Os alimentos ricos em proteínas são essenciais na dieta de quem está pensando em construir massa magra com treinamentos.

Porém, investir em uma alimentação rica em proteína será essencial para diversas funções do organismo. Veja por que investir nessa dieta e o que ele pode trazer de benefícios.

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Por que a proteína é importante para o organismo?

As proteínas são moléculas orgânicas compostas de aminoácidos, que podem ser de origem animal ou vegetal. A combinação dessas substâncias vão resultar em tipos diferenciados de proteína que serão responsáveis por:

  1. Construir músculos;
  2. Manter e reparar tecidos, como pele e cabelo;
  3. Auxiliar na produção de anticorpos, que vão fazer a defesa do organismo;
  4. Ajudar na produção de hormônios;
  5. Auxiliar no transporte de substâncias para o corpo, como o oxigênio para os tecidos;
  6. Ajudam na produção de neurotransmissores;
  7. Fazem reposição do gasto energético das células;
  8. Atuam no metabolismo celular;
  9. Atuam na contração muscular;
  10. Regular a taxa de glicose no sangue.

Como percebemos, há muitos motivos para investir da ingestão dos alimentos desse grupo alimentar.

Além disso,  estudos também comprovaram que ingerir Uma dieta balanceada associada a alimentos ricos em proteína , junto com uma prática adequada de atividade física, também podem ajudar na perda de peso .

Não é necessário investir em suplementos para levar a quantidade necessária de proteína necessária diária para o corpo, diversos alimentos são ricos em proteína e já vão suprir as necessidades do organismo.

Porém, alimentos que são fontes de proteína que podem ser considerados mais completos são os de origem animal. As proteínas de origem vegetal são mais pobres em aminoácidos essenciais, por isso, precisam ser combinadas para produzir no organismo o mesmo efeito que as de origem animal.

Ainda assim, quem não consome nada de origem animal pode promover a absorção da proteína com alimentos ricos em proteínas vegetais, como cereais, grãos, leguminosas e outros. Uma vantagem é que esses são alimentos ricos em proteínas e fibras.

Quais são os alimentos ricos em proteínas?

Atletas e praticantes de atividade física, devem ter uma alimentação rica em proteínas e carboidratos para ajudar a atingir os objetivos esperados para o corpo. Para isso, é preciso saber em quais quantidades um alimento rico em proteína deve ser consumido.

Essa é a medida mais segura para os bons resultados, especialmente porque se o atleta quer uma dieta para ganhar massa vai ter que equilibrar os alimentos mais ricos em proteínas com os carboidratos e gorduras saudáveis, enquanto o atleta que precisa de alimentos ricos em proteínas para emagrecer, vai ter que pisar no freio com a gordura.

Para ambos os casos, a Cia indica uma orientação nutricional que poderá elaborar uma tabela de alimentos ricos em proteínas e em quais quantidades podem ser ingeridos.

Em alguns casos, além dos alimentos, pode ser prescrita uma suplementação de proteína para potencializar os resultados dos treinos.

Lista de alimentos ricos em proteínas

Entre os alimentos que contém proteína de origem animal estão os ovos, leite, iogurte (o grego especialmente), queijo e as carnes (vermelha e branca), como carne de boi, cordeiro, suínas, frango, peixes, etc.

Mas para quem quer saber qual é o alimento mais rico em proteína? As carnes, especialmente as magras, serão ótimas fontes de proteína. Por isso, vale lembrar que o frango, que é um dos grandes aliados das dietas fitness porque é o alimento que tem a maior concentração de proteína, precisa ser consumido sem a pele, especialmente se o atleta quer emagrecer.

Enquanto os ovos também são grandes fontes de gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e antioxidantes e os queijos os ricos em cálcio.

Os alimentos ricos em proteína vegetal, agora no quesito grãos/cereais/oleaginosas:

  • Arroz com Feijão;
  • Quinoa;
  • Amêndoas;
  • Soja;
  • Lentilha;
  • Castanho de caju;
  • Cogumelos;
  • Ervilhas.

Entendeu que alimentos são ricos em proteína? Então, agora é só definir seu objetivo para adotar o treino certo associado a uma dieta adequada!

Colaboração de Erika Romano (CRN3-9789), nutricionista da unidade Anália Franco.
Alimentos ricos em proteína 10 motivos para incluir na sua dieta

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