Hoje em dia é muito comum alguém dizendo que vai para o crossfit, uma modalidade que promete muitos benefícios para a saúde. Saiba mais aqui.

Hoje em dia é muito comum alguém dizendo que vai para uma aula de crossfit, uma modalidade que se tornou uma verdadeira febre no mundo inteiro e promete muitos benefícios para a saúde.

Nesse post, vamos saber o que uma aula de crossfit pode fazer por você.

O que é crossfit?

O crossfit pode ser definido como um programa intervalado de alta intensidade.

Os exercícios costumam ser bastante desafiadores, mas são baseados nos movimentos funcionais que usamos no nosso dia a dia, como agachar, correr, pular, empurrar, girar, etc.

Apesar disso, os treinamentos são sempre diferentes e trabalham uma área diferente do corpo, além de serem bastante eficazes para dar ênfase aos elementos de distância, velocidade e carga, para ajudar os atletas a desenvolverem altos níveis de energia.

A modalidade vai reunir exercícios como ciclismo, corrida, remo, agachamentos, levantamento de pesos e ginástica e até ginástica olímpica.

Numa academia de crossfit, os atletas vão encontrar diversos equipamentos que vão ajudar nos exercícios, como corda crossfit, pneus, bolas e elásticos.

As aulas de crossfit costumam durar uma média de 1 hora, com três partes: aquecimento, alongamento e WOD (Workout of the day).

Para que serve o crossfit?

O objetivo é desenvolver habilidades físicas gerais, como: resistência, flexibilidade, força, resistência cardiovascular/respiratória, potência, agilidade, velocidade, precisão, equilíbrio, coordenação e precisão.

O crossfit vai proporcionar fortalecimento e condicionamento do core, que são os músculos da pelve, quadril, abdominal e lombar, que são responsáveis por boa parte da sustentação e estabilização dos movimentos humanos.

Outro ponto importante é que o crossfit pode ser realizado por pessoas de qualquer condicionamento porque cada praticante vai ditar o seu próprio ritmo, ou seja, ao invés de um treino para idosos iniciantes e outro para atletas avançados e mais jovens, há um treino por dia que é completamente adaptável para quem estiver praticando.

À medida que o praticante vai ficando mais forte e dominando os exercícios de crossfit, é possível aumentar as repetições e as cargas.

A modalidade pode ser especificamente benéfica para quem nunca treinou com pesos, pessoas que gostam de treinar em grupos e adoram se exercitar.

Crossfit: benefícios de uma aula

O crossfit é considerado um estilo de vida caracterizado por exercícios seguros e nutrição saudável. Trabalha o corpo como um todo e pode ser uma maneira de ter mais condicionamento físico, saúde e até emagrecer.

Os benefícios do crossfit são inúmeros:

Promove mais saúde para o coração

Embora o treino de crossfit não seja igual ao treino cardio tradicional, as pessoas que praticam essa atividade semanalmente revelaram melhorias na saúde do coração, especialmente praticantes obesos ou com sobrepeso.

Por isso, quem pratica crossfit tende a reduzir a obesidade e o colesterol alto.

Crossfit emagrece

Crossfit é um dos melhores exercícios para emagrecer porque esse treino promove redução do percentual de gordura.

Além disso, ao praticar essa  atividade física, a queima calórica vai continuar após os treinos,  o que vai possibilitar a aceleração do metabolismo. Consequentemente, haverá perda de peso para quem também adotar uma alimentação balanceada.

Conscientização sobre alimentação saudável

Quem pratica crossfit  não é aconselhado a ingerir quantidade excessivas de  carboidratos. A dieta aceita pelo criador da modalidade, Greg Glassman, é baseada em proteínas, legumes, nozes e sementes.

Aumento da massa magra

Com a combinação de uma alimentação saudável e exercícios o praticante irá desenvolver os músculos, ganhando massa magra.

Tonifica e fortalece os músculos

As práticas incorporam treinamento de resistência, levantamentos de peso e peso olímpico, que vão proporcionar mais condicionamento físico e aumentar a velocidade, coordenação, equilíbrio, agilidade, precisão e resistência respiratória e cardiovascular dos praticantes.

Reduz risco de lesões

Os exercícios funcionais são a base do treino crossfit ajudam o corpo a garantir mais força, agilidade, flexibilidade resistência e segurança, que vão proteger as articulações e promover músculos mais fortes.

Mas é sempre bom lembrar que ao incluir mais cargas no treino, o risco de lesão pode aumentar, por isso, seja prudente com o seu limite.

Possibilita competir

Para quem gosta de competição, entrar em uma academia crossfit vai possibilitar que o seu desempenho WOD seja constantemente apresentado. Para quem é muito competitivo, pode ser um estímulo para manter-se entusiasmado e motivado.

Além disso, também há competições externas que estimulam o praticante a melhorar desempenho a cada treino.

Use vestimentas adequadas!

Não esqueça que para praticar a modalidade é importante estar bem equipado para o treino também. Por isso, é aconselhável usar um tênis para crossfit, roupas confortáveis e munhequeira crossfit. Um bom tênis Crossfit precisa ter excelente absorção de impactos e muita resistência para suportar os pesos que são levantados pelos praticantes, além do dinamismo das atividades.

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