Sedentarismo infantil e hiperatividade: filho, fica aí sentadinho!

Esta é mais uma das inúmeras frases ouvidas durante a vida inteira.

No Brasil, um terço da população brasileira encontra-se acima da faixa de peso ideal. Isso não ocorre apenas por razões genéticas. Ocorre também por causa dos hábitos precários da família em termos de dieta e exercício.
Sabemos que a obesidade tem caráter multifatorial e pode envolver fatores biológicos, psicológicos, socioeconômicos e comportamentais.
A obesidade começa no início da infância e tem como principal causa os fatores externos. Quando isto ocorre a probabilidade da criança se tornar um adulto obeso é 3 vezes maior do que uma criança com níveis normais de gordura corporal.
Hoje, as crianças estão sendo levadas ao NÃO MOVIMENTO, ou seja, são incentivadas a ficar “sentadinhas”. Assim não dão trabalho, é mais seguro e toma menos tempo e energia dos pais.
Sentadinha, a criança fica com toda a energia das 3 refeições acumulada. Então os pais se queixam de HIPERATIVIDADE porque a criança fala muito, se mexe muito, não pára nem para ver TV. Ela fica irritada facilmente, é agressiva, não pára nem para comer.

Sedentarismo infantil: a rotina deve ser revista!

Refazendo a rotina da maioria das crianças de hoje podemos entender um pouco do fenômeno da obesidade e hiperatividade que cresce de forma galopante:

Manhã

Acordam sem disposição, com sono e sentam para comer (café da manhã), sentam no carro, sentam na escola.
Têm 15 minutos de recreio. Não podem correr porque há o risco de se machucarem, não podem jogar bola porque não dá tempo nem de pegar a bola. Então sentam para comer  o lanche da manhã em grupo. Voltam para a sala de aula e sentam até acabar a aula.

Tarde

Saem da escola sentam no carro, sentam em casa para comer. Daí já passou metade do dia útil da criança.
Depois do almoço sentam no carro para ir aos cursos extracurriculares ou sentam para estudar e fazer o dever.  Sentam para o lanche da tarde, no tempo livre do final da tarde sentam para jogar vídeo game ou ir ao computador até a hora de seus pais chegarem.

Noite

Os pais chegam esgotados sem a menor energia, conversam rapidamente sobre seu dia e sentam para comer o jantar juntos.
Ao término do jantar todos sentam juntos em volta da TV para assistir um filme ou novelas em família e este é o momento de lazer em família.

Hora de dormir

A criança deita e não tem uma boa qualidade de sono, pois com a energia acumulada o corpo não relaxa.
A mente não para e muitos sentam novamente em frente ao computador ou voltam para a TV até pegar no sono por esgotamento mental.
A criança dorme tarde, acorda indisposta e começa um novo e sedentário dia.

Sedentarismo infantil: o que podemos fazer para mudar?

Pacto familiar – Relançamento dos hábitos familiares

Reunião familiar incluindo as crianças na construção das novas rotinas em que todos deverão fazer suas renúncias e ajudar uns aos outros.
Deverá ter dia marcado, ser um momento agradável desde a construção até o acompanhamento em que cada um vai dizer:

  • o que conseguiu modificar?
  • o que não deu certo?
  • dicas
  • ajuda para melhorar ao menos uma coisa por mês.

Lista de compras construída e negociada pela família

Nestas reuniões todos deverão saber os porquês das novas atitudes e deverão negociar pequenos prazeres para a mudança não ser radical.
No momento da lista quem faz e quem compra tem de:

  • ser honesto e seguir a risca as negociações.
  • incluir alimentos novos e saudáveis e todos deverão prová-los como se fossem desafios.
  • substituir ao máximo as frituras por assados,
  • buscar opções de pratos de peixes,
  • aves de carne branca e magra para substituir aos poucos a carne vermelha.

Lazer Ativo

As crianças e pais deverão fazer uma lista de atividades que gostam de fazer, que caibam no dia a dia (tempo e local), que possam ser feitas em qualquer horário ou nas “janelas” livres.
No caso dos adultos “sem tempo” podem ser inseridos intervalos ativos de 10 minutos ao longo do dia. No final do dia os filhos participam junto, nem que seja para fazer a reunião familiar caminhando até o final da rua.

Negociação dos eletrônicos X lazer ativo

Incentivar uma regra de uso para os eletrônico: as crianças podem ficar no computador e vídeo game o mesmo tempo que ficarem em exercício, ou seja  jogou futebol uma hora ganha uma hora de eletrônico.

Final de Semana ATIVO!!!

Fuja do shopping, restaurante, cinema e pipoca. Corra para a rua, parque, campo de pelada, quintal, qualquer lugar que possa só chutar uma bola com seu filho, ficar em pé, brincar de pega-pega, resgatar as antigas brincadeiras de rua nem que seja por 30 minutos, mas comece e verá que outras possibilidades e ideias aparecerão. Ninguém fica sem fazer nada junto, é só se juntar que as ideias aparecem, mas tem de ser em movimento.
Estas são algumas dicas  para estabelecer limites aos meus filhos que são muito ativos e saudáveis, dormem bem e vão muito bem na escola.
Até a próxima!!!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome