DICAS PARA SEDENTÁRIOS QUE DESEJAM COMEÇAR A MALHAR

Se você leva um estilo de vida sedentário, fique atento!
O sedentarismo é altamente prejudicial à saúde, pois está associado à obesidade, além de aumentar os riscos de desenvolver doenças cardíacas e diabetes.
Mas não se preocupe, você ainda pode ser salvo de você mesmo! É possível deixar de lado a preguiça e adotar um estilo de vida saudável e ativo, e não é tão difícil quanto parece. Praticar exercícios é apenas um dos passos para se ter uma vida saudável.

Dicas para sedentários

Segundo Mônica Marques, Diretora Técnica da Cia Athletica, o principal objetivo a ser alcançado é o bem-estar. “Para manter a disciplina, a pessoa deve aceitar que a atividade física, uma boa alimentação e as atitudes positivas diante da vida fazem parte do dia-a-dia de uma pessoa que tem autoestima elevada e é coerente com o seu bem-estar”.
Mas para alcançar o bem estar é preciso ter paciência para que o corpo não condicionado fisicamente, e psicologicamente, se adapte aos treinos e alimentação saudável.
Nada de dietas mirabolantes e exercícios sem acompanhamentos, ou em vez de ficar em forma terá lesões espalhadas pelo corpo. Confira algumas dicas para levantar do sofá e ir correndo para a academia.

Avaliação física é importante

Realizar uma avaliação física ou um check-up geral é a primeira providência.
Especialmente para pessoas que estão paradas há bastante tempo, é preciso ver qual o nível do condicionamento físico, se há alguma lesão ou característica individual para que o profissional de Educação Física prescreva o treino mais adequado para cada perfil.
Assim, além dos benefícios estéticos, o treinamento proporcionará mais saúde e não acarretará lesões.

Treino adequado

O treino saudável para um iniciante requer adaptação, então, nada de exagerar.
Aos poucos, e no seu ritmo, vá realizando as atividades propostas. Dores que duram mais de 72 horas podem mostrar que há algo errado. Preste atenção às respostas do seu corpo aos exercícios e respeite-as.

dicas para sedentários
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Motivação


Para dar conta da nova rotina de exercícios é preciso que a mente esteja com o mesmo objetivo que o corpo.
Para estimular e combater a preguiça de dormir mais um pouco ou se jogar no sofá após o trabalho, algumas atitudes podem ajudar:

  • O Instagram possui vários perfis de pessoas que propagam um estilo de vida saudável e compartilham mensagens de incentivo. Não é difícil encontrar os principais perfis que te ajudarão a manter a motivação e uma rotina saudável de treinos.
  • Visualizar o futuro resultado e se ater às pequenas mudanças no corpo podem dar o gás que faltava. Vitórias, mesmo que esteticamente imperceptíveis, devem ser valorizadas. Ter fôlego para subir a escadaria do trabalho ou conseguir correr com seu filho no fim de semana, são algumas vitórias para comemorar!
  • Arrume um companheiro de treino. Treinar com companhia é muito mais estimulante. No dia que a preguiça estiver vencendo, seu amigo irá te convencer a comparecer à academia e vice-versa.

Estabeleça metas realistas


Suas metas devem ser realistas, não importa quais sejam.
Você pode estabelecer uma meta de perder (ou ganhar, caso esse seja seu objetivo) 0,5kg por semana, ou correr durante 10 minutos. Lembre-se de começar devagar, batendo e estabelecendo novas metas para manter a motivação.
Outra dica importante para se manter motivado é acompanhar o desenvolvimento através das avaliações físicas. Nem sempre os resultados são visíveis, mas essas avaliações identificarão que, mesmo que seu peso não tenha alterado tanto, seu percentual de gordura corporal caiu de forma significativa e suas medidas também reduziram.
Quer saber mais sobre a avaliação física? Clique aqui para ler nosso artigo “X motivos para você não esquecer de fazer sua avaliação física” e entenda mais .

Mude sua rotina alimentar

“Você é o que come” é o lema repetido incessantemente pelos profissionais de saúde. Se a dieta diária inclui gordura, açúcares, sódio e outros elementos perigosos em excesso, não se surpreenda quando problemas de saúde começarem a aparecer.
Geralmente pessoas sedentárias não se importam muito com a qualidade da alimentação, mas ao começar a prática de exercícios físicos é importante adotar uma alimentação balanceada que inclua todos os nutrientes necessários para sua nova vida saudável.
É importante “acordar” do sedentarismo para começar uma vida saudável, mas não limite sua felicidade ao que a dieta permite.
Se você adora pão, porção de carne com batata, ou qualquer outro alimento calórico, reduza ou exclua da sua alimentação durante à semana, mas reserve um dia do fim de semana para comer, em porções reduzidas, o que lhe dá prazer.
Não negue uma massa e uma taça de vinho com os amigos, mas consuma com moderação. O importante é continuar treinando regularmente e adotar uma dieta que consiga seguir.

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