Home ESPORTES Corrida Correr emagrece: entenda por que esse exercício estimula a perda de peso

Correr emagrece: entenda por que esse exercício estimula a perda de peso

6748
0

Muitos exercícios são eficazes na perda de peso, mas você sabia que correr emagrece? E pode emagrecer bastante. Essa é uma das atividades físicas que tem um potencial indiscutível para levar ao emagrecimento.

Praticar corrida para emagrecer é um dos benefícios que os apaixonados por essa atividade física encontram para nunca parar de treinar, mas existem outros. Saiba mais neste texto.

Por que correr emagrece?

Um estudo do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley descobriu que os corredores eram mais magros e leves do que muitas mulheres e homens que faziam quantidades equivalentes de outros tipos de exercícios.

Não à toa, quem quer fazer esse tipo de prática física também tem muitas dúvidas, como: “Correr na esteira emagrece?”, “Correr na rua emagrece?” ou “Corrida parada emagrece?” A resposta para todas as perguntas é sim.

Mas por que será que correr para emagrecer é tão eficaz? A principal razão é que os praticantes conseguem queimar muitas calorias por minuto quando correm, pois a intensidade é sempre moderada ou elevada.Mesmo a corrida estacionária emagrece também!

Outros benefícios da corrida, além de emagrecer

Além disso, durante a prática da corrida, há liberação de dopaminas, que promovem não só mais bem-estar como também a redução do apetite e estimulam a queima de gordura.

Além disso, esse exercício ajuda a tonificar as coxas e trabalhar a resistência muscular. Para falar a verdade, a corrida emagrece a barriga e o corpo como um todo.

Mas não é só. Correr emagrece e também traz benefícios cerebrais como a melhora do aprendizado, da memória e do humor. Isso porque a atividade estimula a conexão entre os neurônios.

Além do fato que correr ajuda a emagrecer, outra grande vantagem desse treino é a liberdade que oferece. Então, para praticar, basta colocar um tênis leve e adequado para absorver impactos e partir para a vida. Ou seja, é uma prática muito acessível.

Os especialistas gostam de dizer que as pessoas nasceram para correr, porque essa é uma atividade que faz parte dos exercícios funcionais.

Mas o treino de corrida para emagrecer também vai exigir condicionamento físico, portanto, é preciso ganhar gradativamente maior capacidade cardiovascular e respiratória. 

Qual a melhor forma de correr na esteira para emagrecer?

A esteira é um dos equipamentos mais disputados na academia, pois é uma forma simples e eficaz de fazer exercício físico, visto que requer pouca habilidade motora e, portanto, sim, correr na esteira emagrece. 

Mas não é só ligar a esteira e correr, a atividade física começa com o alongamento e então partimos para a corrida que é feita da seguinte maneira.

  • Comece devagar, caminhando por  5 ou 10 minutos. Não comece correndo em alta intensidade. O metabolismo energético leva alguns minutos para ajustar-se às intensidades maiores de treino, por isso é importante que a intensidade seja gradualmente ajustada.
  • Aumente a velocidade gradativamente. Se você que está começando agora, tente fazer o exercício de forma moderada, intercalando momentos de caminhada para recuperar o fôlego;
  • Não segure na barra de segurança.  Mantenha a cabeça erguida e o tronco reto, sempre com o olhar direcionado para frente;
  • Antes de subir na esteira, verifique se ela está desligada. Nunca suba na esteira ligada, isso pode causar acidentes. O mesmo vale ao final do seu exercício – sempre desligue o equipamento antes de descer.

Como emagrecer correndo?

É certo que correr emagrece e define o corpo, mas emagrecer com corrida pode adicionar alguns reforços para os seus resultados se você observar essas dicas:

1 ) Preste atenção na dieta

Correr ajuda a emagrecer sim, mas isso não significa que você deve negligenciar a sua dieta. Para perder peso mais rápido, o ideal é que você produza um déficit calórico.

Mesmo que sinta fome após o treino, vai precisar ingerir menos calorias do que de costume e queimar mais com os exercícios.

A dica é consumir vegetais e frutas, proteínas, grãos integrais e gorduras saudáveis. E esqueça o junk food!

Siga essas dicas também:

  • Coma porções menores;
  • Reduza carboidratos processados (açúcar, farinha, etc) e invista em proteínas magras;
  • Não negligencie a hidratação, mas nem é preciso ingerir isotônicos, apenas água mesmo é suficiente. Até porque esses outros líquidos têm calorias.

É bom lembrar que se você pratica um treino de alta intensidade, o corpo vai precisar de mais energia, portanto, o carboidrato é ideal para suprir essa necessidade.

A melhor dica para quem quer emagrecer é buscar uma ajuda especializada de nutricionista para elaboração de um cardápio apropriado.

2) Correr todos os dias emagrece? Regularidade é importante

Praticar corrida para perder peso todos os dias pode ajudar nos resultados, isso é fato.

Os corredores que seguem uma planilha de corrida para emagrecer costumam treinar a maior quantidade de dias possível. Entretanto, isso nem sempre é indicado, pois o corpo precisa de repouso para se recuperar e fica mais predisposto a lesões quando isso não ocorre.

Quem está começando pode ir mais devagar e aumentar o ritmo de treinos progressivamente. O melhor é correr 3 vezes por semana.

3) Aposte na alta intensidade da prática

Correr é uma maneira muito eficaz de queimar calorias em um tempo curto e se o praticante investir em ritmos intensos intercalados pode ganhar ainda mais resultado no plano de corrida para emagrecer.

4) Faça treinamentos de força

Adotar treinamentos de força (musculação) e resistência 2 ou 3 vezes na semana também vai ajudar na perda de peso com os treinos de corrida. Com o aumento da massa magra, o praticante também vai promover um desempenho melhor na corrida.

Com músculos fortalecidos, o praticante de corrida também irá evitar lesões durante os treinos.

5) Tenha uma boa noite de sono

Na sua planilha de treino de corrida para emagrecer, é importante que você também reserve boas horas de sono. Estudos mostram que quem dorme pouco é mais propenso a ter circunferências abdominais maiores.

O interessante é que correr emagrece e ajuda a dormir melhor também, o que reduz problemas de metabolismo e doenças cardiovasculares.

Além disso, é nessas horas de descanso que os músculos são construídos pelo organismo.

Leia mais sobre: Como perder peso

É interessante fazer o monitoramento dos treinos

Usar aplicativo para monitorar sua corrida pode ser muito bom para controlar a quantidade de calorias queimadas, o tempo de treinamento, a distância percorrida, entre outros pontos para que você consiga disputar consigo mesmo e ir sempre melhorando.

Esses recursos contam com uma série de exercícios, precisando apenas de algumas informações suas como o seu peso e altura, por exemplo. Há vários aplicativos para corrida, alguns deles são:

  • Strava
  • Nike+ Run Club
  • Runstastic
  • RunKeeper
  • MapMyRun  

Escolha aquele que te agrade mais e não espere uma segunda-feira para iniciar seu plano de corrida para emagrecer. 

Se ficou interessado nos benefícios da corrida para emagrecer, que tal marcar uma aula experimental na Cia para praticar e ser orientado por profissionais qualificados, que irão conduzir muito melhor aos resultados desejados? 

Leia mais sobre: Aplicativo para corrida

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome