Sabe-se que brincar faz parte não só do universo infantil, mas do adulto também.Quem não tem saudades ao observar crianças brincando livremente, vendo a alegria e a espontaneidade com que executam as atividades de forma prazerosa?

Os jogos e brincadeiras mudaram muito devido aos avanços tecnológicos. Antigamente não existiam muitos brinquedos de alta tecnologia e as crianças se divertiam com brincadeiras simples e saudáveis, o que evitava que se tornassem sedentárias e obesas. As brincadeiras ativas infantis desenvolvem a imaginação, a criatividade, elevam a autoestima e a aptidão física e ainda contribuem para o desenvolvimento físico, mental, emocional, cognitivo/intelectual e social, favorecendo a convivência saudável, ao contrário do que proporcionam as atividades atuais.
Ultimamente as crianças estão hipnotizadas pelas novas tecnologias, e alternativas mais ativas e saudáveis dificilmente as atraem. Dessa forma, elas possuem menos contato com outras crianças, brincam menos com os pais, passam horas e horas em frente ao computador, televisão, com jogos eletrônicos, ficam ocupadas em passar fases, vencer obstáculos, disputar corridas alucinantes, tudo sem sair do lugar, ficando, a cada dia, mais sedentárias e obesas. Essa troca de atividades saudáveis por não saudáveis, aliada à má alimentação, tem contribuído para o acúmulo de tecido adiposo nas crianças, que desde cedo já começam a apresentar diabetes, hipertensão, aterosclerose, arteriosclerose, osteoporose, hipercolesterolemia… De acordo com Luís Vaz de Camões, “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades”.
Brincar sempre foi o entretenimento favorito das crianças, desde os tempos de nossos avós. A importância, beleza e pureza dessa fase tão deliciosa infelizmente têm sido deixada para trás, e o BRINCAR ativamente é raridade hoje entre as crianças. As mudanças de cultura e as tecnologias avançadas mudaram a forma de brincar, prejudicando a saúde das crianças. Brincar não tem apenas o objetivo de divertir, mas também de fazer movimentar o corpo.
Essa atividade aumenta em três vezes o gasto calórico em relação a assistir à TV e em duas vezes em relação a jogos eletrônicos que simulam dança. Após brincadeiras ativas de 10, 20 ou 30 minutos, há queda da pressão arterial bem como melhor desempenho em testes de função cognitiva e desempenho escolar – de acordo com o grupo de pesquisa da Professora Dra. CARMEN SILVIA GRUBERT CAMPBELL, da UCB. As crianças estão perdendo o encanto pelas brincadeiras ativas! Se você foi uma criança ativa sabe que não tem nada mais divertido do que brincar com os amigos.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome