A Corrida Internacional de São Silvestre, mais famosa e tradicional prova de atletismo da América do Sul, chega a sua 89ª edição em 2013. O evento faz parte das comemorações do Ano Novo brasileiro, sempre encantando quem assiste a prova pela TV. Mas emocionante mesmo é estar lá, competindo com os atletas de vários lugares do mundo. A organização do evento espera 27.500 inscritos neste ano. Se você é um deles, com certeza já está na expectativa para a chegada do grande dia. E para te ajudar na preparação, montamos um guia com algumas dicas para treinar e enfrentar os desafios da São Silvestre da melhor maneira. Confira:
Se preparando para o grande dia!
O percurso da São Silvestre não é nada fácil, por isso, ao decidir participar da prova, você deve se conscientizar de que terá que levar a sério a rotina de treinos. Além disso, deve adequar sua alimentação às necessidades de um atleta e cumprir rigorosamente as horas de repouso e recuperação. Procure a orientação de um educador físico profissional para te ajudar a elaborar o melhor treinamento de acordo com o seu condicionamento físico, e também um nutricionista para te auxiliar com uma dieta especial. É importante iniciar os treinos bem antes dos meses que antecedem a corrida, deixando o condicionamento mais intenso para novembro e dezembro. Comece com percursos de 5 a 10 km e vá gradualmente aumentando até atingir os 15 km exigidos pela São Silvestre. O ideal é que você treine regularmente em locais de subida, pois a etapa final do percurso é bem intensa. Na véspera da prova, evite comer proteínas, pois elas levam muito tempo para serem digeridas. Prefira carboidratos, como massas e batatas, e tenha uma boa noite de sono de pelo menos seis horas bem dormidas. No dia da prova, tome um café da manhã leve, que deve ser consumido uma hora antes da largada. Não coma nem beba nada que não está acostumado, pois você pode sentir uma indisposição estomacal. Durante a prova, a dica é se hidratar a cada 15 minutos com goles de água nos postos de distribuição e ingestão de carboidratos a cada 45 min.

 Percurso da São Silvestre

Largada

Em 2013, a São Silvestre repetirá a mesma fórmula do ano passado, com a prova acontecendo no período da manhã, o que ameniza um pouco o calor da época. A largada para o pelotão de elite feminino será às 8h40, e em seguida, às 9h, segue o pelotão de elite masculino, o pelotão especial e os atletas em geral. É importante chegar cedo para pegar um lugar na frente. A largada acontece na Avenida Paulista, com o tradicional congestionamento de atletas. Tome muito cuidado para não trombar nem tropeçar nos outros competidores. Mantenha a paciência e concentre-se no seu ritmo.

Avenida Pacaembu

Após cruzar o viaduto e passar ao lado da Praça do Pacaembu, os atletas entram na Av. Pacaembu, onde o percurso é de descida. É importante cadenciar bem o seu ritmo para não gastar energia desnecessária nesse começo de prova. Atenção também nas passadas para preservar joelhos e pés durante o declive. Ao fim da Pacaembu, há um estreitamento. Cuidado para não trombar com outros atletas e tangencie bem as curvas. Seguindo, uma leve subida e descida para atravessar o Viaduto Pacaembu.

Começo das subidas

A chegada ao viaduto Eng. Orlando Murgel marca o início da etapa de subidas na São Silvestre, e segue assim até o final. Cadencie seu ritmo e preserve suas energias.

Centro da cidade

Deixando a Av. Rio Branco, o percurso segue rumo ao centro da cidade, passando por ruas estreitas e muitas curvas. Fique atento com o posicionamento de outros atletas e, principalmente, com os buracos nas ruas da região para não se machucar.

Subida da Av. Brigadeiro Luis Antônio

Esta é a etapa mais dura da São Silvestre. A avenida apresenta uma subida muito forte, exigindo muito dos atletas. Outro fator de preocupação neste trecho é o sol intenso, você não encontrará sombras. Ao final da Brigadeiro, hidrate-se no posto de distribuição e prepare-se para entrar novamente na Paulista e cruzar a chegada. Parabéns, São Silvestre concluída!

 Após a prova

Ao finalizar a prova, hidrate o corpo com água e bebidas isotônicas para recuperar os sais perdidos. A alimentação inicialmente deve ser leve com frutas e sanduíches magros para não submeter o organismo a uma digestão muito pesada. Depois é só pegar sua medalha e curtir o Ano Novo com a sensação de dever cumprido. Você já participou de alguma edição da São Silvestre? Compartilhe sua experiência abaixo!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome