Envelhecimento Ativo

Velho ou idoso?

Você já parou pra pensar que há uma grande diferença em ser velho ou idoso?

Idoso é uma pessoa que tem muita idade, já o velho perdeu a jovialidade e a vitalidade. Enquanto o idoso sonha, o velho dorme.
O idoso quer sempre aprender, descobrir coisas novas para fazer, já o velho nem ensina e nem aprende, o seu calendário só tem passado e lembranças.
Realmente percebemos que os tempos mudaram. Os “novos avós” têm 50 anos ou mais, são baby boomers, nascidos durante uma explosão populacional, entre as décadas de 1950 e 1960. Eles chegaram à maturidade com uma expectativa de envelhecer com mais qualidade de vida do que as gerações passadas.
Embora muitos já sejam aposentados, os “novos velhos” não têm mais aquele estereótipo dos avozinhos de bengala e já meio surdos. Nem daqueles que passam o dia na frente da TV ou daquelas avozinhas tricotando ou jogando carteado.
Muitos se ofendem com essa classificação e não se identificam dessa forma.

Envelhecimento ativo: uma nova percepção

Na fala da maioria dos idosos que o envelhecimento é uma fase da vida como outra qualquer, e que você pode escolher vivê-la de maneira feliz e produtiva.
Eles desempenham um papel fundamental na sociedade, sendo a ponte entre o passado e o presente, assim como o jovem é uma ponte entre o presente e o futuro.
É justamente no presente onde eles se encontram, crianças, jovens e idosos, sem que haja o peso dos anos. Há, sim, a transmissão de experiências vividas a essa nova geração, sem pessimismo ou desilusão.
Modernizar-se, dialogar e aprender através da troca de novas experiências entre as gerações é vital para se manterem ativos mental e fisicamente.
A vontade de renovar diariamente, novos planos e desafios, coloca os idosos com os olhos voltados para um horizonte positivo, com muita saúde e energia.
Até as rugas que se formaram ao longo dos anos tornam-se belas, porque foram marcadas pelo sorriso e pelas boas experiências vividas.

Celebrando os avós

Há ainda um dia especial para estar junto e prestar homenagens aos avós: dia 26 de julho.
Segundo Monica Dorin Schumer, psicóloga e terapeuta familiar, nos núcleos familiares, de maneira geral, a figura dos avós é uma das mais queridas e respeitadas.
Isso acontece em virtude da experiência que eles acumularam ao longo dos anos e pela sabedoria que podem transmitir às gerações posteriores, sobretudo aos netos e bisnetos.
Tanto os vovôs quanto as vovós precisam ter abertura para experimentar coisas novas como, por exemplo, praticarem exercícios físicos regulares em academias de ginásticas.
Programa Platinum
Na Cia Athletica, temos o Programa Platinum voltado aos alunos idosos e elaborado especialmente para atender aos idosos a partir dos 65 anos.

Envelhecimento Ativo
Envelhecimento Ativo

Este é um programa que  ajuda a melhorar e manter a força, o equilíbrio e o condicionamento físico geral para as atividades do dia a dia.As principais modalidades são:

  • ginástica funcional,
  • caminhada,
  • alongamento,
  • musculação
  • hidroginástica.

Dicas para o envelhecimento ativo

Aqui vão 7 dicas preciosas para que você inicie o nosso Programa Platinum e consiga se manter ativo fisicamente por mais tempo:
1. Programe-se para acordar com tranquilidade, tome um bom café da manhã, se troque e vá à academia diariamente.
2. Use roupas confortáveis e um tênis com bom amortecimento para fazer as aulas.
3. Passe por um professor especialista do Programa Platinum e defina as aulas que você poderá frequentar inicialmente com segurança e eficiência. Lembre-se: nem sempre o que se quer fazer é possível fazer.
4. Escolha sempre as aulas que você mais gosta para que consiga estabelecer uma rotina semanal. Isso é muito importante para o sucesso do seu programa de treinamento.
5. Faça todo dia um pouquinho, como se fossem doses homeopáticas de exercício, assim você não se cansará demais e terá energia para o resto do dia.
6. Faça amizades independentemente da idade, ou mesmo, traga um amigo para iniciar as atividades. Isso fortalecerá os seus laços com a academia e os resultados virão mais rapidamente.
7. Seja persistente para as mudanças e desafios. Nós estamos prontos para te apoiar no que precisar, afinal, “a sua saúde é o pilar de tudo”.
Veja de perto o nosso Programa Platinum agendando uma visita na unidade Cia Athletica mais próxima de você:

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome