Em nosso blog discorrerei durante este ano sobre Diabetes, suas complicações e principalmente formas de controle.

Teremos conversas bem simples e quero deixar aberto para vocês exporem suas dúvidas e, assim, tornar nosso blog ainda mais rico de informações. Dizer que uma pessoa tem diabetes é o mesmo que dizer que ela tem uma quantidade de açúcar no sangue acima do que seria normalmente esperado (até 100mg/dl). O excesso de açúcar leva a uma descompensação hormonal, a degeneração dos vasos sanguíneos e de alguns órgãos.
O principal causador desta disfunção é um hormônio chamado insulina, que é fabricado no pâncreas. A insulina tem como principal função transportar a glicose para o interior das células. A disfunção na produção desse hormônio acarreta uma falha no transporte e absorção da glicose pela célula, proporcionando que maiores quantidades de glicose (carboidrato) continuem circulando em nossos vasos sanguíneos.
A glicose é um substrato energético que serve como combustível para nossa célula manter-se viva, ou seja, a falha na produção de insulina leva a não entrada de glicose na célula fazendo com que a mesma diminua suas funções. Em nosso próximo texto falaremos sobre os tipos de diabetes. Aguardo você no próximo mês para darmos continuidade ao assunto. Grande abraço!

 

1 comentários

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome