Os benefícios do crossfit são inúmeros e vêm atingindo cada vez mais adeptos desse treino. Os praticantes já formam uma verdadeira comunidade mundial

Os benefícios do crossfit são inúmeros e vêm atingindo cada vez mais adeptos desse treino. Os praticantes já formam uma verdadeira comunidade mundial! Hoje existem mais de 15 mil boxes em todo o mundo.

Além das vantagens inquestionáveis de adotar uma prática física saudável, o Crossfit traz outros benefícios para corpo e para o bem-estar.

Quais os benefícios do crossfit?

O crossfit é um treino intervalado de alta intensidade que utiliza exercícios funcionais. Muito indicado para condicionamento físico, performance e perda de peso, tem um pacote de vantagens para o organismo.

O treino do crossfit é muito desafiador: tem exercícios aeróbicos, com pesos livres, flexões e agachamentos, uso de cordas, arremessos, escaladas  e outros movimentos.  Esta atividade é muito dinâmica, inclui vários exercícios para emagrecer, criar resistência, força e melhorar várias capacidades físicas.

O treino é realizado em circuito, por volta de 1 hora, e orientado por um instrutor, que vai oferecer orientação e incentivo para o ritmo certo. O importante é saber que os treinos são adaptáveis para qualquer nível de condicionamento físico.

O treino do dia (WOD) é sempre novo, mas sempre com a finalidade de somar mobilidade, força, resistência e agilidade. Além disso, quem pratica crossfit também é incentivado a adotar hábitos alimentares mais saudáveis.

Logo percebe-se que para quem pensa em conhecer qual o benefício do Crossfit, vai entender que não existe apenas uma vantagem, são várias, que proporcionarão um desempenho diferenciado ao corpo.

Veja quais os benefícios do crossfit:

1 – É ótimo para o coração

Os exercícios do crossfit não são os tradicionais do treino cardio, porém, existem algumas práticas de poucos minutos que vão permitir um condicionamento cardiovascular eficiente.

Estudos demonstraram que os exercícios do crossfit são eficazes devido às demandas mais elevadas nos sistemas de energia aeróbica e anaeróbica.

2 – O praticante fica mais forte

O treinamento de força está entre um dos pilares do crossfit. Para isso, entram os pesos livres e as técnicas de levantamento de peso.

Podemos dizer também que esse programa está intimamente ligado à tonificação e fortalecimento dos músculos.

3 – Melhora  a mobilidade muscular

A mobilidade é a capacidade de mover um grupo muscular ou músculo por meio de uma amplitude de movimento sem dor ou compensação. A falta de mobilidade cria desequilíbrios que resultam em movimentos com músculos errados e maior risco de lesões.

Os exercícios do crossfit vão conceder mais mobilidade no encaixe articular com controle e força. É como ganhar de volta a facilidade da mobilidade muscular da época de criança.

4 – Melhora a flexibilidade

Como o crossfit incorpora os mesmos movimentos funcionais que as pessoas usam no dia a dia, a modalidade vai ajudar na realização das tarefas necessárias ao cotidiano de cada um.

5 – Quem pratica crossfit fica com o tronco mais forte

O crossfit também fortalece o núcleo do corpo,  composto pelos músculos abdominais (mas que também envolvem o músculos das costas, do assoalho pélvico e diafragma, responsável pela respiração).

Esses músculos desempenham papel importante, sustentando e envolvendo a pélvis e a coluna, além de conectar a parte superior do corpo com a inferior.

6 – O praticante se torna um corredor melhor

O crossfit melhora a força e o condicionamento cardiovascular, então quem pratica a atividade pode se tornar um corredor melhor, com mais resistência e velocidade.

Os exercícios vão envolver todo o corpo, garantindo que a força muscular do centro do corpo seja transferida para os braços e pernas. Dessa forma, os corredores ficam mais preparados para os movimentos da corrida quando treinam crossfit.

7 – Incentiva a alimentação saudável

O crossfit tem um aconselhamento alimentar que deve ser seguido pelos seus praticantes. A orientação é uma dieta balanceada, com percentuais adequados de proteínas magras, carboidratos e gorduras saudáveis, com limitação de açúcares. Os atletas de crossfit também são aconselhados a consumir alimentos naturais e não processados, como sementes.

Para se manter na linha, há toda uma comunidade de crossfitters, que promove seminários, eventos e compartilhamento de receitas.

8 – Promove grande perda calórica no treino

Em função da elevada intensidade dos exercícios do WOD, o crossfit permite uma grande queima calórica durante os treinos, principalmente porque usa exercícios compostos que trabalham todos os músculos do corpo.

9 – Queima calórica continua após treino diário

Os exercícios de alta intensidade do crossfit vão garantir um maior gasto calórico mesmo após o término do treino diário. Isso pode ocorrer pelas 12 a 24 horas seguintes.

Quanto mais intensos são os exercícios, mais tempo e energia são necessários para a recuperação pós treino. Neste período ocorre a reconstrução de músculos, o que garante um metabolismo mais rápido.

10 – Há grandes chances de perder peso

Embora não seja o objetivo principal do treino, a perda de peso pode ocorrer, ativada pela grande queima calórica associada a uma dieta balanceada.

A perda de peso pode ser rapidamente percebida, assim como o ganho da massa muscular magra e a aceleração do metabolismo.

11 – É uma prática física segura

Quando os treinos são adaptados ao condicionamento de cada praticante, o crossfit pode ser considerado uma prática segura, com baixa incidência de lesões.

Com a orientação correta, os praticantes vão aprender a realizar os movimentos de forma correta e isso também evita lesões.

12 – Cria resistência mental

Esse desafio mental proporcionado pelo crossfit, que é realizar um treino diferente a cada dia, vai dar mais estímulo cerebral ao praticante.

Essa mudança constante gera mais dinamismo e ainda mais desafios para se superar o recorde do dia anterior.

O método possibilita que o praticante esteja sempre se avaliando e superando barreiras.

13 – Melhora a qualidade do sono

Entre os hábitos saudáveis estimulados pelo crossfit está uma boa noite de sono.

Além disso, a prática física de alta intensidade também vai estimular que os praticantes durmam melhor.

Conclusão

Então, se você está buscando uma prática fitness que melhore a sua aptidão de forma geral, os benefícios do crossfit para o corpo pode ser a resposta para suas dúvidas. Experimente!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome