Uma boa definição muscular é o grande objetivo da maioria das pessoas que desejam ter um corpo mais bonito. No entanto, a grande problemática é que conseguir uma definição do músculo não é rápido e nem fácil.

Leia e saiba como conquistar uma definição muscular de respeito!

O que é definição muscular?

A definição muscular é um dos melhores remédios para melhorar o seu visual e elevar a sua autoestima. Quem começa a frequentar uma academia, frequentemente relata esse desejo. A boa notícia é que com foco,  esforço e dedicação, qualquer pessoa pode conseguir.

O treino para definição muscular consiste na prática de atividades com foco no emagrecimento e no crescimento muscular. O objetivo é a tonificação do corpo, ou seja, o aumento da definição dos músculos sem a adição de volume excessivo.

Essa modalidade de treino exige um número específico de repetições,  o ajuste ideal do peso e o controle do  tempo de intervalo. Pode-se adotar metodologias diferentes para o treino de definição muscular, como o treinamento em circuito (exercícios que ativam diversos grupos musculares alternadamente) ou descanso ativo (corrida ou pedal leve nos intervalos entre os exercícios).

Os treinos devem ocorrer de 2 a 5 vezes na semana.

Dieta para definição muscular e perda de gordura

Para que você consiga queimar gordura e conseguir músculos desenhados, você precisa, além de fazer exercícios, ter uma dieta definição muscular equilibrada.

Apostar em proteínas magras, como peixes, aves, queijos brancos, ovos e leguminosas, combinadas com carboidratos integrais é uma regra genérica.

Não se pode esquecer de acrescentar frutas, legumes e verduras à dieta. Estes itens são muito conhecidos e utilizados em alimentações controladas por propriedades antioxidantes naturais, que ajudam no combate ao colesterol ruim, e são perfeitas fontes de vitaminas e minerais, que ajudam na reposição de líquidos, são ricos em fibras e ajudam a saciar a fome.

Não se esqueça de evitar os maiores vilões do corpo sarado:

  • Refrigerantes, que são bombas de açúcar;
  • Frituras, que elevam o nível do colesterol e são fonte de gordura ruim;
  • Alimentos congelados, ricos em sódio e conservantes;
  • Carboidratos como pães e massa branca, ricos em açúcar e sal, que elevam o nível de glicose e aumentam a sua fome;
  • Bebidas alcoólicas, que atrapalham a sintetização das gorduras, açúcares e proteínas porque dificultam a absorção de vitaminas e minerais.

Contudo, antes de você sair por aí criando dietas, vale a pena procurar pela a ajuda de um nutricionista para garantir que o seu cardápio contenha todos os nutrientes que precisa!

Exercícios para definição muscular

O treino para definição muscular e queima de gordura ajuda o corpo a utilizar ácidos graxos como fonte de energia, isto é, ajudar a queimar a gordura.

Para aumentos o tônus muscular, você precisa focar no desenvolvimento dos músculos. Isso quer dizer que você deve praticar exercícios de séries e repetições para definição muscular, como o CrossCia ou musculação para definição, por exemplo.

Você deve se lembrar que sua energia será menor quanto mais longo for o treino que você realizar, por isso, existem dois tipos de treino: aquele de alta intensidade em um curto período e o de baixa intensidade em longo período.

Se você quer focar em emagrecimento, por exemplo, o bom e velho treinamento cardiovascular é o mais indicado, mas a musculação é grande aliada nesse processo. A dica é apostar no treino aeróbico após a musculação. Durante o levantamento de peso, o estoque de glicogênio é esgotado, fazendo com que nos exercícios aeróbicos, onde se utiliza a gordura como energia, sendo assim mais fácil de ser queimada.

Você sempre deve se lembrar de descansar os músculos entre um treino e outro, mantendo uma rotina única substituindo musculação pelo aeróbico e vice-versa. Para emagrecer e também conseguir tonificar a musculatura, ambas as atividades são importantes.

O ideal é contratar um personal trainer para controlar de forma equilibrada a sua rotina de treinos e evitar que ocorram lesões durante o processo.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome