A yoga para iniciantes vai trazer tantos benefícios quanto já promove para quem está em um estágio avançado.

Por isso, se você quer entrar numa aula de yoga para iniciantes não tenha receio, logo no início já vai sentir que tomou uma grande decisão. Conheça posturas que farão muito bem ao seu bem-estar.

Como fazer yoga para iniciantes?

Conforme os especialistas definem, essa é uma prática milenar, com origem na Índia, que promove um alinhamento do equilíbrio físico, mental e espiritual.

Os exercícios de yoga para iniciantes ou para alunos mais avançados vão promover maior flexibilidade e força, posturas conhecidas como asanas e técnicas de respiração. A reunião dessas iniciativas vão possibilitar uma prática meditativa, que resulta em grande benefícios, como:

        Construção de uma musculatura forte;

        Ampliação da consciência do momento presente;

        Ajuda na perda de peso;

        Redução da ansiedade e estresse;

        Melhoria da flexibilidade;

        Prevenção das dores na articulações;

        Melhoria da saúde dos ossos:

        Equilíbrio da pressão arterial;

        Aumento da concentração;

        Relaxamento físico e mental;

        Maior controle das emoções e muitos outros.

Cada movimento da yoga tem uma finalidade, por exemplo, as posturas trabalham áreas físicas do corpo e também tratam as emoções e não importa se você vai realizar o yoga em dupla para iniciantes ou em grupo.

Os exercícios são adequados para qualquer idade e estágio de aprendizado porque são realizados na medida do limite de cada pessoa, inclusive, a yoga para gestantes iniciantes é uma excelente prática para esse momento da mulher.

Professores da prática apontam que posições do yoga para iniciantes quando a mulher está grávida vai ajudá-la na adaptação das mudanças externas e internas que são trazidas pela maternidade, ou seja, é ótima para vida de mãe.

Porém, essa prática não é só para mulheres, há também posições de yoga para iniciantes homens. Na verdade, as posturas são as mesmas, que pode ser realizadas tanto por praticantes femininas ou masculinos.

Então se você tem medo de realizar aulas de yoga porque já viu algumas pessoas fazendo posturas incrivelmente difíceis, não se preocupe. Nenhum professor vai exigir que seu corpo seja forçado além da sua capacidade.

O yoga respeita a flexibilidade, ritmo e expressão física de cada aluno.

Yoga para iniciantes: posições essenciais

Tadasana (postura da montanha)

Numa aula de yoga integral, essa postura não pode faltar, porque considera uma base para todas as outras posições. Além disso, desenvolve estabilidade, cria sensação de enraizamento e equilíbrio, alinha a postura e acalma a mente.

Para praticá-la é preciso ficar em pé, com pés lado a lado, bem alinhados e mãos estendidas ao longo do corpo.

No primeiro momento, o interessante é levantar os dedos dos pés e depois colocá-los de volta ao chão. As coxas precisam estar bem firmes e os queixos paralelos ao chão.

A cabeça precisa estar reta e como se o topo dela estivesse tentando observar o céu.

Vrikshasana (árvore)

Entre as posições do yoga para iniciantes, essa postura tem um grau de dificuldade muito pequeno. Provavelmente, até quem nunca fez yoga já viu algum praticante fazendo essa postura ao ar livre em algum lugar.

Para realizar essa postura, é preciso levantar os braços na altura dos ombros e unir as mãos acima da cabeça.

Depois, levante a perna esquerda e encoste o pé na altura da coxa. Para quem não conseguir chegar lá, é possível colocar o pé um pouco mais abaixo.

Depois inverta a posição e faça o mesmo movimento só que com o pé direito.

Trikonasa (postura do triângulo)

Essa postura pode aliviar as dores nas costas, fortalecer a medula espinhal, melhorar a digestão, reduzir o estresse e a ansiedade.

Para fazer, é necessário ficar em pé, com os pés paralelos, vire uma das pernas em um ângulo de 90 graus, enquanto a outra vai permanecer esticada e um pouco inclinada.

Estique os braços no nível do ombro, com as palmas das mãos viradas para baixo  e os alinhe com os ombros ao expirar, gire o tronco para o lado da perna que está em 90 graus.

Levante o braço livre em direção ao teto com a palma virada para frente e incline a cabeça como se estivesse olhando na direção dela.

Adho Mukha Svanasana (postura do cachorro olhando para baixo)

Entre as poses de yoga para iniciantes essa é uma das mais conhecidas também. Essa postura vai ajudar na flexibilidade, alonga a parte superior do corpo, alivia depressões leves e o estresse, acalma a mente e energiza o corpo.

Para praticá-la é preciso colocar as palmas das mãos e solados dos pés no chão. Com as costas retas vá elevando os quadris de modo que o corpo fique parecendo um triângulo. As pernas devem continuar bem estendidas. Mantenha os braços estendidos e fique olhando em direção aos pés. Não deixe que os ombros toquem as orelhas e respire tranquilamente.

Bhujangasana (postura da cobra)

Essa postura aumenta flexibilidade, força, massageia órgãos abdominais, regula funcionamento dos rins e melhora a digestão.

Para começar, deite-se de bruços com as pernas esticadas e unidas, com os dedos dos pés apontando para trás. Respire profundamente.

Fique com as palmas das mãos posicionadas contra o chão, na altura dos ombros.  Inspire e erga a testa, o queixo e peito pressionando as palmas no chão. Os ombros deverão ficar levemente flexionados e o umbigo chão.

Virabhadrasana I (postura do guerreiro I)

A postura do guerreiro I fortalece tanto o corpo como a mente, traz níveis mais altos de energia e abre o coração.

Para começar essa postura é preciso fazer a postura do cachorro olhando para baixo, na posição de quatro apoios. Eleve os quadris, voltando o bumbum ao teto, levante os calcanhares e não deixe que eles toquem o chão.

Leve o joelho direito em direção ao nariz e coloque o pé direito entre suas mãos, apoie o calcanhar no chão, pressione os pés contra o chão e eleve os braços ao lado do rosto, bem esticados. Estenda os braços para cima, faça um movimento como se fosse sentar. Inspire e expire.

Virabhadrasana II (postura do guerreiro II)

Essa postura estimula órgãos abdominais, alivia dores nas costas, aumenta a resistência, é terapêutica para a síndrome do carpo e alivia dor ciática.

Afaste as pernas, ficando com os pés paralelos, gire os dedos dos pés direito para fora, enquanto o pé esquerdo continua paralelo. Estenda os braços na lateral.

Agora você vai flexionar os joelhos a 90 graus, sem deixar que o joelho ultrapasse a linha do seu calcanhar. O olhar fica na direção da ponta do dedo médio da mão direita.

Balasana (postura da criança)

Essa postura alonga a lombar, fortalece os quadris, relaxa os ombros, ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático, acalma, relaxa e ajuda na centralização do corpo.

Com os joelhos levemente afastados, ajoelhe-se, alongue os braços para frente com cotovelos fora do chão e deite sobre suas pernas, mantendo a sua coluna totalmente ereta. A testa fica apoiada no chão.

Marjaryasana (postura do gato)

Essa postura pode ajudar as mulheres grávidas para que o bebê fique na posição correta para o parto, alivia as cólicas do ciclo menstrual, massageia a coluna vertebral relaxando os nervos e os órgãos do abdômen, garante mais flexibilidade aos ombros coluna e pescoço.

É conhecida também como o espreguiçamento do gato. Para praticá-la, é preciso, fica na posição de quatro apoios. Expire puxando o umbigo para dentro e curvando a coluna pra fora, como os gatos fazem.

Para fazer isso, pressione o chão com os joelhos e as mãos. Respire calmamente.

Savasana (relaxamento final)

Essa é o relaxamento final. Nesse momento, é preciso deitado de costas no chão, com os braços alinhados junto ao corpo e as pernas esticadas e levemente afastadas.

Feche os olhos, o professor de yoga vai orientar que você mentalize cada parte do seu corpo, para ficar completamente relaxado. Normalmente, nesse momento uma música relaxante ajuda a manter o estado.

Conclusão

Percebeu que as poses de yoga para iniciantes não têm segredo. Que tal tentar uma atividade física diferente na sua vida?

 

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