo demora para emagrecer com CrossCia? Temos aí um parâmetro de avaliação.

Já uma outra publicação especializada norte-americana, a revista “Fisiologia Aplicada, Nutrição e Metabolismo” constatou que a queima calórica chega a ser de aproximadamente 2.700 calorias por semana, quando o praticante realiza um total de 5 horas e 15 minutos de treino semanalmente.

Leia mais:

CrossCia 3 vezes por semana emagrece?

Como os exercícios são bastante intensos, a dica para quem está começando é iniciar com treinos duas vezes na semana e aumentar gradativamente a partir da terceira semana, quando os treinos de CrossCia para emagrecer poderão ser por 3 vezes na semana.

Para os praticantes avançados, esse treino poderá ser até cinco vezes na semana.

Mas, para perder peso, muitas vezes, será necessário reduzir a carga, encurtar ou reduzir o número de treinos semanais e combinar outros exercícios ao longo da semana, como corridas ou ciclismo.

O instrutor vai indicar o melhor número de dias de treino de acordo com o objetivo de cada praticante.

Mas para que serve o CrossCia além de emagrecer?

Conheça outros benefícios do cross training:

  • O praticante ganha mais resistência cardiovascular;
  • Ele vai ter aumento da resistência física;
  • O praticante ganha mais definição muscular;
  • Quem faz cross training consegue reduzir o estresse;
  • O atleta ganha metabolismo mais ativo.

Cross training emagrece, mas cuidado com a nutrição

Os exercícios para emagrecer proporcionam toda essa queima de gordura e queima calórica.

Entretanto, não irão resolver muito se você, praticante de CrossCia, não cuidar da sua alimentação. Então, como emagrecer com CrossCia?

Vale lembrar que o estilo de vida que o cross training  estimula também traz a adoção de uma dieta balanceada.

Inegavelmente, o cross training ajuda a emagrecer, mas se você não tiver esse cuidado com a dieta pode não ver diferença na diminuição do seu peso. Isso acontece porque quando você pratica regularmente o cross training, os exercícios podem fazer aumentar o apetite. 

Então, se não há um plano nutricional adequado, embora a pessoa possa até perceber uma pequena mudança na gordura corporal, o resultado para a perda de peso pode ficar abaixo do esperado.

Se o praticante quer cuidar desse aspecto para fazer CrossCia para emagrecer, o aconselhamento nutricional que está indicado no site oficial da modalidade é um plano de nutrição conhecido como 40-30-30 (40% de carboidratos, 30% de gordura, 30% de proteína). 

A recomendação da Cia Athletica é sempre buscar um nutricionista de confiança para elaborar uma dieta se você faz CrossCia e quer emagrecer.

Então, entenda que se você quer saber se cross training emagrece em um mês ou cross training emagrece rápido, a resposta vai depender também do esforço do praticante, tanto para treinar nos dias indicados quanto para se alimentar melhor.

O que é CrossCia?

O CrossCia é um treinamento de alta intensidade desenvolvido pela Cia Athletica e inspirado no método criado na década de 1980, nos Estados Unidos, pelo treinador Greg Glassmann. 

Por ser um método completo, é utilizado amplamente por campeões de artes marciais e atletas de elite. 

O CrossCia ajuda a melhorar:

  • resistência cardiorrespiratória,
  • condicionamento físico,
  • resistência muscular,
  • ganho de massa,
  • força e flexibilidade.

Por isso, é muito procurado nas academias por quem tem o objetivo de emagrecer. 

Você pode utilizar um grip CrossCia, que é uma espécie de luva para proteger as mãos, evitando que surjam calos ou machucados. 

Esse exercício é composto de três fases: aquecimento, técnica e WOD (workout of the day). O WOD consiste no treino do dia, ou seja, quais exercícios serão realizados. Cada WOD é composto por exercícios diferentes, que trabalham diferentes músculos e partes do corpo. Veja alguns exemplos abaixo:

Clean 

O clean é um exercício que utiliza uma barra. O atleta deve pegá-la, levantar até a altura dos ombros e agachar. Depois de se levantar, ainda segurando a barra na altura dos ombros, deve descê-la até o meio do corpo e soltá-la no chão. 

Cluster

Nesse exercício, o atleta deve levar a barra até a altura do ombro e, em seguida, levantá-la acima da cabeça. Depois deve descê-la até o meio do corpo e encostá-la no chão.

HSPU 

O HSPU ou handstand push-up é um exercício no qual a pessoa deve ficar de cabeça para baixo, apoiada nas mãos e com o corpo encostado em uma parede. Assim como na flexão, deve descer o corpo e subir com a força dos braços. 

OHS 

O OHS ou overhead squat consiste em fazer agachamentos enquanto segura a barra acima da cabeça. 

Sit up 

Esse exercício você realiza no chão. O atleta deve se sentar com as palmas dos pés encostadas. Então deve descer e encostar as costas no chão, subindo em seguida e encostando as mãos nos pés. 

Thruster 

O Thruster é mais um exercício realizado com a barra. Deve ser iniciado segurando a barra na altura dos ombros e fazer um agachamento. Ao subir, deve-se levantar a barra acima da cabeça. 

Para quem é indicado o cross training?

O cross training é indicado para todas as idades, mas com ressalvas. 

O que irá determinar se uma pessoa pode ou não praticar não é a idade, mas o seu histórico. Por isso, quem tiver interesse em praticar essa modalidade, deve procurar um médico e passar por uma avaliação médica, para que ele libere a prática. 

Conheça o CrossCia

A Cia Athletica oferece aulas de CrossCia, uma opção divertida para quem busca emagrecer. 

Na aula de CrossCia você executa exercícios funcionais, com base no levantamento de peso olímpico e ginástica olímpica em alta intensidade, com constantes variações. 

No levantamento de peso olímpico, também conhecido como LPO, você utiliza uma barra onde são colocados pesos em cada lado. É feito em dois exercícios:

  • Arranque: você levanta a barra acima da cabeça e agacha. Ao final do tempo determinado, você irá soltá-la no chão.
  • Arremesso: esse modo é dividido em duas partes. Primeiro, é preciso levantar a barra até a altura dos ombros e depois acima da cabeça. Após o tempo determinado, deve soltá-la. 

Essa modalidade ajuda no ganho de força e massa muscular, além de promover mais flexibilidade, mobilidade e potência para o atleta. 

Durante o treino, o gasto calórico é grande, porque utiliza muitos grupos musculares. Após o exercício, o corpo continua gastando calorias para se recuperar do esforço. Por isso, é um ótimo aliado para quem procura emagrecer. 

Já a ginástica olímpica utilizada durante as aulas de CrossCia é realizada utilizando argolas, cordas, barras fixas e paralelas. Os exercícios podem ser variados como escalar corda, utilizar a barra para subir o corpo com a força dos braços, utilizar as argolas para subir e descer o corpo apoiando-se apenas nos braços. Também são feitos agachamentos e outros exercícios de ginástica. 

Essa técnica trabalha vários músculos do corpo e promove um alto gasto calórico. 

# Fique atento

É interessante também saber que, muitas vezes, o resultado da balança pode ser um tanto enigmático. Você treina e treina, e parece que seu peso não fica menor. A explicação também pode ser porque o músculo é mais denso que a gordura.

Então, na verdade, o praticante estará sim perdendo gordura, e ao mesmo tempo construindo músculos, ou seja, emagrecer e ganhar peso ao mesmo tempo (são coisas diferentes!).

Após terminar os exercícios, o organismo continuará em ação e haverá uma reconstrução muscular que pode durar entre 12 e 24 horas.

Para quem fizer tudo direitinho e quiser comprovar se o CrossCia emagrece, fazer fotos do tipo “antes e depois” na frente do espelho pode ser uma boa forma de comprovar. A visão pode ser muito satisfatória!

Outras dúvidas sobre emagrecer com cross training

O que é melhor para emagrecer: academia ou cross training?

Se a sua dúvida é: academia ou cross training para emagrecer? As duas opções são eficazes para perda de peso.

CrossCia emagrece e define e, além disso, também melhora aptidões físicas como flexibilidade, agilidade, potência, velocidade e coordenação.

Porém, se você pretende ganhar massa muscular em maior quantidade, o treino de musculação da academia será mais adequado.

O que emagrece mais cross training ou muay thai?

O muay thai é um treino de luta que envolve uma parte de preparação física e depois é praticada uma combinação de golpes como joelhadas, socos e chutes. É possível perder até 400 calorias em uma hora dessa prática física.

Já os treinos de cross training para emagrecer são em um circuito de cerca de 1 hora, trabalhando todos os grupos musculares e praticando também exercícios aeróbicos. Em uma aula é possível perder até 800 calorias.

Quer conhecer mais exercícios para emagrecer? Marque uma visita à Cia para conhecer todas as modalidades que oferecemos!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome