Home DEFINIÇÃO MUSCULAR Quantas séries e repetições devo fazer?

Quantas séries e repetições devo fazer?

47269
0

Quantas séries e repetições devo fazer?
Acredito que todo mundo já se fez esta pergunta e mais: já questionou seu professor a respeito disso!

Filosofias de boteco

Até mesmo em uma mesa de bar você já deve ter ouvido as pessoas afirmando categoricamente: para emagrecer faça mais de 15 repetições, para ficar forte no máximo 6 porque senão você vai só enrijecer!
Mas será que isto tem fundamento?
E se você fizer as 18 repetições que foram prescritas bem rápido,  para acabar logo o sofrimento? Fazendo mais rápido você vai acelerar mais o seu organismo , assim vai perder mais gordura?
Lamentamos desapontá-lo se você tinha tamanha convicção nestas teorias!  Vamos ajudá-lo a entender o que de fato acontece.

O que é mais apropriado para você atingir seus objetivos?

Para que servem as repetições e tantos outros importantes dados que seu professor leva em consideração na hora de montar o treino?
Vários detalhes poderão levar você a ter o melhor desempenho possível e atingir o resultado pretendido de forma personalizada, segura e eficaz.
Ao listar quantas séries e repetições são ideais para que você atinja seu objetivo, o professor antes levou em conta aspectos como:

  • volume e intensidade
  • sobrecarga progressiva a que você será exposto,
  • tipo de ação muscular que você irá praticar (se será excêntrica, concêntrica, isométrica…),
  • os períodos de descanso que você terá entre a execução de uma série e outra e entre os treinos que ele prescreveu,
  • se você irá treinar todos os músculos todos os dias,
  • se os músculos serão divididos em diferentes dias da semana e com que frequência serão treinados.

Cada detalhe de cada exercício foi pensado de modo que você tenha a confiança necessária e que todas as variáveis foram pensadas e asseguradas para o seu sucesso.

Séries e repetições

Segundo um conceituado autor que há anos estuda os treinamentos com peso, “repetição é um movimento completo de um exercício.
Normalmente consiste em duas fases: a ação concêntrica do músculo, ou levantamento da carga, e a ação excêntrica do músculo, ou retorno da carga à posição inicial”.
Séries seriam “um grupo de repetições desenvolvidas de forma contínua, sem interrupções. Uma série possa ser completada com qualquer número de repetições.

A importância da velocidade de execução

Se eu realizar 10 repetições bem rápido terei o mesmo efeito que executando em uma velocidade intermediária?
A resposta é não, uma vez que a velocidade de execução é o principal fator com o qual nós devemos nos preocupar quando executamos séries com um determinado número de repetições.
As repetições nada mais são do que uma medida de tempo para que o seu músculo seja exigido. Elas geram uma força de ação capaz de fazer com que o músculo se desenvolva.
Tão importante quanto saber quantas séries e repetições você fará, é  seguir rigorosamente a velocidade que o seu professor solicita.  Ela lhe dará o real direcionamento da forma correta de execução pretendida para um determinado exercício.
Seu professor irá lhe indicar um ritmo de execução que desafiará  seu músculo no melhor desempenho em um dado movimento, em função de sua capacidade.
As exigências são diferentes para os diversos tipos de objetivo.
Há treinos como os de potência em que você precisará de grandes velocidades para executar. Já nos treinos de força pura,você simplesmente não conseguirá executar as repetições com uma velocidade alta.

Séries e repetições devem ser cumpridas na velocidade proposta.
Séries e repetições devem ser cumpridas na velocidade proposta.


Então, é importante compreender que de nada adiantará realizar um número “X” de repetições para um determinado objetivo se a velocidade proposta não for respeitada.
Lembre-se disso e tenha a certeza de que seguir o planejado por seu professor lhe trará os melhores resultados.
Bom treino !

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome