De acordo com estimativas divulgadas pelo Ministério da Saúde, o número de idosos vem crescendo significativamente nos últimos anos e, em 2025, o Brasil será o 6º país com o maior número de pessoas na terceira idade em todo o mundo.  Isso, apesar de muitos indivíduos pensarem que não, é uma coisa boa, afinal, significa que a qualidade de vida para os idosos está melhorando, tendo o aumento na prática de atividades físicas, como o treinamento funcional para idosos, como fator significante para isso.

Leia o texto abaixo e entenda os benefícios do treino funcional para idosos!

Antes de tudo, no que consiste o treinamento funcional para idosos?

O treinamento funcional nada mais é do que um “mix” de exercícios físicos para idosos, envolvendo movimentos básicos e que ajudam a trabalhar alguns aspectos muito importantes para diminuir as dificuldades das pessoas em idades mais avançadas durante o seu dia a dia, como a flexibilidade, o equilíbrio, a força muscular e a resistência física.

Algo que incomoda muitas pessoas quando o assunto é treinamento funcional é o fato dos exercícios funcionais serem conhecidos pela sua alta intensidade e dificuldade, produzindo uma “falsa sensação” de que a modalidade não poderia ser realizada por idosos. Porém, é importante que todos os exercícios do treinamento funcional idosos sejam adaptados para trabalhar de acordo com as suas limitações físicas e com as recomendações médicas, não produzindo nenhum efeito prejudicial nesses indivíduos.

Por que é importante os idosos procurarem por treinamento funcional?

Não é novidade para ninguém que, ao longo da vida, o corpo vai sofrendo uma série de mudanças nos sistemas imunológico, muscular, esquelético e sensorial. E também é muito comum que essas mudanças causem alterações no equilíbrio, além das limitações físicas e outras fragilidades, que podem acabar sendo um risco para a vida dos idosos, aumentando a chance de acidentes e diminuindo a sua autonomia.

Esse processo é extremamente natural. Porém, existem vários estudos realizados por profissionais da saúde do mundo inteiro que indicam que é possível recuperar parte dessas limitações do corpo através da prática de exercícios para idosos que trabalham a força muscular e a resistência cardiovascular, como é o caso dos exercícios funcionais para idosos. Além disso, o sedentarismo é um fator que acelera ainda mais o processo de limitação das funções do corpo.

Portanto, entenda que o treinamento funcional para terceira idade é um excelente aliado para essa faixa etária.

Mas, quais são, de fato, os benefícios do treinamento funcional para idosos?

O treinamento funcional, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é uma modalidade completa para quem quer tirar o máximo de proveito das atividades físicas, já que proporcionam inúmeros benefícios para quem os pratica, não se limitando à idade do indivíduo.

Porém, no caso dos idosos, esses exercícios, como dito anteriormente, por trabalharem com movimentos básicos e em partes importantes do corpo, ajudam a melhorar algumas habilidades nesses indivíduos. Confira:

1- Melhora da flexibilidade

Todas as pessoas precisam de flexibilidade em seu corpo para viver tranquilamente, porém, ao envelhecer, a grande maioria acaba perdendo essa habilidade e, devido a isso, aumentando o risco de sofrer com doenças, como a artrite, e acidentes.

Pensando nisso, um dos benefícios do treinamento funcional para idosos é o fato de que os seus exercícios ajudam a recuperar um pouco dessa habilidade e evitar problemas desenvolvidos por ela.

2- Melhora do equilíbrio

O treinamento funcional para idosos também é muito importante para melhorar o equilíbrio perdido nessa faixa etária, diminuindo o risco de acidentes e proporcionando maior autonomia para o indivíduo.

3- Cria resistência física

A falta de resistência física já é algo que afeta muitos jovens sedentários, mas em idosos, as suas consequências são ainda maiores, já que fica muito mais fácil que algum osso se quebre ou que algo grave aconteça em casos de acidentes.

Assim, a prática dos exercícios do treino funcional para idosos é muito importante, já que promove uma melhora considerável nessa condição!

4- Aumenta a força muscular

Ao praticar treinamento funcional para idosos, é possível recuperar um pouco da força muscular que os indivíduos possuíam quando eram mais novos, melhorando a sua autoestima e a qualidade de vida.

5- Promove a socialização

Por fim, o último dos benefícios da prática desse tipo de treinamento é a promoção da socialização, que é algo que a maioria dos idosos acaba perdendo quando vão envelhecendo e perdem a vontade de sair de casa.

Que tal começar a praticar treinamento funcional para idosos o quanto antes?

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