Estresse engorda? Essa é mais uma das dúvidas dos efeitos do estilo de vida moderna no organismo.
Infelizmente a resposta é que diversos fatores da vida moderna podem resultar em aumento de peso nas pessoas que vivem cheias de compromissos, atarefadas e tensas.
Saiba aqui porque isso acontece e, principalmente, como fugir desta armadilha.

Estresse engorda? Veja como estilo de vida provoca esse efeito 


É válido saber aqui que estresse ou stress é a mesma coisa, a única diferença é a maneira correta de escrever a palavra em português ou inglês.
Então, quando se busca explicações na internet, é muito comum as perguntas: stress engorda? Stress emagrece?
Essas são as dúvidas que muitas pessoas que têm o ritmo frenético da vida atual manifestam na internet, nas redes sociais, nos consultórios médicos.
São exemplos de situações que levam ao estresse:

  • problemas no trabalho, como colegas irritados, brigas com o chefe,
  • prazos apertados,
  • situações do dia a dia,
  • parentes doentes,
  • trânsito congestionado
  • espera em longas filas .

Hoje  o que as pessoas mais precisam é de tempo, mas é o que elas menos têm. E isso gera estresse.
O organismo interage e reage com tudo isso.  Vamos entender então por que o estresse engorda ou pode engordar.
Em situações de perigo, o estresse começa nas profundezas do cérebro, onde uma estrutura chamada hipotálamo dá o alerta às glândulas adrenais.  Estas respondem despejando na circulação sanguínea os hormônios epinefrina e adrenalina, para a clássica reação de luta ou fuga.
O pulso se acelera à medida que a adrenalina eleva a frequência cardíaca, mandando sangue extra para os músculos e para os órgãos. Os brônquios se dilatam e o oxigênio extra chega ao cérebro, o que ajuda a nos manter alertas.
Além disso, o cabelo e os pelos se eriçam porque a adrenalina contrai os vasos sanguíneos que abastecem a pele, impedindo assim um sangramento excessivo caso o oponente lhe fira seriamente.  Finalmente, a adrenalina mobiliza o corpo para liberar reservas de energia.

Estresse e ansiedade

Pessoas cronicamente ansiosas ou com problemas psicossomáticos possuem um padrão específico de reação ao estresse: o corpo se mobiliza para enfrentar o desafio e não consegue parar quando cessa o problema.
Passado o perigo, o corpo deveria relaxar, recuperando as energias gastas e reunindo forças para enfrentar a próxima situação, mas nem sempre isso acontece.
Então,  para dar vazão ao sentimento gerado pela ansiedade, muitas pessoas passam, inclusive, a comer mais, porque consideram que esse ato tranqüiliza a sensação de expectativa.
Então, surge mais uma questão: a ansiedade engorda? A resposta pode ser sim, quando a pessoa desenvolve a compulsão por comer em momentos em que se sente ansiosa.
Com quadro de ansiedade a pessoa pode desenvolver também a depressão. E a dúvida também é: depressão engorda?
A depressão pode levar ao aumento de peso, se desenvolver a compulsão por comida por quadros de ansiedade, e, principalmente porque ela pode ter queda de motivação e pessimismo em relação aos resultados de uma dieta ou da prática de exercícios físicos.

Hormônio do estresse: cortisol engorda?                               

Mas não é só a ingestão de mais comida que provoca o aumento de peso.
Muitos estudos científicos já revelaram que em situações de estresse o organismo libera o hormônio chamado cortisol, também conhecido como o hormônio do estresse, que torna as células menos sensíveis à leptina.
A leptina é responsável pela sensação de saciedade (no cérebro) e nesta situação a pessoa sente mais vontade de ingerir açúcar e tende a comer mais. Assim, o  estresse desencadeia um círculo vicioso que leva facilmente  ao ganho de peso.
Mas pessoas estressadas tendem a comer menos vezes por dia, isso não significa que o estresse emagrece.
O fracionamento das refeições, ou seja, comer mais vezes em menor quantidade, é importantíssimo, pois no jejum prolongado o organismo também libera cortisol. E o cortisol alto engorda.

O estresse altera diversos hormônios

O estresse pode diminuir os níveis de testosterona, o que pode resultar em uma maior perda de massa muscular e maior acúmulo de gordura. Situações de estresse prolongado também podem gerar diminuição da libido e infertilidade.
Em situações de estresse prolongado o sistema imunológico também fica desequilibrado e passa para um estado crônico de inflamação onde as células de gordura fabricam citocinas (moléculas inflamatórias) em excesso, aumentando o apetite e provocando acúmulo de gordura especialmente na região abdominal.

Como evitar o estresse?

Segundo a diretora técnica da Companhia Athletica, Mônica Marques, a melhor maneira de combater o estresse é com práticas que vão induzir ao relaxamento.
“O melhor antídoto para aliviar o estresse  e promover o bem-estar é relaxar. Quando o corpo relaxa, os genes que fazem engordar são desativados, o metabolismo é estimulado, a mobilização da gordura depositada aumenta e há maior perda de peso”, diz Mônica.
Segundo ela, adicionar ao seu programa de exercícios uma atividade que proporcione relaxamento é uma excelente estratégia para perder peso.
Para quem ainda não encontrou a sua atividade ideal, a Cia Athletica oferece algumas atividades que são notoriamente diminuem o estresse, como:

  • yoga / meditação,
  • muay thai ou boxe,
  • natação,
  • Axis (liberação miofascial com o uso de rolos)
  • Pranaballs  (exercícios respiratórios com aromaterapia).

Experimente, fuja do estresse no seu dia a dia e emagreça!

 

stress ou estresse engorda
 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome