Sabia que correr emagrece? E pode emagrecer bastante. Muitos exercícios são eficazes na perda de peso, mas esse é indiscutível. Saiba mais aqui.

Sabia que correr emagrece? E pode emagrecer bastante. Muitos exercícios são eficazes na perda de peso, mas esse é indiscutível.

Praticar corrida para emagrecer é um dos benefícios que os apaixonados por essa atividade física encontram para nunca parar de treinar.

Por que correr emagrece?

Um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley descobriu que os corredores eram mais magros e leves do que muitas mulheres e homens que faziam quantidades equivalentes de outros tipos de exercícios.

Correr na esteira emagrece? Correr na rua emagrece? Corrida parada emagrece? A resposta para todas as perguntas é sim.

Mas por que será que correr para emagrecer é tão eficaz? A principal razão é que os praticantes conseguem queimar mais calorias por minuto quando correm do que quando praticam outro tipo de atividade física.

Além disso, durante a prática da corrida, há liberação de dopaminas, que promovem não só mais bem-estar como também a redução do apetite e estimula a queima de gordura.

Além disso, esse exercício ajuda a tonificar as coxas e trabalhar resistência muscular. Para falar a verdade, a corrida emagrece a barriga e o corpo como um todo.

Mas não é só. Correr emagrece e também traz benefícios cerebrais como a melhora do aprendizado, da memória e do humor. Isso porque a atividade estimula a conexão entre os neurônios.

Além do fato que correr ajuda a emagrecer, outra grande vantagem desse treino é a liberdade que oferece. Para praticar, basta colocar um tênis leve e adequado para absorver impactos e partir para a vida. Ou seja, é uma prática muito acessível.

Além disso, especialistas gostam de dizer que as pessoas nasceram para correr, porque essa é uma atividade que faz parte dos exercícios funcionais.

Mas treino de corrida para emagrecer também vai exigir condicionamento físico, portanto, é preciso ganhar gradativamente maior capacidade cardiovascular e respiratória.

Como emagrecer correndo?

É certo que correr emagrece e define o corpo, mas emagrecer com corrida pode adicionar alguns reforços para os seus resultados se você observar essas dicas:

1 ) Preste atenção na dieta

Correr ajuda a emagrecer sim, mas isso não significa que você deve negligenciar a sua dieta. Para perder peso mais rápido, ideal é que você produza um déficit calórico.

Mesmo que sinta fome após o treino, vai precisar ingerir menos calorias do que de costume e queimar mais com os exercícios.

A dica é consumir vegetais e frutas, proteínas, grãos integrais e gorduras saudáveis. E esqueça o junk food!

Siga essas dicas também:

  • Coma porções menores;
  • Reduza carboidratos processados (açúcar, farinha, etc) e invista em proteínas magras;
  • Não negligencie a hidratação, mas nem é preciso ingerir isotônicos, apenas água mesmo é suficiente. Até porque esses outros líquidos têm calorias.

É bom lembrar que se você pratica um treino de alta intensidade, o corpo vai precisar de mais energia, portanto, o carboidrato é ideal para suprir essa necessidade.

A melhor dica para quem quer emagrecer é buscar uma ajuda especializada de nutricionista para elaboração de um cardápio apropriado.

2) Correr todos os dias emagrece?

Praticar corrida para perda de peso todos os dias pode ajudar nos resultados, isso é fato.

Os atletas que seguem uma planilha de corrida para emagrecer costumam treinar a maior quantidade de dias possível. Entretanto, isso nem sempre é indicado, pois o corpo precisa de repouso para se recuperar e fica mais predisposto a lesões quando isso não ocorre.

Quem está começando pode ir mais devagar e aumentar o ritmo de treinos progressivamente. O melhor é correr 3 vezes por semana.

3) Aposte na alta intensidade da prática

Correr é uma maneira muito eficaz de queimar calorias em um tempo curto e se o praticante investir em ritmos intensos intervalados pode ganhar ainda mais resultado no plano de corrida para emagrecer.

Se você corre todos os dias, pode praticar a alta intensidade duas vezes na semana.

4) Faça treinamentos de força

Adotar treinamentos de força (musculação) e resistência 2 ou 3 vezes na semana também vai ajudar na perda de peso com os treinos de corrida. Com o aumento da massa magra, o praticante também vai promover um desempenho melhor na corrida.

Com músculos fortalecidos, o praticante de corrida também irá evitar lesões durante os treinos.

5) Tenha uma boa noite de sono

Na sua planilha de treino de corrida para emagrecer, é importante que você também reserve boas horas de sono. Estudos mostram que quem dorme pouco é mais propenso a ter circunferências abdominais maiores.

O interessante é que correr emagrece e ajuda a dormir melhor também, o que reduz problemas de metabolismo e doenças cardiovasculares.

Além disso, é nessas horas de descanso que os músculos são construídos pelo organismo.

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