Os feriados são belas oportunidades de descanso para o corpo, mas também representam uma grande ameaça para o plano de alimentação.

Flexibilizar a dieta durante os dias de folga pode pesar não só na consciência, como também na balança. Exagerar um pouco nas datas festivas, feriados e finais de semana faz parte, mas é preciso tomar algumas precauções e medidas posteriores para amenizar os efeitos dos excessos. Quer saber como aproveitar o ferido sem sair da linha? Confira nossas dicas e não arruíne a sua dieta.

Pegue leve nas semanas que antecedem o feriado

Quando o feriado estiver se aproximando, pegue leve na alimentação e pesado na malhação. Evite comidas gordurosas, açúcares em demasia e carboidrato em excesso. Alimentos industrializados e refinados devem ser ingeridos com moderação e uma alternativa inteligente é apostar nos produtos integrais. Essas simples medidas reprogramam o organismo, o preparando para fazer boas escolhas alimentares no feriado.

Frutas e legumes: um prato cheio para a boa forma

Quando o feriado chegar é hora de aproveitar com total equilíbrio e bom senso. Parece radical, mas um dia de escolhas mal feitas à mesa pode comprometer seis dias de determinação. Não pense com isso que você deve se privar de aproveitar os dias de folga, mas é imprescindível que você saiba o que, quando e como comer. Uma ótima alternativa para comer com prazer no feriado e não sentir os prejuízos no corpo, é diminuir o consumo de alimentos com alto teor calórico em 20% e colocar no prato cerca de 20% a mais de frutas, legumes e verduras.

Não fique sem comer

Em muitos casos a alteração na rotina não faz apenas com que as pessoas comam demais, mas também contribui para que elas se esqueçam de se alimentar. Quantas vezes você nem viu o tempo passar quando estava na praia ou na piscina? E quando você visita algum parente ou amigo e não se sente à vontade para abrir a geladeira e fazer um lanchinho? Essas situações te lembram alguma coisa? Pois é, elas são mais comuns do que parecem. O fato é que ficar em jejum por muito tempo pode ser prejudicial para a manutenção do peso. Além de deixar o metabolismo preguiçoso, ficar sem se alimentar por um período prolongado faz com que você exagere na quantidade de cada refeição.

Não dê folga para a hidratação

O mais normal nos feriados, especialmente nas festas de final de ano, é que as pessoas deixem a água de lado e passem alguns dias bebendo sucos, vinhos, refrigerantes, champanhes e cervejas. Não há nenhum problema em beber com responsabilidade e moderação para celebrar o Natal e o Réveillon, mas nenhum líquido no mundo é capaz de substituir a água. Os benefícios dela para o funcionamento do organismo e para a beleza do corpo e da pele são incomparáveis!

Dicas para não sair da linha

  • Não vá para as festas de barriga vazia! Sempre coma pelo menos uma fruta e tome um belo copo de água ou de suco para acompanhar.
  • Não sirva vários itens de uma só vez. Pequenas porções, ainda que repetidas, transmitem uma mensagem mais rápida de saciedade para o cérebro.
  • Coma pausadamente e mastigue bastante. Além de facilitar a digestão, essa atitude também o fará se sentir saciado com mais facilidade.
  • Procure se concentrar nas pessoas e não na comida. Converse, dance, ajude nos detalhes da comemoração. As delícias engordativas ficarão em segundo plano, pode apostar!
  • Monte pratos bem coloridos. Uma comida atraente aos olhos é fundamental para que você sinta vontade e prazer em comer.
  • Cuidado com o consumo de álcool. As bebidas alcoólicas são muito calóricas, desaceleram o metabolismo e diminuem a capacidade de julgamento, fazendo com que você coma mais sem perceber.
  • Continue se exercitando durante o feriado. Se você estiver longe de casa ou a academia estiver fechada, faça uma caminhada curta, nade, jogue futebol. Essas atividades podem ser super prazerosas e ajudam a manter o corpo em forma.
  • Seja o anfitrião da festa ou leve um prato delicioso e saudável para a celebração. Assim você garante que haverá pelo menos uma boa opção que não te tire da dieta.
  • Cuidado com as sobras! Farofas, sobremesas, massas… Tudo isso é muito gostoso, mas comer esses alimentos por mais de uma noite seguida é um grande risco para seu plano alimentar. Providencie recipientes para que os convidados levem o que sobrar e você não caia em tentação nos dias seguintes.

E se mesmo assim você não resistir?

Não se desespere se você acabar passando da conta no feriado. Assim que a rotina voltar ao normal, corra atrás do prejuízo. Se ao invés de manter o peso, você tiver adquiro alguns quilos, invista em uma dieta Detox, com muitas frutas, legumes, verduras, grelhados e água. Não é preciso radicalizar e o ideal é fazer a dieta por dois ou três dias. Depois é só continuar com hábitos alimentares saudáveis. Na academia, converse com o professor que te acompanha e retome a rotina de exercícios seguindo sua orientação. No mais, é vida que segue! Quanto mais você investir numa alimentação adequada e treinos regulares, menos dificuldade você terá para resistir às tentações dos próximos feriados.

Deseja comer melhor para viver bem?

3 Comentários

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome