Olá pessoal, como estamos?

Desde o meu primeiro post, tenho falado das avaliações que considero importantes para que possamos praticar nossas atividades com cada vez mais qualidade e segurança, certo?
O post de hoje, que tem estreita relação com o dia 8 de março (dia internacional da mulher), trata da relação do estrógeno (hormônio mais presente em nós mulheres) com a regulação da massa corpórea.
Claro que se falarmos sobre todas as relações que os diversos hormônios de nosso corpo tem entre si, nosso post vai virar um livro =).
Por isso decidi escrever sobre um deles, o que não nos impedirá de falar sobre os outros hormônios ao longo das nossas publicações. Bom, vocês devem estar se perguntando: “Ok, mas o que são os hormônios?” De acordo com Powers & Roley (2005), hormônios são “mensageiros químicos”, liberados por órgãos do sistema endócrino na corrente sanguínea e que agem após ligação com seu receptor específico. “Ah sim, mas e o que mais preciso saber sobre o estrogênio? Como ele é tão importante assim?” De acordo com Ignacio e colaboradores (2009), o estrogênio é um termo usado para um grupo de hormônios esteróides (17 β-estradiol, estrona e estriol) que estimulam o desenvolvimento das mamas e do óvulo, além do armazenamento de gordura nas coxas e nádegas de nós mulheres.
Esse hormônio está também, ligado ao funcionamento de outro hormônio que é responsável pela nossa saciedade, a Leptina (outro assunto bem legal para conversarmos em outro momento).
Então, pensemos juntos: quando nos alimentamos e a sensação de saciedade não se faz presente, qual a nossa tendência? Ingerir mais alimentos, certo? Agora imaginem quando a leptina não está agindo como deveria no nosso organismo: com certeza, mesmo que não seja necessário, iremos comer ainda mais.
É aí que reside o problema (claro que a ocorrência da obesidade é multifatorial e não podemos nos prender somente ao que estou abordando hoje, combinado?), pois quando ingerimos mais energia do que precisamos, nosso organismo irá armazená-la.
A ideia é que estejamos sempre atentos ao nosso corpo para que o nosso gasto energético seja suficiente para que não aumentemos nossa quantidade de gordura corporal para além do necessário.
Então, que tal irmos a busca desse aumento do gasto calórico para que possamos estar em dia com o nosso organismo tanto no aspecto da saúde quanto no aspecto mental? Para isso, a Cia oferece uma série de atividades ao longo do dia, que você pode e deve experimentar para que amplie cada vez mais suas opções de se exercitar. Acredito que o mais importante é saber que precisamos estar atentos ao equilíbrio, pois assim nosso corpo estará sempre pronto para VIVER, como deve ser. 😉 Conte comigo!Conte com a Cia.! Grande abraço, Ananda Silza Referências:

  • Fisiologia do Exercicio: teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho/ ScottK., Powers, Edward T. Howley; [Tradução Marcos Ikeda] 5ª Edição. Barueri: Manole, 2005.
  • Regulação da massa corpórea pelo estrogênio e pela atividade física (Body mass regulation by estrogen and physical activity), Ignacio,D.L.; Frankenfeld, T.G. P; Fortunato, R.S.; Vaisman,M.; Castro, J. P.S W.; Carvalho, D. P., Arquivo Brasileira Endocrinologia Metabologia 2009;


Fonte foto: http://celsoalvesjunior.blogspot.com.br/

1 comentários

  1. Obrigada pelo elogio, Aline! Postamos aqui informações úteis para os usuários das nossas academias e para as pessoas que buscam uma vida mais saudável !

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome