Olá amigo leitor! Espero que esteja gostando dos textos.

Conforme falei na última publicação, hoje discorrerei a respeito da formação do Diabetes e sobre uma afirmativa bem comum: diabético tipo 1 aplica insulina e diabético tipo 2 não aplica. Então vamos por partes.
Como se forma o Diabetes? O diabetes tipo 1 é causado pela destruição das células produtoras de insulina (células beta do pâncreas) através de um processo feito pelo próprio corpo, ou seja, ele as destrói. A destruição dessas células começa nos primeiros anos de vida e leva a uma deficiência total na produção de insulina. Já o diabetes tipo 2 possui um fator hereditário maior do que o tipo 1 e tem uma particularidade, apesar das células Betas do pâncreas produzirem continuamente a insulina, as células musculares e adiposas apresentam resistência insulínica e não conseguem processar o açúcar (glicose) da corrente sanguínea.
Como vocês viram acima, existem duas formas diferentes de formação do Diabetes, definindo o tipo característico da doença. Aí vem a dúvida: os dois tipos de diabéticos utilizam insulina? A resposta é bem simples, o diabético tipo 1 sempre utiliza insulina. Já o diabético tipo 2 pode ou não fazer uso da insulina, sua utilização é determinada pelo grau de descompensação metabólica do diabético.
Existe uma relação direta entre obesidade abdominal e o aumento do risco para se adquirir o diabetes tipo 2, portanto cuide do peso corporal com uma alimentação balanceada e pratique exercícios diariamente.
Bem, ficamos por aqui e espero você em nosso próximo encontro. Abraços!

1 comentários

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome