Artrose: movimentar ou não?

A artrose, como o próprio nome já diz, é uma doença que acomete as articulações.E a coluna vertebral sendo composta por várias delas, não poderia ficar de fora.

Os ossos são cobertos por uma camada de tecido elástico, chamada cartilagem. Ela proporciona deslizamento de um osso sobre o outro sem que haja atrito, promovendo mobilidade.

Bico de papagaio

Quando esta cartilagem se degenera, um osso fica diretamente em contato com o outro, ocorrendo fricção. Este processo resultará em um desgaste com formação de pequenos pedacinhos de ossos, os osteófitos que ficarão soltos dentro da articulação.Quando vistos no RX, ficam parecidos com “bicos de papagaio”. Daí o nome popular da artrose na coluna.

Artrose: causas

Quando uma articulação não está preparada para receber alta demanda de exercícios físicos, se torna predisposta às lesões. Isto é muito comum em treinos de alta intensidade sem o fortalecimento muscular promovendo estabilidade articular.
A obesidade também pode gerar sobrecarga. Ainda existem outras causas como diferença de tamanho entre uma perna e outra ou alterações articulares hereditárias.
É comum a incidência de artrose em pessoas acima de 60 anos, mas os indivíduos mais novos também podem ser acometidos, ainda que em menor porcentagem. Na fase aguda, os sintomas são dor e rigidez nas articulações especialmente quando há movimentação.

Como cuidar da dor e rigidez?

O ortopedista cuidará de você nesta fase, receitando medicamentos e repouso.
Entretanto, na fase crônica, os movimentos serão muito bem vindos. Especialmente os alongamentos e os exercícios de fortalecimento muscular, em menor intensidade e de preferência sem movimentos articulares. São aqueles paradinhos, chamados isométricos.
Os exercícios aeróbios na água podem ajudar, promovendo bem-estar e gastando calorias.
Mas lembre-se: ficar longe das atividades neste momento pode agravar mais!
Se você é obeso, um bom programa nutricional será imprescindível.
Não se esqueça de conversar com o professor sobre a sua condição física. Com certeza ele estará preparado para individualizar os treinamentos, buscando resultados seguros.
A sua saúde é muito importante para nós!
Fonte da imagem: : performance-total.blogspot.com

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome