Etiqueta na academia: 7 dicas!
A academia é um ambiente onde as pessoas esquecem dos problemas do trabalho e da vida, o foco principal é a busca pela saúde e prazer por meio da atividade física.
Esse ambiente descontraído e informal, onde cada um busca alcançar objetivos individuais, também é um espaço coletivo, portanto é preciso ficar atento a certas atitudes e comportamentos.
Afinal, é um local onde pessoas de várias idades, preferências e perfis frequentam. O respeito mútuo é essencial para o convívio social de tantas personalidades diferentes.
Hoje, com a ajuda da Danuzia Oliveira, consultora técnica da Cia Athletica, falaremos sobre algumas regras de etiquetas a serem seguidas, para que o seu dia-a-dia na academia seja produtivo e prazeroso sem prejudicar o espaço alheio.

Higiene sempre!

Suar durante a prática de atividades físicas é totalmente normal, o que não é nada legal é deitar sobre o suor alheio quando for utilizar um aparelho.
É comum encontrar nas academias panos e álcool a disposição para a limpeza, portanto, seja gentil e faça a higienização, antes (para sua garantia) e após finalizar sua série.
Tenha sempre em mãos uma toalhinha pessoal, para forrar onde for encostar.
Cuide também da sua higiene pessoal:

  • não se esqueça de utilizar o desodorante antes de iniciar suas atividades,
  • para aqueles que são mais chegados em um perfume, procure uma colônia bem suave e fresca, para não incomodar ninguém.

Conversa Paralela

A academia é um ótimo lugar para fazer novas amizades. Mas tenha cuidado para não atrapalhar seu colega durante as atividades.
Alguns exercícios necessitam de maior atenção e concentração, além da contagem das repetições. Portanto fique atento quando chamar alguém para conversar, respeite o intervalo entre as repetições e procure não desconcentrar o colega com conversas desnecessárias.
“Observe, também, que existem alunos na academia que gostam de social, outros não. Estes são mais reservados, portanto, cumprimente e deixe a pessoa viver,” é uma dica de ouro da Danuzia.

Use trajes adequados

É comum o uso de roupas mais justas e curtas para a prática de atividades físicas, no entanto, o bom senso nunca é demais.
O limite entre o aceitável ou não é estreito, portanto fique atento ao uso de roupas muito curtas ou decotes exagerados.
A exposição exagerada pode deixar outros alunos incomodados e até mesmo constrangidos com a situação. Isso sem falar no desrespeito aos senhores e senhoras que também treinam no local.

Respeite o espaço coletivo

O vestiário, a recepção e outros ambientes como a sauna, por exemplo, também são de uso coletivo, portanto é importante respeitar o espaço e a privacidade do colega.
Não abuse da nudez no vestiário procurando se vestir rapidamente, dessa forma você não incomoda ninguém.
Caso utilize a sauna, use sempre uma roupa de banho ou toalha, utilizar o ambiente nú, além de não ser higiênico, pode incomodar os demais.
Respeitar o espaço coletivo é também respeitar as mulheres, portanto, evitem olhar os atributos femininos.
Elas percebem e essa atitude acaba prejudicando os treinos, dos homens e das mulheres.

Mantenha o celular no modo silencioso

Aproveite o momento em que está na academia para ficar um tempo off. Curta o momento de relaxamento e concentre-se em suas atividades.
Manter o celular no silencioso ajuda você a realizar melhor seus exercícios, e também não incomoda ninguém.
Atenda as ligações somente em casos de urgência, e faça isso em um lugar afastado dos demais.

Controle os gemidos!

Os gemidos podem incomodar muito mais do que imagina, e eles podem ser controlados.
Geralmente isso acontece quando a carga está além da capacidade, portanto, vamos seguir a dica da Danuzia: “coloque a carga que você aguenta fazer, mesmo porque, essa atitude fará com que você se preserve e treine por mais tempo sem se machucar, sem causar acidentes e sem estragar os equipamentos da academia.”

Tenha organização

A academia é um ambiente coletivo, portanto evite deixar o local bagunçado. Pesos fora do lugar e objetos pessoais espalhados podem inclusive causar acidentes, fique atento.
Ninguém quer sair procurando pela academia os halteres ou uma barra, não é mesmo?
Conviver em sociedade nem sempre é fácil, mas com pequenas atitudes podemos tornar os momentos coletivos mais agradáveis e prazerosos.
 
Seguindo nossas dicas você irá aproveitar muito mais o tempo que passa na academia, além de contribuir também com o bem estar alheio.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome