Home SAÚDE PREVENÇÃO Academia e pressão alta: tudo o que você precisa saber

Academia e pressão alta: tudo o que você precisa saber

23379
0

Antigamente, a premissa era de que quem tinha pressão alta, ou hipertensão, não podia praticar atividades físicas. Porém, muito se avançou nos estudos e está comprovado que se exercitar é, na verdade, um aliado para quem convive com essa doença. Se você tem hipertensão (pressão alta) ou conhece alguém que tenha, vem que hoje a conversa é com você!
Para começar
Procure seu médico e faça uma consulta de avaliação! Sempre gostamos de ressaltar que a avaliação médica é o primeiro passo para quem deseja começar uma atividade física. Entender os limites do seu corpo e traçar seus objetivos com respaldo médico é a garantia de que está iniciando bem. Os pacientes com hipertensão precisam fazer uma avaliação geral, incluindo exames de sangue e coração para garantir a realização de exercícios físicos sem limitações e complicações. É bem legal também sempre medir a pressão antes de cada treino e apenas iniciar se a pressão estiver inferior a 140/90mmHg e sempre que possível abaixo de 130/80mmHg. Se a pressão arterial sistólica em repouso estiver maior que 200 mm Hg e/ou a pressão arterial diastólica estiver > 110 mm Hg,o hipertenso não deve se exercitar naquele dia
Quais atividades devo fazer?
Como dissemos, a hipertensão não é mais desculpa para você não colocar seu corpo para se mexer. E mais do que isso, as atividades físicas ajudam a controlar a pressão arterial. Para garantir a eficácia, separe um tempo para realizar seus treinos, com uma frequência na média de três dias na semana por pelo menos 30 minutos. Dê preferência aos exercícios que contribuam para diminuir a frequência cardíaca, aumentar a força do coração e aumentar a facilidade em respirar. Como por exemplo:
– Exercícios aeróbios: caminhada, natação, dança ou bicicleta, por exemplo, pelo menos três vezes por semana por pelo menos 30 minutos em intensidade leve a moderada que aumentam a capacidade cardiorrespiratória;
– Exercícios anaeróbios: exercícios com pesos (MUSCULAÇÃO) que ajudam a fortalecer os músculos, executando 8 a 10 exercícios com repetições, entre 8 e 12, mas poucas séries e com séries de 1 a 2, por exemplo, pelo menos duas vezes, por semana.
Faça sempre sua série de exercícios seguindo as orientações do seu professor na academia, mantenha uma alimentação controlada de sal e administre corretamente a medicação.
DICA: Se for treinar aeróbio e musculação no mesmo dia, faça o aeróbio antes , pois aproveitará o efeito pós treino de redução da pressão arteiral, assim você terá um risco menor da pressão arterial se elevar muito na hora do treino de musculação.
Sinais de alerta
Saiba entender os sinais de alerta do seu corpo e pare imediatamente caso sinta alguns desses sinais de pressão alta:
– Dor de cabeça forte com tonturas;
– Visão dupla;
– Sangramento pelo nariz;
– Zumbido no ouvido;
– Enjoos.
Dica: se tiver alguns destes sintomas durante o exercício pare imediatamente e procure um professor.
Benefícios do exercício para a pressão alta
Ao adotar a prática regular de exercícios físicos, normalmente, a pressão do sangue diminui tanto em repouso quanto durante a prática dos exercícios. Em alguns casos, até evita o uso ou diminui as doses de remédios para baixar a pressão arterial.
Esperamos você aqui na Cia! \o/
Fontes: https://www.minhavida.com.br/fitness/perguntas/25358-quem-tem-hipertensao-pode-fazer-academia
https://www.tuasaude.com/como-controlar-a-hipertensao-com-atividade-fisica/
http://www.planetsport.com.br/blog/dicas-de-saude/quem-tem-hipertensao-pode-fazer-academia/

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome