A importância da massa muscular em idosos!
O sistema músculo esquelético é muito importante para o ser humano. Além de nos ajudar em atividades atléticas, é responsável por movimentos simples como levantar de uma cadeira ou pegar um objeto em uma prateleira.
Pode parecer bobagem, mas com o envelhecimento atividades rotineiras tornam-se um desafio.

Massa muscular em idosos

Para se ter uma ideia, um jovem de 20 anos pode ter perdido 50% da sua massa muscular quando chegar aos 90 anos. E não se assuste com os noventa, se você tem 50 anos hoje provavelmente chegará a essa idade. Projeções preveem que em 2050 a expectativa de vida será próxima de 90 anos.
Essa perda de massa muscular é responsável pela redução da força, aumento do risco de quedas e a lentidão nos movimentos.
O resultado?! A dificuldade crescente na realização das atividades diárias. Quer mais? Menores quantidades de músculo contribuem para diminuição da densidade óssea, aumento da incidência de diabetes, menor capacidade aeróbica e diminuição do metabolismo basal.

Perda de flexibilidade

Devemos considerar que não é só a massa muscular que causa prejuízos aos idosos, mas a perda da flexibilidade também. A perda de mobilidade é um processo natural do envelhecimento. Está relacionada a lesões musculares e dores na coluna, além de dificultar as atividades diárias, como amarrar um sapato.
Então a perda de força muscular associada à redução da flexibilidade articular tem como principal consequência a perda da qualidade de vida das pessoas.

O que podemos fazer para reverter a perda de massa muscular?

Treinar! Mas não há necessidade de treinos muito intensos, e sim da repetição de esforços moderados. Manter essa frequência, mesmo que 2 ou 3 vezes por semana, dará resultados.

Qual tipo de exercício fazer?

A maioria dos estudos recomenda o exercício resistido, ou de musculação, como forma de prevenir a perda de massa magra associada ao envelhecimento. Estes mesmos estudos comprovam que, além de prevenir a perda, a musculação pode aumentar a massa e a força muscular.

Benefícios dos exercícios resistidos

Esses benefícios estão relacionados à melhora da capacidade física e do metabolismo basal, redução da gordura corporal e abdominal. Essas mudanças diminuem o risco de doenças cardiovasculares e do diabetes!
A força muscular também previne quedas que, em idosos, são um risco para a saúde, devido ao grande número de fraturas que levam à hospitalização. E não achem que quanto mais velho piores são os resultados, o colégio americano de medicina esportiva afirma que o ganho de força é similar entre jovens e idosos.
Os benefícios do exercício contra resistência são conquistados em qualquer idade! A musculação é para todos! Esse tipo de exercício deve ser inserido na sua rotina semanal de treino, como as atividades aeróbicas e de alongamento.
Bom Treino!

1 comentários

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome