Treinamento de eletroestimulação muscular: quais são os resultados esperados?
Para responder a esta pergunta, a Cia Athletica selecionou dois estudos científicos, um realizado na University of Bayreuth, outro realizado na German Sport University, ambos na Alemanha. Conheça mais sobre os estudos e seus resultados.

Treinamento de eletroestimulação muscular: quais são os resultados esperados?

Em um estudo realizado na University of Bayreuth com 102 mulheres e 32 homens, com idade média de 42,5 anos  os seguintes resultados foram identificados após  12 sessões de treinamento (2 vezes por semana):

Aumento da força

Os ganhos de força obtidos são semelhantes aos obtidos com o treinamento de força convencional e, em alguns casos, eles são acima dos resultados do treinamento convencional com o grande benefício de ter quase zero risco de lesão. A força máxima aumentou 12,2% e a resistência de força aumentou em 69,3%. As mulheres beneficiaram-se mais do que os homens (13,6% vs 7,3%).

Redução da dor crônica

82,3% dos indivíduos relataram menos dor nas costas após o estudo .
29,9%  dos indivíduos relatou estar livre de dor ao término.
A percentagem de indivíduos com dor crônica foi reduzida de 40,3% antes do treino para 9,3% depois.

Tratamento da incontinência urinária

75,8% relataram uma melhora na incontinência e 33,3% estavam livres de incontinência após treino. O número de casos de transtornos diminuiu significativamente (cerca de 50%).

Perda de gordura corporal

Indivíduos mais jovens perderam mais peso do que os mais velhos; não houve mudanças de gênero ou relacionados com o peso.
Os sujeitos apresentaram apenas alterações leves no peso corporal e IMC. A gordura corporal diminuiu em 1,4% no grupo de treinamento.

Redução de medidas

As circunferências corporais de indivíduos do sexo feminino diminuiu significativamente no peito (-0,7 cm), coxa (- 0,4 cm), cintura (-1,4 cm) e do quadril (-1,1 cm).
Indivíduos do sexo masculino apresentaram reduções significativas na cintura (-1,1 cm), com um ganho na parte superior do braço (1,5 centímetros), tórax (1,2 centímetros) e coxa (+0,3 cm) no mesmo tempo.
O grupo controle não apresentou reduções e ganhou na cintura e quadril.
A percepção do corpo em geral foi melhorada.
Fonte: Eletroestimulação como treinamento de corpo inteiro – Um estudo multicêntrico para a capacidade de treinamento de todo o corpo na academia. (VATTER, J., University of Bayreuth, 2003; Publication AVM-Verlag Munich 2010).

A eletroestimulação muscular pode ser comparada ao treinamento tradicional em termos de ganho de força ?

A  German Sport University , em Cologne, fez um estudo científico comparar os métodos de treinamento de força tradicionais com a EMS de corpo inteiro (WB-EMS) em relação aos seus efeitos sobre a força e a velocidade.
80 estudantes de ciência do esporte foram divididos em oito diferentes grupos de treinamento: hipertrofia, força máxima, força velocidade e força de resistência, WB-EMS, de vibração, WB-EMS mais hipertrofia (misturado) e vibração mais hipertrofia (misto). Eles realizaram duas sessões de treino por semana, durante 4 semanas.
Todos os métodos de treinamento aumentaram significativamente a força máxima. O maior aumento na força máxima foi alcançado pelo grupo hipertrofia (16%), seguido pelo grupo EMS (+ 9-10%).
A aplicação de EMS em todo o corpo, aliada aos exercícios dinâmicos, é uma combinação promissora para aumentar a força e velocidade de treinamento.
Apenas os grupos EMS apresentaram resultados significativos no quesito velocidade. O treinamento EMS aumentou relevantemente a potência máxima no esporte devido a um aumento de velocidade de movimento.
Em comparação a vários métodos de treinamento, a EMS para o corpo todo é um altamente eficaz para aumentar a força e velocidade.
Fonte:Efeitos do treinamento de curto e longo prazo da estimulação mecânica e elétrica sobre os parâmetros de diagnóstico de resistência. (SPEICHER, U. / NOWAK, S. / SCHMITHÜSEN J. / KLEINÖDER, H. / MESTER, J., German Sport University Cologne 2008; published in Medical Sports Network 04/2007).

Treinamento de eletroestimulação muscular na Cia Athletica MorumbiShopping.
Treinamento de eletroestimulação muscular na Cia Athletica MorumbiShopping.

O treinamento de eletroestimulação muscular já é oferecido na Cia Athletica da unidade MorumbiShopping em parceria com a XBody e em breve será disponibilizado em várias outras unidades!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome