Para quem precisa praticar atividade física, mas não aprecia as práticas fitness mais comuns, pode encontrar em uma aula de pilates uma série de benefícios para o corpo.

Confira nesse post, para que serve aula de pilates e quais exercícios os iniciantes podem fazer.

O que é aula de pilates?

Na aula de pilates, os benefícios são amplos e independentes do histórico de treinamento físico do aluno, são grandes os estímulos para buscar essa atividade física nos últimos anos.

As aulas de pilates são elaboradas com exercícios de zero impacto, que vão concentrar-se no fortalecimento do core, que é composto por toda  musculatura do tronco, que envolve tronco, ou seja, abdômen, quadril e costas.

Esse método de treinamento mental e físico foi criado pelo alemão Joseph Pilates, no início do século 20.

Por trazer exercícios que ajudam na flexibilidade, na melhoria da postura, promovem força e estabilidade do core, garantir definição muscular e controle muscular, resistência e auxiliam na prevenção e tratamento das dores nas costas, as aulas de pilates podem ser adotadas tanto por quem quer aderir a uma prática fitness quanto para quem precisa realizar uma reabilitação física.

A aula alivia dores?

Para quem está começando esse treino porque têm dores crônicas, há aulas de pilates para fortalecimento da coluna e de diversas partes do corpo para ajudar à reduzir esses desconfortos.

A coluna vertebral é particularmente beneficiada por esses treinos, e até mesmo quem tem muitas dores lombares, recebem indicação médica para realizar este treinamento.

No treino, é realizado uma série de técnicas respiratórias e movimentos bem coordenados e precisos. Esses exercícios vão fazer com que os praticantes adquiram cada vez mais consciência de suas limitações.

O treino pode exigir bastante dos praticantes no sentido de estimular o alongamento, força muscular equilíbrio, além da consciência corporal.

Mas os exercícios não são difíceis, um pouco de treino já será suficiente para quem o pratica e desenvolve melhor a cada postura.

A aula de pilates é para todos os níveis de praticantes, assim como para gestantes e idosos, porque os exercícios são adequados à cada praticante. No entanto, se a pessoa já é muito idosa e muito sedentário, é prudente buscar a aprovação médica para praticar.

Além disso, alguns problemas de saúde também poderão ser impeditivos para a prática do pilates, como osteoporose grave e hérnia de disco. Vale uma consulta prévia ao médico.

Aula de pilates emagrece?

Muitas pessoas começam a fazer pilates com a dúvida se emagrece, porém esse não é objetivo do treinamento, mas pode ajudar sim na perda de medidas, em função do realinhamento da postura e do fortalecimento da musculatura. A dica para quem quer resultados como perda de peso significativa é associar um treino cardio de alta intensidade junto com as aulas de pilates.

Aula de pilates para iniciantes

As aulas de pilates para iniciantes vão proporcionar os mesmos benefícios que o atleta avançado vai ter. Quem está começando pode investir tanto na aula de pilates com aparelhos, como na aula de mat pilates (aulas de pilates solo), ou seja, exercícios solo com colchonete.

Mas como é a aula de pilates? Os instrutores iniciam os treinos com exercícios de alongamentos das áreas mais necessitadas do corpo, de forma mais suave e depois segue para o fortalecimento dos grupos musculares.

Vamos mostrar aqui 6 exercícios de solo das aulas de pilates, mas lembre-se que os movimentos devem ser mais lentos e contínuos:

Alongamento para ombros

Deite-se de costas com os braços bem apoiados no chão. Levante os dois braços estendidos, continuando com as escápulas apoiadas no chão.

Alongue os braços, mãos e dedos como se quisesse alcançar o teto, depois levante suavemente as escápulas do chão e volte a apoiar e novo.

Repita esse movimento várias vezes para proporcionar consciência dessa região do corpo.

Com os braços ainda estendidos, faça círculos sem tirar as escápulas do chão. Repita de 5 a 10 vezes. Troque o sentido do movimento circular e faça mais 5 ou 10 movimentos.

Inspire quando o círculo estiver voltado para dentro e expire quando o círculo estiver para fora.

Círculos com uma única perna

Deite-se de costas para o chão, com os braços estendidos ao longo do corpo e as duas pernas estendidas. Então, eleve a perna direita em direção ao teto. Lentamente, faça círculos para fora com a perna estendida. Abaixe a perna e repita o movimento com a perna esquerda. A pelve pode se mover.

Volte a estender a perna direita e faça círculos para dentro, e repita depois com a perna esquerda. Tente manter a pelve imóvel nesses movimentos.

Roll Down

Para alunos iniciantes, dá para fazer esse exercício da aula de pilates com bola atrás das costas.

Vá movendo a pelve para trás, de modo que a lombar encoste na bola. As mãos deverão ficar atrás das coxas. O aluno deve sentar-se no chão, com as pernas flexionadas, com pés levemente afastados. Volte ao eixo vertical a partir da pelve.  Inspire ao ir para trás e expire quando voltar para frente.

Faça 10 repetições.

Roll up

Fique deitado de costa para o chão, os glúteos bem contraídos e o corpo estendido. Pressione uma perna contra a outra e mantenha os pés bem apoiados no chão, com calcanhares bem juntos. Os iniciantes devem ficar com as pernas flexionadas.

Inspire e eleve os braços em direção ao teto. Expire iniciando um movimento com a cabeça, olhando em direção às pernas. O tórax deve estar bem arredondada, e os braços para frente.

Inspire retornando a deitar com a força da pelve e da coluna lombar. Então, expire e volte à posição inicial. Repita por 5 vezes.

Ponte

Ainda de costas, fique com as mãos estendidas ao lado do corpo, com os pés apoiados no chão, levantes os joelhos. Então, levante os quadris para criar uma espécie de linha reta dos ombros aos joelhos. Como se seu corpo realmente ficasse no formato de uma ponte. Fique nessa posição por 30 segundos.

The Hundred

O praticante deve ficar deitado de costas, com a lombar totalmente apoiada no chão. Os braços devem estar ao longo do corpo e os joelhos flexionados, fora do chão, com os pés como se estivesse flutuando.

Inspire para iniciar o movimento e expire elevando a cabeça e a parte superior do corpo como se quisessem chegar aos joelhos. Os braços elevados e retos como se fossem alcançar os calcanhares.

Inspire e mova os braços para cima e para baixo por 5 vezes, expire e faça o mesmo movimento também por 5 vezes.

Conte até 70 e então estenda as pernas para cima, em 90 graus. Continue a contagem e quando chegar em 90 graus, estenda as pernas para frente na diagonal. Termine o exercício e abrace as duas pernas com as mãos.

Conclusão

Mais um lembrete: quem pode dar aula de pilates são educadores físicos e fisioterapeutas, que conhecem bem a fisiologia do corpo humano e são qualificados para ministrar essa prática.

Agende aqui na Cia uma aula experimental de pilates para conhecer esse treinamento que já conquistou tantas pessoas!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome