Já sofreu com dores nos joelhos durante ou após os exercícios físicos?

            Saiba que esse mal é muito mais comum do que você imagina. As dores podem atingir muitas pessoas, com diversas causas possíveis podem afetar seu joelho.

Por ser uma articulação fundamental na locomoção, é sobrecarregada, continuamente, pela ação de forças internas e externas, fazendo com que suas estruturas sejam comprimidas e tracionadas em diferentes direções.

            Entre os fatores que podem causar problemas nesta articulação, podemos destacar:

– Características genéticas e anatômicas: podem produzir ângulos favoráveis a desgastes na cartilagem dos joelhos, como é o caso popular do “joelho em X”.

– Sobrepeso: o excesso de peso representa um estresse grande sobre os joelhos, acelerando seu desgaste e agravando lesões. Quando realizamos caminhadas, recebemos uma vez e meia o peso corporal sobre o membro inferior. Quanto maior a velocidade da caminhada, maior será o tamanho dessa sobrecarga. Já na corrida, essa proporção vai para duas vezes e meia o peso do corpo. Quanto maior o peso, maior a sobrecarga recebida no joelho.

– Ação muscular desequilibrada: as estruturas articulares do corpo estão sujeitas às forças internas geradas pela contração de músculos que exercem tração em diferentes direções. Quando não há equilíbrio entre estes músculos, anteriores e posteriores de coxa, por exemplo, a estabilização correta do joelho fica prejudicada. Isso também ocorre com o quadríceps, um músculo que contém quatro partes. Caso ocorra um desequilíbrio muscular entre a força de sua porção de fora e de dentro, gera-se um efeito de lateralização da patela, uma das causas da condropatia denominada Condromalácia Patelar.

            Quando há patologia instalada, o tratamento e o protocolo de fortalecimento dependem do tipo de lesão ou desgaste. Nestes casos, é fundamental que o aluno procure a orientação de um educador físico especializado, que trabalhará em parceria com o médico e/ou o fisioterapeuta, quando necessário.

            Como orientação geral, é necessário fortalecer os músculos que dão estrutura aos joelhos (anteriores e posteriores de coxa) antes de submetê-los às exigências de atividades cíclicas como caminhar, correr, pular, saltar; bem como, por atividades esportivas e rítmicas.

            A pressa de perder peso leva muitas pessoas a correrem precipitadamente na esteira. Com isso, há tem grandes chances de ter que interromper o programa de exercícios com dores e inflamações. Por isso, fique atento aos sinais do seu corpo e siga sempre as recomendações dos professores para um resultado seguro.

            Confira também uma matéria do programa Bem Estar, da Rede Globo, sobre o assunto.

Conteúdo elaborado por Cristiane Peixoto, gestora do método Águia e líder do Programa Platinum da Cia Athletica Anália Franco.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome