Pasta de amendoim: como pode ajudar no seu treino?

A pasta de amendoim tem sido uma constante no cardápio de musas fitness. Mas será que o ingrediente realmente faz bem para quem quer manter a boa forma?

Veja nesse post tudo sobre pasta de amendoim, benefícios e como fazer pasta de amendoim fit.

Para que serve pasta de amendoim?

Esse alimento criado a partir do amendoim é uma indicação que está sempre nas receitas fitness. Mas antes de virar febre fit por aqui, sempre foi possível ver ou ouvir personagens de filmes norte-americanos consumindo a pasta das formas mais diversas, especialmente em sanduíches.

Essa oleaginosa, na forma de grãos, pode ser consumida no intervalo de refeições, com saladas verdes e de frutas e até em farofas, pois existe a possibilidade de compra- lá no sabor natural ou adocicado.

O grão é rico em vitaminas como selênio, magnésio, complexo B e vitamina E, fibras, minerais e gorduras insaturadas. Se consumido nas quantidades

Adequada para você, poderá contribuir com sua saúde e bem-estar.

A pasta de amendoim tem 25% a 32% de proteína, 8% a 12% de carboidrato e 3% de fibra e 45% a 50% de gorduras-lembrando que é um tipo de gordura benéfico para sua saúde.

Justamente por se tratar de uma oleaginosa e ter esse alto teor de gordura muitas pessoas podem pensar que a pasta de amendoim “engorda”. Mas não, esse ingrediente pode integrar perfeitamente uma alimentação balanceada. Aliás, não existe nenhum alimento isolado que tem o poder de engordar. Esse é um mito que precisa ser combatido. O que pode fazer ter uma alteração de peso são maus hábitos alimentares, e não um alimento específico.

Uma colher de sopa tem cerca de 110 calorias, e como as gorduras são insaturadas, são consideradas saudáveis. A versão mais versátil do produto é aquela que terá apenas o amendoim. Muitas versões podem ter grandes quantidades de açúcar, o que limita o uso em preparações e receitas e pode tornar o alimento mais calórico.

A inclusão deste alimento na sua rotina alimentar pode contribuir para os resultados do seu treino, lembrando que qualquer alimento só consegue ter suas funções se eu fizer parte de uma dieta balanceada. Para isso, é importante consultar um nutricionista especialista para programar o seu dia alimentar associado com o ritmo de treinamento.

Então, é interessante olhar bem no rótulo das embalagens para saber qual é a composição, porque algumas poderão ter conservantes, aromatizantes e xaropes. Cuidado também com as gorduras hidrogenadas.

É certo que a pasta de amendoim em sua forma mais natural possível poderá ser uma aliada num cardápio saudável.

Como comer pasta de amendoim?

O ingrediente pode ser ingerido com pães integrais, tapioca ou com frutas, por exemplo, dá para consumir banana com pasta de amendoim. Mas lembre-se de comprá-lo na forma integral (sem açúcar).

Mas como há muitas receitas com pasta de amendoim, o ingrediente não é exclusividade para praticantes de atividades físicas, e pode ser ingerido em vários momentos do dia e da semana.

Para quem quer mais sugestões, muitos atletas consomem pasta de amendoim com whey ou pasta de amendoim com cacau.

Como fazer pasta de amendoim?

É muito fácil encontrar o produto em lojas de suplementos, mas é muito simples fazer pasta de amendoim caseira. Basta colocar duas xícaras cheias de amendoim em um processador e deixar batendo por 15 minutos para que se transforme em uma pasta bem homogênea e cremosa.

Também será possível fazer no liquidificador, mas o tempo para atingir o mesmo ponto será bem maior.

Agora que você percebeu que o ingrediente é versátil e saboroso, não se esqueça de investir também em uma alimentação balanceada, elaborada com a devida orientação nutricional, e associar outra prática saudável no seu dia a dia, a hidratação, que é extremamente importante para sua saúde. Falaremos sobre ela num próximo post!

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