TREINAR MENOS TRAZ MAIS RESULTADOS?

Quanto mais tempo você passar na academia, melhores resultados você alcançará na hipertrofia, certo? Nada disso!

Já está comprovado cientificamente que se a intenção for aumentar e definir os músculos, o método ideal é moderar nos treinos. Nesse caso, menos é mais!
Atualmente tem acontecido um movimento interessante nas academias e uma nova forma de treinar está sendo instituída nas salas de musculação.
Segundo Luis Fernando Coimbra, “o treino tradicional, com alta sobrecarga e duração prolongada, está cedendo lugar a um novo modelo de musculação. O tempo é reduzido, para alcançar mais ganhos”.
Quer entender melhor como isso funciona?

Menos treino, mais resultados. Será possível?

Apesar da comprovação científica, essa afirmação está cercada de polêmicas e dúvidas. Tanto entre os profissionais, quanto entre quem pratica musculação.
O fato é que essa é uma realidade da qual não se pode fugir: treinos curtos podem gerar mais resultados. A janela fisiológica de 45 a 60 minutos é suficiente para que o corpo conquiste bons ganhos e responda bem às atividades propostas.
É importante respeitar os limites físicos e permanecer dentro dessa janela, pois os resultados podem ser surpreendentes!

Porque o corpo reage melhor aos treinos menores?

A partir dos 45 minutos de treino, acontece o pico de somatotrofina (hormônio do crescimento). Se o treino passa de 1 hora, os níveis hormonais caem e o corpo entra em um intenso processo de fadiga. Você produz cortisol e gera catabolismo.
O catabolismo é uma condição indesejável para quem quer ganhar massa muscular, já que ocasiona o desgaste excessivo da musculatura.
Um princípio básico da hipertrofia é considerar que a musculação pode ser muito estressante para o corpo quando a carga de treino é inadequada.
A estruturação de uma rotina de exercícios equilibrada e o estabelecimento de períodos de descanso, são fatores determinantes para o progresso.

Treinar menos traz mais resultados?
Treinar menos traz mais resultados?

Muita força + tempo prolongado = poucos resultados

Essa conta nunca vai fechar para quem pratica exercícios físicos, mas infelizmente muitos atletas precisam lidar com ela ao se depararem com os resultados de meses e meses de treinos puxados.
Não dá para negar que boa parte das pessoas começa a treinar buscando resultados rápidos. No afã de conquistar um corpo definido, atletas se dedicam diariamente, intensamente e prolongadamente, sem avaliar os riscos que isso pode trazer para a saúde.
Além disso, muitos desconhecem que esse método pode ser ineficaz para a hipertrofia, já que muito esforço e energia são gastos na obtenção de resultados desproporcionais (pouco ou nenhum ganho).

Treinos curtos são poderosos aliados da motivação

De acordo com Luís Fernando Coimbra, quando não atingem o objetivo no tempo esperado, as pessoas tendem a se frustrar e estagnar diante da primeira dificuldade, encontrando assim o pretexto ideal para não continuar a rotina de exercícios.
Não raro é ver pessoas abandonando os treinos e, citando a falta de resultados como principal motivo para a evasão. Os treinos curtos surgem nesse contexto como motivadores, pois oferecem um estímulo claro: treinar menos funciona mais!
Atraídos por essa proposta, pessoas que haviam desistido dos exercícios, estão retornando para as salas de musculação com mais foco e determinação para atingir suas metas.

Como potencializar os resultados, sem exagerar no treino?

Luís Fernando indica treinos de duas a três vezes por semana para os iniciantes, sendo que o tempo de duração deve variar entre 45 e 60 minutos.
Os intervalos semanais permitem que o corpo descanse. O atleta pode realizar atividades complementares para turbinar os resultados.
Os  alunos intermediários e avançados estão aptos a treinar de quatro a seis vezes por semana. Sempre com um menor volume de exercícios e maior intensidade na execução.
Essa estratégia é super recomendada para quem busca conquistar ótimos resultados, com prazos realistas e factíveis.
E aí, como seus treinos estão estruturados? Tem treinado mais de uma hora por dia e os resultados não têm sido tão bons?
Tome cuidado! Você pode estar treinando além da conta! Procure o seu orientador físico e reprograme a sua rotina de exercícios.
Bons treinos!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome