Quem costuma praticar atividades físicas com frequência, principalmente a corrida, muito provavelmente deve ter tido a seguinte dúvida: por que é tão importante fazer exercícios para alongamento dos membros inferiores?
Leia, tenha a resposta para essa pergunta e confira os melhores exercícios de alongamento para pernas!
Qual é a importância de se fazer alongamentos?
Na realidade, o alongamento nada mais é do que uma maneira simples e segura de se exercitar o corpo em qualquer lugar. Quando realizado antes ou depois de se praticar outra atividade física, como a caminhada, futebol, basquete ou até andar de bicicleta, ele melhora a flexibilidade, possibilitando que os movimentos sejam realizados com muito mais facilidade e maestria.
Apesar de não serem muito complexos, os diferentes tipos de alongamentos para pernas também são capazes de trazerem benefícios à saúde em qualquer faixa etária. Afinal, ao se alongar com frequência, ocorre uma melhora significativa da circulação sanguínea, a ampliação da mobilidade das articulações e o fortalecimento de ligamentos e tendões, além de auxiliar no equilíbrio corporal, o que é muito importante para quem quer envelhecer com saúde, e prevenir câimbras.
Existem tipos de alongamento para membros inferiores?
Essa é outra dúvida muito comum entre pessoas que estão começando a inserir alongamentos em sua rotina. Afinal, existem tipos de alongamentos para membros inferiores diferentes? Bom, a resposta é sim, existem diversos exercícios diferentes e todos proporcionam benefícios para o corpo. No caso, os mais usuais são os alongamentos membros inferiores estáticos, onde os movimentos são realizados com o corpo em repouso, e os dinâmicos, onde é necessário fazer alguns movimentos leves e repetidos para exercitar as pernas.
Exercícios de alongamento para membros inferiores: conheça os melhores!
1- Alongamento para os músculos da coxa
Esse alongamento de pernas é feito com as costas retas e as pernas juntas, dobre uma das pernas para trás segurando no pé por 1 minuto, como mostra a imagem. Repita com a outra perna. Se for necessário, se apoie em uma parede ou em algum objeto estático.
2- Alongamento para os músculos na parte de trás da coxa
Com as pernas ligeiramente abertas, dobre o corpo para a frente, tentando tocar com as pontas dos dedos nos pés, como mostra a imagem. Mantenha a posição durante 1 minuto.
3- Alongamento para panturrilha
Estique uma perna, mantendo apenas o calcanhar no chão e tente tocar com as mãos nesse pé, como mostra a imagem. Mantenha a posição durante 1 minuto e repita com a outra perna.
4- Alongamento para a parte externa da coxa
Sente-se no chão com pernas estendidas e mantenha coluna ereta. Depois, flexione uma das pernas e cruze por cima da outra perna como mostra a imagem. faça uma ligeira pressão com uma das mãos no joelho, empurrando para o lado contrário da perna que está flexionada. Mantenha a posição entre 30 segundos a 1 minutos e depois repita com a outra perna.
5- Alongamento para a parte interna da coxa
Se mantenha-se agachado com as pernas juntas e depois estenda uma das pernas para o lado, como mostra a imagem. Mantendo as costas alinhadas, fique nessa posição entre 30 e 40 segundos. Em seguida, faça o mesmo alongamento para a outra perna.
Passe a fazer alongamentos para membros inferiores no seu dia a dia!
Viu o quão importantes podem ser os alongamentos em sua rotina?! Portanto, não deixe de praticá-los pelo menos uma vez ao dia e também antes e depois de praticar exercícios físicos!
Leia também: https://ciaathletica.com.br/blog/bem-estar/alongar-se-e-preciso-confira-7-beneficios-alongamento-diario/