A hidroginástica para gestantes traz inúmeros benefícios para a mulher e pode ser a forma de continuar mantendo uma atividade física saudável nos meses de gestação.

Entenda neste post, tudo o que os exercícios de hidroginástica para gestantes podem promover para o corpo.

Por que praticar hidroginástica na gravidez?

Continuar mantendo uma prática física é muito importante na gravidez porque melhora a saúde da gestante em vários aspectos:

  • Ajuda a reduzir dores nas costas, que são típicas nesse período;
  • Fortalece coração e vasos sanguíneos;
  • Reduz risco de desenvolvimento de diabetes gestacional,
  • Promove mais relaxamento muscular por meio da ação massageadora da água.

Muitas grávidas sofrem com fadiga e dores crônicas e sabem da importância de praticar exercícios para aliviar esses desconfortos, mas podem surgir muitas dúvidas na hora de escolher uma modalidade, por exemplo: “Será que hidroginastica emagrece?” ou “O que é melhor hidroginástica ou pilates para gestante?”

Ambas as práticas são indicadas e farão bem à grávida, mas vamos entender melhor as características da hidroginástica.

Essa é uma atividade aeróbica realizada dentro da piscina, que sempre foi indicada para a terceira idade, obesos ou lesionados, mas com o tempo caiu no gosto de pessoas de outras faixas etárias e até necessidades especiais.

Para as grávidas, a hidroginástica ganha muitos pontos porque é uma atividade com baixo impacto, que vai reduzir muito o risco de lesões nas articulações durante as práticas dos exercícios e promove sensação de redução do peso do corpo pelo efeito da água.

Além disso, a água também vai promover uma melhor sustentação do peso da barriga durante os exercícios, aliviar a pressão na coluna vertebral e na pelve.

Segundo os médicos, o período mais indicado para começar a treinar é a partir do terceiro mês de gestação.

Hidroginástica para gestantes: benefícios

Artigos científicos apontam que a hidroginástica para gestantes tem ação positiva efetiva na gestação, como possibilitar uma menor alteração na frequência cardíaca fetal durante os exercícios.

Outro benefício da hidroginástica para gestante é reduzir a necessidade de alívio na hora do parto, segundo estudos publicados na revista Reproductive Health.

Mas os benefícios da hidroginástica na gestação não param por aí, conheça alguns:

  • Tonifica e fortalece a musculatura, inclusive o assoalho pélvico;
  • Melhora a flexibilidade do corpo;
  • Permite a redução de tensão nas costas devido ao peso da barriga;
  • Melhora a capacidade respiratória por ser um exercício aeróbico;
  • Aumenta aptidão física, sem elevar a temperatura do corpo de forma excessiva;
  • Ajuda a controlar o peso na gravidez;
  • Acalma músculos doloridos de várias partes do corpo;
  • Promove relaxamento;
  • Reduz inchaço nas pernas, tornozelos e pés porque melhora a circulação sanguínea;
  • Reduzem estresse;
  • Ajuda a dormir melhor;
  • Preparar a musculatura para o trabalho de parto;
  • Ajuda na recuperação no pós-parto.

Outro benefício importante da prática é melhorar o humor das praticantes, porque o exercício físico deflagra a atuação do hormônio do bem-estar no corpo.

Cuidados para as grávidas ao fazer hidroginástica

A aula de hidroginástica para gestante, assim como outros exercícios fora da água, deve seguir os mesmos cuidados.

Mesmo se exercitando dentro da água, a grávida não pode esquecer da hidratação. Além disso, é preciso ficar bastante atenta para não exceder os próprios limites durante a aula, ainda que a atividade seja de baixo impacto.

Se a grávida sentir tontura, indisposição, náuseas, sangramento, falta de ar ou perceber sinais de superaquecimento no corpo deve parar de fazer os exercícios e informar o instrutor, porque poderá estar sofrendo uma alteração na pressão arterial.

Grávidas com alguns problemas de saúde não podem praticar a hidroginástica, como aquelas que têm histórico de parto prematuro ou abortos espontâneos, problemas no colo uterino, placenta prévia, quadros de pré-eclâmpsia, cardiopatas e aquelas que sofrem com problemas pulmonares.

Por isso, ainda que seja de baixo impacto, como cada gestação tem suas características, é importante que a grávida peça uma autorização médica para praticar essa atividade física. 

Exercícios de hidroginástica: gestante precisa ficar atenta

Os exercícios de hidroginástica são mais leves do que outras práticas aeróbicas. São muitas atividades de flutuação, caminhadas em volta da piscina ou corridas no mesmo lugar, e outros treinos para trabalhar braços, pernas e costas, praticados com o corpo totalmente dentro da piscina.

No entanto, alguns exercícios são pouco indicados para as grávidas, como os saltos, que exigem que parte da barriga fique para fora da água, porque na volta à posição normal, as grávidas poderão se descuidar e sofrer alguma lesão na articulações, ainda que sintam que o próprio peso está reduzido pela ação da água.

Conclusão

Entendeu os benefícios que a hidroginástica para gestante pode trazer a esse momento tão especial da sua vida? Então, agende uma aula experimental com a gente, aí é só colocar a sua roupa para hidroginástica para gestante (toca, maiô, ou biquíni) e vir usufruir de todas essas vantagens.

Tenha um experiência Cia Athletica

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome