Se tem um assunto que anda sendo constante na mídia é como melhorar o condicionamento físico. Praticamente todos os jornais, revistas e programas de TV direcionados à saúde ressaltam os benefícios e as necessidades de se desenvolver um bom condicionamento físico.

Porém, para entender como fazer isso, é interessante saber o que é condicionamento físico e quais os seus principais benefícios para o corpo humano.

Leia o texto abaixo e confira!

Como melhorar o condicionamento físico: o que é? 

Desde 1994, o condicionamento físico é definido como o ato ou o efeito de “condicionar” o corpo, fazendo com que fique apto para a realização de atividades motoras. Segundo Barbanti, em seu livro “Dicionário de Educação Física e do Esporte”, esse atributo está associado ao desenvolvimento equilibrado de todas as capacidades relacionadas às condições físicas, como força, resistência cardiorrespiratória, muscular e também a flexibilidade.

De forma simplificada, ele é o estado contrário ao sedentarismo, alcançado através de exercícios de condicionamento físico, imersos em treinamentos específicos para alcançar essa condição.

Como melhorar o condicionamento físico: conheça os benefícios!

Se você tentar perguntar para um grupo de pessoas se ter um bom condicionamento físico é importante, com certeza a grande maioria dirá que sim. Porém, se a pergunta for quais os benefícios proporcionados pelo treino para condicionamento físico, a grande maioria não saberá explicar.

Entender os benefícios dessa condição fisiológica é muito importante para reconhecer que é fundamental para se ter uma vida saudável. Confira alguns:

1- Controle do peso corporal

Mantendo o bom condicionamento físico, é possível controlar o peso do corpo, já que a prática de exercícios físicos ajudam nesse quesito.

2- Previne doenças

Como ter um bom condicionamento físico aumenta os níveis do HDL, também conhecido como bom colesterol, e diminui os triglicerídeos, que são conhecidos por agravar doenças cardíacas, essa condição ajuda a evitar doenças e mantêm o corpo mais saudável, com os sistemas de defesa funcionando bem.

3- Provoca a melhora da coordenação motora e da flexibilidade

Quando se busca melhorar o condicionamento físico e se pratica exercícios físicos, é possível aumentar a flexibilidade dos músculos, evitando encurtamentos e melhorando a capacidade motora, o que impede lesões e facilita atividades do dia a dia.

4- Proporciona uma melhor qualidade do sono

 Nos dias de hoje, é muito difícil ter um sono de qualidade. Com a rotina corrida do trabalho, da escola ou da faculdade, é complicado deitar e dormir, já que a cabeça fica repleta de preocupações e demora para “desligar”. Porém, praticar exercícios para o condicionamento físico auxilia nesse processo, deixando o corpo relaxado e, consequentemente, proporcionando melhores noites de sono.

Como melhorar o condicionamento físico: aprenda a desenvolver essa condição!

Se você quer saber como melhorar o condicionamento físico no futebol ou em qualquer outro esporte, ou até como ter mais fôlego para andar pelo bairro, por exemplo, saiba que é necessário seguir algumas dicas, além de ter muita dedicação e foco. Confira: 

1- Procure se alimentar corretamente, optando por uma dieta adequada e balanceada, rica em fibras, proteínas e carboidratos, deixando de lado o excesso de gorduras e outras substâncias que podem ser prejudiciais à saúde.

2- Certifique-se de que seu corpo tenha um repouso apropriado, garantindo entre 6 e 8 horas de sono diariamente.

3- Manter o corpo hidratado é essencial para quem deseja melhorar o condicionamento físico, sendo necessário ingerir cerca de 3 litros de água por dia.

4- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas, já que o álcool influencia negativamente as funções metabólicas e fisiológicas, que são essenciais para as performances físicas. A ingestão de álcool interfere na absorção e utilização de carboidratos, no batimento e no rendimento cardíaco e no fluxo sanguíneo muscular.

5- Por fim, exercite-se, de preferência, com o apoio de profissional de educação física, que será responsável por direcionar o seu treino para condicionamento físico de acordo com o seu progresso. 

Quais os melhores exercícios para condicionamento físico?

Agora que você já conhece os benefícios de se ter um bom condicionamento físico e já entendeu que é necessário ter uma mudança de vida para adquirir essa condição, chegou a hora de conferir os melhores exercícios para condicionamento físico e escolher aquele que mais te agrada para começar o quanto antes!

1- Exercícios progressivos, ou seja, atividades que começam lentas e, no decorrer da prática, vão acelerando e aumentando a sua intensidade;

2- Corridas ao ar livre ou na esteira;

3- Treinos em pisos inclinados e escadarias, aumentando a dificuldade e, consequentemente, o esforço do corpo, o que também ajuda a melhorar o condicionamento físico;

4- Por fim, a prática do treino hiit, ou seja, o treinamento intervalado de alta intensidade, que foi produzido especialmente para melhorar o condicionamento físico em pessoas que já praticam esportes.

Que tal começar o quanto antes a melhorar a sua condição física? 

Tenha um experiência Cia Athletica

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome