No Brasil, 12% da população sofre de ansiedade patológica (e não meramente ansiosos) Instituto de Psiquiatria da HC-USP

Ansiedade é medo. Em termos neurológicos o medo é a lembrança do perigo. O cérebro repete essa lembrança constantemente forçando o indivíduo a viver no medo. Nossos processadores cognitivos deixam de informar que não há nenhum problema ou que ele já passou e podemos relaxar. Podemos dizer que a ansiedade é uma má interpretação cognitiva da situação.
A boa notícia é que o exercício atua diretamente no controle da ansiedade. Como? Quando aumentamos nossa FC (frequência cardíaca) e nossa respiração no contexto do exercício, aprendemos que esses sinais físicos não necessariamente levam a um ataque de ansiedade.
Nos tornamos mais confortáveis com a sensação de excitação em nosso corpo e não supomos automaticamente que essa excitação seja prejudicial. Com o passar do tempo, o cérebro associa esses sintomas a experiências positivas promovidas pelo exercício, reprogramando a má interpretação cognitiva.
Quando o corpo está mais calmo, o cérebro fica mais propenso a não se preocupar. Estamos falando mais do que uma sensação de bem-estar, mas sobretudo de ajustes fisiológicos que promovem o controle do estado de ansiedade.
Vou brevemente apontar 2 mecanismos:
BDNF – Brain Derived Neurotrophic Factor. Proteína fabricada pelos neurônios – exerce vários efeitos no sistema nervoso central, como crescimento, diferenciação e reparo dos próprios neurônios. O aumento dos níveis de BDNF que acompanha o exercício também impulsionam os níveis de serotonina, que acalmam e aumentam a sensação de segurança.
ANPPeptidico Natriuretico Atrial – Quando o coração começa a bater forte, suas células musculares produzem uma molécula chamada ANP que freia o estado de hiperexcitacão. O ANP é outra ferramenta usada pelo corpo para regular a ansiedade. (Esse tal de ANP é o “cara” para o controle da ansiedade, falarei dele com mais detalhes em outro artigo) Portanto, o exercício dá aos neurônios tudo aquilo que eles precisam para se conectar, com impacto na educação do cérebro para enfrentar o medo.
The Effects of acute exercise no serum brain-derived neurotrofic factor levels nas cognitive function. ACSM, 2007 Fonte da imagem: http://www.farmaciaroval.com.br/blog/?p=933

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome