Home EMAGRECIMENTO Sou Gordo ou Forte: aprenda a calcular o Índice de Massa Corporal

Sou Gordo ou Forte: aprenda a calcular o Índice de Massa Corporal

50429
0

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma relação entre o peso e altura de uma pessoa. Este indicador foi criado pela Organização Mundial de Saúde  para avaliar o grau de risco associado à obesidade ou à desnutrição.
Muitas pessoas não sabem como calcular o índice de massa corporal, mas é um cálculo muito simples.
Veja abaixo como realizar o cálculo e verifique nos resultados se você vai precisar  adequar seus hábitos alimentares e/ou aderir a uma saudável prática de exercícios.

Índice de massa corporal: cálculo

Calcular o índice de massa corporal é simples, justamente porque o IMC é a razão entre o seu peso (em quilos) e a sua altura (em metros) elevada ao quadrado.
Siga a fórmula, como no exemplo abaixo:

IMC =  Peso dividido por altura ao quadrado.

Exemplo: uma pessoa com 1,75m de altura e 65kg.
A altura deve ser multiplicada ao quadrado: 1,75 x 1,75 = 3,0625 .
Seguindo com o cálculo do índice de massa corporal, o peso deve ser dividido pela altura ao quadrado: 65/3,0625 = 21,2244.
Este é o IMC da pessoa.

IMC e composição corporal

Ao descobrir como calcular o índice de massa corporal, é importante notar que o IMC não discrimina os componentes magro e gordo da massa corporal total.
Ou seja, quando este indicador encontra-se acima ou abaixo normal recomenda-se uma avaliação complementar de composição corporal.
Essa complementação do resultado visa justamente verificar a quantidade de massa magra e de massa adiposa existentes, para um diagnóstico mais preciso e adequação da prescrição do treinamento.
Por isso, não basta apenas aprender como medir o IMC (Índice de Massa Corporal), porque certos resultados podem ter a ver com casos como de pessoas muito musculosas, que vão apresentar um IMC que pode estar elevado sem, no entanto, significar obesidade.

Índice de massa corporal: tabela de resultados

Segundo os dados atuais da Organização Mundial de Saúde (OMS), a tabela de índice de massa corporal apresenta uma classificação com valores que vão de 18,5, que significa magreza, a 40, que já classifica a obesidade mórbida.
Calcule o IMC (Índice de Massa Corporal) e verifique abaixo em qual classificação você se encontra:

18,5 (Magreza)

IMC encontra-se abaixo do normal. Faça uma consulta médica e   uma consulta nutricional  para verificação do estado geral da sua saúde e  dos seus hábitos alimentares.

18,5 a 24,9 (saudável)

IMC encontra-se dentro da normalidade. Mantenha-se ativo fisicamente, pratique exercícios e alimente-se de maneira saudável, para manter o seu peso ideal, sempre !

25,0 – 29,9 (Sobrepeso)

Ao medir índice de massa corporal e verificar que encontra-se acima do normal, é aconselhável fazer uma avaliação de composição corporal.
A finalidade é verificar se o excesso de peso está relacionado à sua quantidade de massa magra (músculos, ossos e peso residual) ou adiposa (gordura).
Recomendamos uma consulta médica e uma consulta nutricional  para verificação do seu estado geral de saúde e hábitos alimentares para iniciar um processo saudável para perder peso.

 


30,0 – 34,9 (Obesidade moderada)

IMC bem acima do normal. Faça uma avaliação de composição corporal para verificar se o excesso de peso está relacionado à quantidade de massa magra (músculos, ossos e peso residual) ou adiposa (gordura).
No caso do excesso de adiposidade, recomendamos uma consulta endocrinológica e uma consulta nutricional, para verificação do seu estado geral de saúde e hábitos alimentares.
Os exercícios aquáticos, como a hidroginástica e a natação, são os mais indicados para obesos que desejam começar a praticar seus exercícios.

35,0 – 39,9 (Obesidade clínica)

Ao tentar saber o índice de massa corporal calcular um resultado que dê nesta faixa, saiba que os riscos à saúde aumentam a partir do sobrepeso, para doenças como diabetes e hipertensão.
Este aumento é contínuo, à medida que aumenta o valor do IMC.
Além disso, alguns grupos étnicos apresentam diferentes taxas de distribuição de gordura, como por exemplo, populações asiáticas e polinésias que estariam mais predispostos a diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares do que outras.

40,0 (Obesidade mórbida)

Nesta faixa que aponta um IMC de 40 a números mais altos, os riscos cardiovasculares são elevadíssimos,  assim como dificuldade de locomoção e imensa sobrecarga sobre as articulações.

Deseja comer melhor para viver bem?

Sou Gordo ou Forte aprenda a calcular o Índice de Massa Corporal

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome