Os músculos são estabilizadores dos ossos e das articulações.

Contamos com eles para nos mantermos equilibrados e realizarmos nossas atividades diárias com um menor gasto energético possível. Entretanto, como havia dito no texto anterior, grande parte das lesões ortopédicas é causada pela desarmonia muscular. Uns músculos tendem a puxar para um lado e outros tendem a permitir, causando alterações nos movimentos articulares durante as atividades do dia a dia. Diante disso, surgem as indesejáveis dores. No nosso último encontro, terminei perguntando: “Então um problema no joelho pode repercutir em uma dor lombar?” A minha resposta pra você é: infelizmente sim! Vamos observando de baixo para cima.
O joelho articula-se com o fêmur, que articula- se com a pelve, que se liga também ao sacro e à coluna lombar. Assim como uma roldana, que para deslizar um cabo precisa estar exatamente alinhada, ele também tem o ângulo adequado para funcionar. Logo, tudo está interligado. Se este ângulo estiver alterado, a articulação estará suscetível a lesões. Existem músculos que atuam em conjunto na pelve e no fêmur. A desarmonia entre eles pode alterar o posicionamento destes segmentos, fazendo com que a pelve seja obrigada a acompanhar, carregando consigo o sacro e a coluna lombar. Vou dar um exemplo prático: se determinados músculos que atuam na pelve estiverem fracos, outros músculos vizinhos serão obrigados a atuar no lugar deles.
Mas se estes músculos também agirem no fêmur, o direcionarão do jeito que quiserem, podendo alterar o posicionamento de toda a estrutura tanto para cima quanto para baixo. A avaliação fisioterápica irá identificar estas alterações. Com base nela, o professor formulará o seu programa de atividades individualmente, prevenindo as temidas lesões. A sua saúde é muito importante para nós! Por isso os nossos profissionais estão prontos para atendê-lo. Vem pra Cia! A gente cuida de você!

Fonte imagem: boaforma.uol.com.br

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome