Home ESPORTES Acessórios para natação: como escolher seus equipamentos

Acessórios para natação: como escolher seus equipamentos

7852
0

Para praticar, alguns acessórios para natação podem ajudar muito no treinamento e desempenho.

Nadar é um exercício físico completo, que promove muitos benefícios à saúde. Para praticar, alguns acessórios para natação podem ajudar muito no treinamento e desempenho.

Nesse post, conheça os itens que são indispensáveis para essa atividade física e como escolhê-los bem.

Acessórios para natação: saiba quais são fundamentais

Para quem pensa que praticar esse exercício exige apenas roupa de natação, é bom saber que alguns acessórios podem proporcionar um rendimento muito maior nas piscinas ou em águas abertas.

Desde as primeiras braçadas, alguns equipamentos de natação podem ajudar não só no aprendizado mas também em recuperação de lesões e até no aumento da capacidade física.

Muitos desses equipamentos também são indicados como acessórios para natação infantil.

No estágio inicial, um kit de natação é essencial, isso inclui roupa para natação, óculos e touca para natação. Já outros equipamentos para natação serão necessários no início do seu aprendizado, mas depois que ganhar mais experiência poderão ser dispensados.

Vamos falar dos acessórios para aula de natação e como escolhê-los:

Maiô ou macaquinho natação

A roupa está entre os equipamentos para natação porque também podem ajudar no desempenho do atleta.

Para escolher acessórios para natação nesse quesito é preciso adquirir peças com bons tecidos, que não promovam atrito na água e sejam resistentes a produtos químicos.

A dica é que essas roupas de natação não fiquem excessivamente justas no corpo para não prejudicar os movimentos.

Óculos de natação adulto

Esses equipamentos para natação vão ajudar a dar um maior campo de visão para aumentar a segurança do nadador e também para que consiga calcular a distância entre ele e a borda da piscina.

Também vai ajudar para que os olhos do nadador não fiquem inchados e vermelhos pelo contato direto com a água que, na piscina, costuma ter cloro e, em águas abertas, outros dejetos. Na natação infantil, esse acessório também é muito importante porque cumpre a mesma função.

Os modelos têm diversas tecnologias, entre elas, as lentes antiembaçantes que  também podem ser bastante úteis para nadadores, especialmente os mais avançados, que querem mais tranquilidade para praticar o exercício.

Mas buscar a opinião de outros praticantes sobre a experiência  com os tipos de óculos e marcas pode ajudar a decidir o modelo observando a melhor qualidade, conforto, capacidade de proteger os olhos e preço. Os instrutores de natação também são ótimos conselheiros.

Além disso, se for nadar na piscina, busque um modelo de óculos com lentes claras. Já quem nada em águas abertas pode escolher um modelo espelhado e lentes mais escuras para se proteger do sol.

Já para nadadores de maratonas ou triathlon, a preferência deve ser pelas lentes polarizadas, com proteção UVA e UVB.

Toucas de natação

Muitas pessoas pensam que as toucas são para manter os cabelos secos, mas a principal função delas é proteger os cabelos dos efeitos corrosivos dos produtos químicos. Ela também protege da ação dos cabelos sobre o rosto no momento em que a pessoa está nadando, principalmente para quem tem cabelos compridos.

Esses acessórios que estão presentes até em kits natação infantil e ajudam na dinâmica do movimento.

Além disso, usar touca também vai diminuir a queda de cabelos na piscina, o que pode ser uma atitude bastante consciente em relação ao bem-estar de outros que também usarão aquele espaço para o treinamento.

Adultos podem escolher toucas de silicone ou látex, porém, para as crianças as de pano são mais confortáveis.

Caso vá nadar a céu aberto, uma dica é usar toucas de cores chamativas para ajudar a evitar acidentes com embarcações  ou até mesmo ajudar em um possível resgate.

Flutuador

Esse acessório é muito aconselhável para nadadores iniciantes porque vai isolar o movimento das pernas. Assim, o nadador vai se concentrar apenas no movimento dos braços. Um professor experiente saberá o momento ideal para utilizar esse assessório no seu treino.

Prancha

Também ideal para os iniciantes, esse acessório vai fazer com que o nadador se concentre nos movimentos da perna. Também está entre os equipamentos para natação excelentes para o treinamento do nado costas.

Pés de pato

Pés de pato ajudam os iniciantes na postura do corpo dentro da água e na técnica dos braços e pernas.

Também são excelentes para promover o alongamento do tornozelo e melhorar o condicionamento.

Agora que já sabe quais são os principais acessórios para natação profissional e de iniciantes !  Venha conhecer a natação na Cia.  Agende uma aula experimental.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome