Eletroestimulação muscular para dores nas costas: de que forma os exercícios realizados com corrente elétrica de baixa frequência podem ajudar ?
Na maior parte das vezes a dor nas costas é de origem muscular e surge devido ao cansaço, levantamento de pesos ou má postura.O estimulo elétrico ativa os grupos musculares vertebrais mais profundos, que são difíceis de alcançar por meio de métodos convencionais de tratamento.
As principais causas da dor são as de nervos, músculos, postura, stress, excesso de peso e a doenças relacionadas.
Entre as principais causas da dor nas costas está a tensão postural decorrente das atividades exercidas no dia a dia, hérnia de disco e problemas da região lombar, como a lombalgia.
Dor nas costas é uma dor que pode ser de leve, moderada até intensa.
O treinamento de eletroestimulação muscular de corpo inteiro pode ser muito eficaz para ajudar a diminuir a dor nas costas. A corrente elétrica de baixa frequência gera calor para aliviar a rigidez, melhorar a mobilidade e aliviar a dor.

Eletroestimulação muscular para dores nas costas.
Eletroestimulação muscular para dores nas costas.

“A Companhia Athletica do MorumbiShopping tem um estúdio de eletroestimulação muscular em parceria com a XBody. As aulas são personalizadas e os exercícios são dirigidos para os grupamentos musculares que o aluno precisa ou deseja trabalhar.
O aluno que sente dores nas costas pode conseguir uma grande intensidade de treinamento sem ter que usar acessórios como barras e anilhas, por exemplo. Isso traz um ótimo resultado em termos de preservação das articulações” complementa Monica Marques, diretora técnica da Cia Athletica.

Eletroestimulação muscular para dores nas costas: um estudo científico

No estudo realizado pela University of Bayreuth em 2002 em 49 pessoas, uma diminuição na dor das costas foi observada em 88,7% dos sujeitos. 38,8% dos indivíduos relataram uma forte diminuição da dor lombar e 41,9% experimentaram uma melhoria em função do grau de desconforto.
Além disso, a frequência e a intensidade da dor nas costas diminuíram significativamente durante o período de treinamento.
O treinamento EMS mostrou os seguintes efeitos:

  • 61,4% dos indivíduos relataram uma melhora de sua extensão geral de desconforto,
  • 75,5% apresentaram melhoras no humor,
  • 69,4% perceberam um aumento da vitalidade,
  • 57,1% dos homens e 85,7% das mulheres relataram maior estabilidade do corpo,
  • 50% dos sujeitos perceberam efeitos positivos na tonificação muscular
  • 75,5% sentiram-se mais relaxados após o treino.


Fonte: Eletroestimulação de corpo inteiro (EMS) para aliviar a dor nas costas (BOECKH-BEHRENS, W.-U. / GRÜTZMACHER, N. / SEBELEFSKY, J., unpublished diploma thesis, University of Bayreuth, 2002).
 
 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome