Varizes são veias dilatadas com deformações frequentes nos membros inferiores.

São comuns em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos e, além dos problemas estéticos, podem trazer malefícios à saúde. As veias tem a função de encaminhar o sangue ao coração, este sangue se chama retorno venoso e sua função é eliminar os produtos finais do metabolismo celular e dióxido de carbono. Este sangue é bombeado pelos músculos dos membros inferiores, principalmente o das pernas.

As veias possuem válvulas unidirecionais que impedem que o sangue volte para região inferior. Para o sangue caminhar para cima, em direção ao coração, e vencer a força da gravidade, o músculo será o agente principal! Veja bem, o fortalecimento da musculatura das pernas não é apenas para fins estéticos, mas também para auxilio no bombeamento muscular. O gastrocnêmico, músculo localizado na região da panturrilha, deve ser exercitado nas rotinas semanais dos treinos de musculação e ginásticas. É importante também não se esquecer de se alongar.
Na Cia Athletica existem algumas aulas que ajudam a ativar a bomba muscular para prevenir varizes como: Spinning, Hopping, Corrida, Caminhada, Natação e alongamento. Estas aulas proporcionam exercícios que causam um efeito nos músculos chamados (bomba muscular). Os músculos quando contraídos pressionam as veias e aumentam a pressão de retorno do sangue ao coração. Faça exercícios físicos regularmente, dê preferência por atividades que você tem prazer em fazer. Se você é aluno, agende uma aula com um professor para rever sua programação de atividades e se você ainda não é aluno, agende uma visita. A prevenção é a melhor forma de evitar doenças associadas à falta de movimento.
Fonte da imagem: http://serdanatureza.blogspot.com.br/ Bibliografia Mcardle, F. l. K. V. l. K., 2002. Fundamentos de Fisiologia do Exercicio. 2 ed. Rio De Janeiro: Guanabara Koogan. Thibodeau, P., 2002. Estruturas e funções do corpo Humano. 1 ed. São Paulo: Manole. Thompson, P. D., 2004. O Exercicio e a Cardiologia Do Esporte. 1 ed. São Paulo: Manole.

Sobre o autor:

Formado em Educação Física pela FMU – Faculdade Metropolitanas Unidas 2012. Professor e Personal Training da Cia Athletica Granja Viana eCia Athletica Estádio do Morumbi. Atualmente ministra aulas de ginástica nas modalidades Power Abs, Hopping, Spinning, Running Class e Raí Training.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome