Ahh, a melhor idade… Todo mundo sonha em chegar lá inteirão para aproveitar os anos de calmaria e quem já está nela, costuma ter um cuidado redobrado vivê-la com saúde e bem-estar. Infelizmente, não existe uma receita de bolo para garantir que a terceira idade seja um mar de rosas. Mas sempre vão haver aqueles detalhes que podemos ajustar no dia a dia para que a saúde esteja em dia.

Para começar, é importante lembrar que para cuidar de si mesmo não existe tempo ou idade. Muito do que vai acontecer com seu corpo e com sua mente na terceira idade é fruto do que se planta durante toda a vida. Então, ainda que os 60 anos não estejam nem perto de chegar, esse artigo também é para você. Mesmo com a correria que a vida nos reserva, é sempre importante achar espaço na rotina para olhar para si!

A genética é um dos fatores que ajudam (e muito) em uma terceira idade plena e livre de doenças. Quem tem um histórico familiar de pessoas saudáveis, quem passou a vida toda longe de problemas de saúde graves pode respirar um pouco mais aliviado e curtir. Pena que esse é um fator que não de pende da pessoa e nem todos tem uma herança genética favorável.

O que podemos realmente mudar são as nossas escolhas e estilo de vida. Por isso, é legal tomar alguns cuidados ao longo da vida e precaver. Uma das formas de se cuidar é ser atento à alimentação saudável. Aquela máxima de “você é o que você come” é muito verdadeira. E muitas das coisas que precisamos para levar uma vida mais leve e livre de doenças está naquela rotina alimentar levada a sério. Adote uma dieta com gorduras “boas”, valorizando o consumo de peixes, verduras, frutas, cereais e legumes. Além disso, também é legal reduzir o consumo de carnes vermelhas, laticínios e açúcar. Assim, você fica longe dos quilos extra e evita doenças cardiovasculares.

Não deixe os seus relacionamentos pessoais de lado. Mantenha contato com aqueles velhos amigos, visite as pessoas da sua família, saia para jantar com seu cônjuge. Tudo isso faz com que sua mente esteja sempre fresca, afasta o tédio e te mantém ativo na sociedade.

Busque a prática de um hobby! Muitas vezes, quem chega à terceira idade já se aposentou e acha que por ter trabalhado tanto a vida toda, merece um descanso. Sim, isso é verdade. Mas também não dá para ficar deitado no sofá o dia todo! Seja pintura, fotografia, jogos de xadrez. Basta encontrar alguma atividade que te faça sorrir e praticar! Nada como manter sua mente em plena atividade.

Por fim, mexa o seu esqueleto, praticando alguma atividade física. Essa é uma recomendação muito importante que contribui para o envelhecimento saudável do seu corpo! Com a liberação do seu médico, é só encontrar o exercício ideal para você. Pode ser dança, natação, hidroginástica, dentre tantas outras. A Cia Athletica conta com uma equipe preparada de professores, modalidades e estrutura completas, para cuidar de você da maneira ideal.

Conheça mais sobre nossos planos e tenha uma experiência Cia Athletica:

 

 

 

 

Fontes:
https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/dicas-para-manter-se-bem-e-saudavel-apos-os-60-anos

https://saude.ig.com.br/minhasaude/2014-05-01/seis-passos-para-se-tornar-um-idoso-saudavel.html

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome