Correr e pedalar pode trazer muito mais benefícios do que você pensa. Essas duas atividades físicas estão reunidas na modalidade Duathlon. Tire suas dúvidas sobre esse treino nesse post.

O que é Duathlon?

O Duathlon é uma modalidade que prevê o treinamento de alta intensidade em duas atividades físicas: a corrida e o ciclismo, que são realizadas de forma consecutiva e sem interrupção. É uma variação do Triathlon (LINK), que também une a natação.

No Brasil e na Europa, são realizados vários eventos para incentivar a modalidade. Por aqui, a modalidade é bastante popular com competições como Thunderman Duathlon, Cross Country Duathlon, Trirex Duathlon ou Duoman Duathlon, entre várias outras.

O Duathlon training (treinamento de Duathlon) costuma ser realizado para uma distância padrão. Normalmente, começa com uma corrida com um trecho maior, depois vem a hora de pedalar e então o atleta retoma a corrida com um percurso menor,  com exceção das provas denominadas Long Distance.

A prova de Duathlon de maior duração é realizada pelo NY Triathlon Club, que fica na região da cidade de Nova York (EUA).

Segundo a ITU (União Internacional de Triathlon), nas provas, são três principais distâncias que podem ser percorridas no Duathlon:

  • Sprint: 5km corrida – 20km ciclismo – 2,5km corrida.
  • Standard: 10km corrida – 40km ciclismo – 5km corrida
  • Long distance: 10km corrida – 150km ciclismo – 30km corrida

Benefícios do Duathlon

Por ser um treinamento aeróbico de alta intensidade, O Duathlon terá diversos benefícios para o organismo:

  • Grande queima de calorias;
  • Melhoria da circulação sanguínea;
  • Ganho na disposição física;
  • Fortalecimento muscular;
  • Aumento de resistência;
  • Melhoria do sistema cardiorrespiratório;
  • Estimula a socialização;
  • Alivia o estresse;
  • Promove redução de quadros de ansiedade e depressão.

Os benefícios emocionais da prática são grandes porque ao correr, pedalar e até a emoção das transições entre as atividades vão gerar uma grande sensação de autoestima e confiança.

Como treinar para o duathlon?

Por ser uma modalidade de alta intensidade, antes de iniciar o treinamento é importante pedir uma autorização médica.

Como os percursos do Duathlon são longos, é muito importante que cada atleta respeite o próprio limite na hora de treinar.

Ideal é que quem está interessado em praticar Duathlon não faça os treinos de corrida e ciclismo separadamente, porque se a pessoa tiver intenção de competir, já vai ficar familiarizada com a alta intensidade e performance necessárias para as provas.

O alongamento antes e depois dos exercícios também é bastante importante para realizar os treinos e provas de Duathlon para melhorar a flexibilidade, que é muito importante para a prática,  porque amplitude de movimento será fundamental para um bom desempenho.

Além disso, não esqueça que para as provas, o atleta também vai precisar de alguns acessórios indispensáveis como: roupas, tênis, meias (apropriadas), óculos escuros, boné, protetor solar, cinto de corrida e, claro, a bike Duathlon.

Alimentação e hidratação

A alimentação de quem pratica Duathlon também precisa ser muito equilibrada porque exige uma grande queima de calorias. Para ter melhor performance, é importante buscar ajuda nutricional.

Esse auxílio é importante porque momentos antes da hora da prova e até no dia anterior, a ingestão de carboidratos precisa ser eficaz. E, claro, a hidratação é indispensável para manter o atleta em ritmo alto.

O Duathlon pode ser realizado ao ar livre, porém, a Cia tem aulas de Duathlon Indoor que prevê metade do tempo em bike e a outra metade de corrida para desenvolvimento de força, resistência e potência. As aulas duram cerca de 1 hora.

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