Home EMAGRECIMENTO Como perder peso: 5 dicas que vão ajudar

Como perder peso: 5 dicas que vão ajudar

4293
0

Como perder peso? Essa é a pergunta que muitas pessoas estão se fazendo cada vez mais. Embora muita gente saiba o básico dessa equação, esse objetivo pode ser mais fácil de atingir com algumas dicas importantes.

Leia nesse post para entender como perder peso com saúde e eficiência.

Como perder peso rápido?

Como emagrecer é o segredo que 9 entre 10 pessoas querem desvendar, especialmente porque estar acima do peso é muito mais do que uma questão de beleza, é um assunto de saúde.

Estar com o ponteiro muito acima da normalidade do IMC (Índice de Massa Corporal) na balança pode levar a uma série de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2, pedras na vesícula, refluxo, fadiga, etc.

Por isso, buscar uma forma de entender como emagrecer rápido é um das melhores atitudes que alguém pode buscar para continuar com saúde e qualidade de vida.

A melhor resposta para a pergunta “Como fazer para perder peso rápido?” tem uma “receita” básica: fazer exercícios e regular a alimentação.

Sucesso nos detalhes

Mas o principal chave do sucesso da perda de peso está nos detalhes: não é qualquer exercício e nem qualquer dieta. Muitas vezes, um plano de perda de peso pode incluir dietas muito restritivas que não geram motivação para continuar. Se a pessoa está sem ânimo para comer bem, pode ser que também desanime de treinar.

E não deve ser assim. Perder peso deve ser um objetivo positivo que gere prazer pois o atleta vai se ver em boa forma e com a saúde em alta em pouco tempo.

Porém, se você quer saber como perder peso em poucos dias, a principal dica é que não existem milagres, o que existe é regularidade e disciplina na prática dos exercícios e dieta balanceada. Por isso, paciência, com bastante foco e determinação conseguirá atingir os objetivos!

Siga algumas dicas que vão ajudar a entender como perder peso na academia:

1 – Faça os exercícios certos

Entre os melhores exercícios para emagrecer estão aqueles que vão aumentar a frequência cardíaca, como os aeróbicos, porém, os exercícios com levantamento de cargas prolongam a queima calórica, isso significa que musculação também é benéfica para perda de peso.

Musculação

A musculação gera alguns benefícios a mais para quem perder peso, porque favorece a queima calórica ao mesmo tempo na construção, definição e tonificação muscular de braços, pernas, abdômen, costas, etc.

Além de ganhar mais força e resistência, quem pratica musculação também ganha melhor condicionamento, que pode ser combinado a outros treinos que vão caprichar na parte aeróbica, como:

Treinamentos HIIT

HIIT quer dizer High Intensity Interval Training (Treinamento Intervalado de Alta Intensidade). É uma opção para quem quer saber como perder peso rapidamente porque potencializa a queima de gordura com exercícios de alta intensidade realizados em treinos curtos.

Segundo informações de pesquisas realizadas pela Universidade Federal de Goiás, essa queima de gordura pode ser 2,59 vezes maior do que em um treino contínuo moderado.

O que vai promover a queima calórica rápida é o excesso de consumo de oxigênio pós-exercício, que é uma reação gerada pelo organismo, na qual mesmo após o fim do treino, o metabolismo continua acelerado ao extremo.

Porém, como esse treino exige muito do organismo, é interessante buscar uma avaliação médica antes de começar.

Spinning

Essa é uma atividade baixo impacto bastante benéfica para a queima calórica e consequente perda de peso.

O Spinning também proporciona mais diversão, com treinos embalados por música, que ajudam a acelerar o metabolismo. Os treinos serão realizados em ritmos alternados com mais ou menos intensidade, envolvendo pedalar em simulações de terrenos como subidas. Em uma aula, pode ser eliminada até 600 calorias.

CrossCia

Sabia que CrossCia emagrece? Esse treino reúne treinos de força, atividades aeróbicas e anaeróbicas e o exercício intervalado de alta intensidade.

Essa combinação com exercícios funcionais vai resultar em uma grande queima de gordura durante os exercícios, inclusive para quem está com sobrepeso ou já com obesidade.

Danças

As aulas de danças de qualquer ritmo, sejam zumba, fit dance, urban mix, entre outras, também são ótimas formas para saber como perder peso porque são atividades aeróbicas bastante dinâmicas.

Nas aulas na academia, além de movimentos aeróbicos tradicionais, a dança também é uma atividade para quem quer uma maneira mais divertida de emagrecer e tonificar pernas, braços, glúteos e costas.

Natação

Quer saber como perder peso? Entre em uma aula de natação. Essa atividade aeróbica é de baixo impacto e pode queimar até 600 calorias.

Além disso, a natação, que aumenta muito a capacidade cardiorrespiratória, também vai melhorar a flexibilidade, fortalecer músculos, melhorar a força e até diminuir o estresse.

Outras práticas

Em termos de exercícios para perder peso, vale também pular corda, subir escada correndo, incluir um circuito de kettlebell nos seus treinos, etc.

2 – Déficit calórico

Para perder peso, o atleta vai precisar trabalhar o déficit calórico. O que é isso? É simples: é preciso ingerir menos calorias e gastar mais nos treinos.

Mesmo que certas modalidades aumentem o apetite, é preciso uma orientação nutricional que vai calcular a quantidade certa das porções em todas as refeições para gerar o emagrecimento.

3 – Reduza os carboidratos

Reduza os carboidratos, açúcares e amidos do cardápio porque, ao treinar, vai ajudar a queimar gordura armazenada. No entanto, não é possível cortar totalmente carboidratos porque são importantes para acúmulo de energia no organismo, que vai dar disposição nos treinos.

Para isso, invista nos carboidratos complexos, que estão no arroz integral e nas farinhas integrais, aveia, batata doce, etc.

4 – Capriche nas proteínas e gorduras saudáveis na sua dieta

Quando se pensa em o que comer numa dieta para perder peso, as proteínas vão ocupar um espaço privilegiado. As proteínas ajudam na construção dos músculos e têm o benefício extra de ajudar a reduzir a compulsão por comida.

Dietas ricas em proteínas ajudam a não sentir fome em intervalos curtos e podem reduzir a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia.

Uma dieta rica em proteína deve ter ovos, frango, carne vermelha, peixes e frutos do amor, além de outros tipos de alimentos que também tem esse macronutriente como feijão, soja, quinoa, etc.

Já as gorduras saudáveis podem ser encontradas em azeites, oleaginosas, óleo de coco e até no abacate. Porém, as gorduras saturadas devem ser evitadas ao máximo, porque vão prejudicar a perda de peso.

5 – Não dispense frutas e vegetais

Gorduras e vegetais são ricos em vitaminas, minerais e fibras, o que pode enriquecer uma dieta para quem quer saber como perder peso rápido e com saúde, porque têm menos calorias.

De preferência, consuma esses alimentos pelo menos duas vezes ao dia e prefira alimentos frescos, porque assim todos os nutrientes estão conservados.

6 – Invista mais na hidratação

Ingerir água na quantidade necessária é importante para promover mais resultados porque ajusta a manter o metabolismo em forma e também na digestão.

Além disso, beber bastante água também ajuda a evitar a retenção de líquidos no organismo, que gera inchaços no corpo.

Como beber água para perder peso? Ideal é ingerir ao menos 2,5 litros de água por dia antes, durante e depois do treino.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome