Colocar uma criança em uma escola de natação infantil vai proporcionar a ela benefícios que vão se estender ao longo da vida. Saiba mais no post.

Colocar uma criança em uma escola de natação infantil vai proporcionar a ela benefícios que vão se estender ao longo da vida.

Veja nesse post que, além do prazer de estar em um ambiente aquático, irresistível para qualquer criança, as brincadeiras na piscina vão proporcionar mais segurança, sociabilidade e desenvolvimento motor. Mas tem muito mais.

Escola de natação infantil: mais estímulo e saúde

Praticar aula de natação tem benefícios muito maiores do que apenas se refrescar durante dos dias para lá de quentes do verão. Na verdade, é uma atividade que as crianças devem fazer no ano inteiro, tamanho o desenvolvimento que proporciona em diversos aspectos.

Atividade física que pode ser praticada por bebês acima de 6 meses, ao brincar e sentir o estímulo sensorial da água na natação, o cérebro da criança fará milhares de interligações que terão benefício direto no desenvolvimento físico e cognitivo dela.

Nesta idade, além do aspecto lúdico, as crianças vão ganhar experiência na água e desenvoltura, tanto que poderão até mesmo se transformar em um nadador competitivo no futuro.

Confira 9 benefícios ao colocar seu filho em uma academia com natação, mas vale lembrar que para obtê-los é preciso regularidade na prática:

1)  Maior condicionamento físico e gasto energético

A natação é um excelente exercício cardiovascular, que promove uma grande perda calórica de até 600 calorias por hora.

Se praticada com regularidade, é uma excelente medida para combater a obesidade infantil, umas das grandes preocupações da sociedade moderna.

Para uma criança que já está acima do peso também é o exercício ideal porque os movimentos na água são mais fáceis e oferecem menos impacto nas articulações.

2)  Estímulo para o desenvolvimento motor

Os movimentos coordenados, realizados com dois lados do corpo, permitem à criança que está em uma escola de natação infantil ter grandes benefícios para o seu desenvolvimento motor.

A criança que está em uma aula de natação melhora a flexibilidade, o equilíbrio e até a postura.

3)  Desenvolvimento saudável dos ossos e músculos

Os movimentos proporcionados pela natação são grandes deflagradores do desenvolvimento de músculos e ossos.

Com isso, o pequeno aluno de uma escola de natação infantil ganha mais resistência e força muscular,  nos braços, pernas e tronco.

4)  Eles vão aprender a fazer mais amigos

Estar em uma escola de natação infantil vai permitir que a criança aumente muito a sua socialização porque a maioria dos locais oferecem essa atividade em grupo.

As crianças aprendem a observar, esperar a própria vez e manter contato com outros praticantes da mesma idade. Ao participar de um grupo, têm a oportunidade de aprender que brincadeiras são permitidas e as que não são, como tratar os amigos e, assim, desenvolvem responsabilidade sobre as próprias ações.

5)  Qualidade do sono

Além de gastar energia, a experiência sensorial da água proporciona grande relaxamento para as crianças, o que reduz alivia tensões e reduz o estresse.

Com isso, o sono delas tende a ser muito melhor do que antes das brincadeiras na piscina.

6)  Autoconfiança

Quando a criança é colocada desde cedo em uma escola de natação, ela ganha mais conscientização a respeito do meio ambiente aquático, assim, ficará mais relaxada nas brincadeiras nas piscinas.

Com essa familiaridade, a criança ficará mais vez mais autoconfiante e não vai desenvolver medo da água.

A cada brincadeira e movimento aprendido, aumenta também aquela sensação de realização gratificante.

7)  Aprendizado do foco em metas

A criança que está em uma escola de natação também aprende que para atingir seus objetivos precisa ter dedicação e esforço.

Quando começa a aprender os movimentos e depois os estilos, ele entende o que é meta e o que fazer para atingi-la.

8)  Noção de segurança

Em uma academia de natação, as crianças vão adquirir noções básicas de segurança nos ambientes aquáticos, como aprender a flutuar e a respirar debaixo da água.

Essas informações serão muito úteis em qualquer ambiente aquático que a criança estiver. Em caso de um acidente, ela saberá como deve se comportar até que a ajuda chegue.

Além disso,  as crianças podem desenvolver comportamentos mais seguros também fora da piscina, como não caminhar ou correr perto demais da borda ou até mesmo só entrar na água quando um adulto estiver por perto.

9)  Desenvolvimento cognitivo

O exercício é essencial para o crescimento de células cerebrais e novos neurônios, então os pequenos praticantes de natação vão acelerar o desenvolvimento cognitivo.

Praticar natação faz com que as crianças :

  • Sejam mais focadas;
  • Ganhem habilidades matemáticas e melhor desempenho em testes;
  • Aprimorem a linguagem, tanto na leitura como na habilidade oral;
  • Tenham mais flexibilidade cognitiva, com velocidade e precisão na resolução de tarefas.

Na Cia Athletica, a escola de natação infantil faz parte do Programa Kids Cia Athletica, que oferece atividades físicas específicas para as crianças como ballet para crianças, futebol, capoeira, taekwondo, circo, ginástica de solo, judô, surfe, etc. Além disso, a metodologia utilizada na escola de nataçao é a do campeão olímpico Gustavo Borges!

As modalidades infantis variam de acordo com a estrutura de cada unidade. Consulte a sua unidade para conhecer o mix de atividades!

Para conhecer mais, agende uma aula experimental para seu filho ou sua filha!

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome