Saúde da coluna: mobilidade e estabilidade lombar

Anatomia  e alinhamento lombar

No final da coluna vertebral, existe um osso chamado sacro, em forma de um triângulo de cabeça para baixo, levemente inclinado.

Devido à inclinação do sacro, a coluna precisou sofrer alterações em seu formato, para que pudéssemos nos posicionar em pé. Se isto não tivesse acontecido, seríamos estruturalmente inclinados para frente.

Assim surgiram as curvaturas naturais da coluna. A lordose lombar é uma delas.

Lordose lombar

Quando esta curvatura se encontra aumentada, chamamos de hiperlordose lombar. Para ser diagnosticada a hiperlordose, não basta apenas observar o aumento da curvatura.
A avaliação fisioterapêutica leva em consideração vários fatores, entre eles, a relação dos quadris e das pernas com a coluna. O comportamento da curvatura lombar durante os movimentos  também é importante na identificação de possíveis alterações que levam a desconfortos na região lombar.
A principal função dos músculos é mover os ossos. Uma vez que o osso sacro é movido, a coluna tende a acompanhar. Por isso, os músculos das pernas e dos quadris são tão importantes estabilizadores da nossa coluna.

Saúde da coluna: mobilidade e estabilidade
Saúde da coluna: mobilidade e estabilidade

Saúde da coluna: equilíbrio entre mobilidade e estabilidade

Quando algum músculo está encurtado, ou muito forte em relação a outro, os movimentos tendem a seguir direções não esperadas, sobrecarregando estruturas e causando dor.
Ao treinar, pense na saúde da sua coluna. Os músculos precisam trabalhar em conjunto para que os movimentos sigam direções corretas, mantendo a curvatura lombar em seu formato natural, sem aumentar e nem diminuir.
Aqueles que estiverem encurtados precisarão ser alongados e aqueles que estiverem fracos deverão ser fortalecidos.
Pilates, Flex Circuit, Axis, Alongamento e Liberação Miofascial são boas indicações de aulas e treinos para preservar a mobilidade e a estabilidade da coluna!
O resultado final será a realização das tarefas do dia a dia com segurança. Bons treinos e muita saúde pra sua coluna!

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome