Você é um devorador de açúcar no inverno ?
Friozinho chegando e a vontade de comer aumentando, isso parece uma analogia bem real, não é mesmo?
Que nada, isso é uma desculpa para quem quer comer mais!
Esses são questionamentos que sempre, nessa época do ano, rondam nossa consciência.

Mas será que o frio aumenta a fome?

E se aumenta,por que isso acontece? Fique tranquilo, essa vontade de comer mais é fisiológica, verdade!
Nosso corpo para manter a temperatura necessita de mais energia que “felizmente” vem do alimento que consumimos e daquelas gordurinhas localizadas.
O problema, na verdade, não é o quanto comemos e sim o que comemos. A maioria dos alimentos que nos levam a sensação de saciedade são ricos em gordura e/ou açúcares.
Então qual seria a solução pra essa comilança?
Acalme-se, nosso corpo dá um jeito de gastar essas calorias a mais, através da elevação do metabolismo.

Treine pelo menos três vezes por semana

Outra solução é fazer exercícios físicos 3 vezes por semana. Puxa, apenas 3 vezes na semana?
Sim! Você, diabético, já se perguntou por que a maioria dos médicos e seu professor da academia aconselham fazer atividade física no mínimo 3 vezes por semana?
Para pessoas que não possuem o hábito de praticar exercícios isso é quase uma tortura.
Inicialmente nosso corpo não está adaptado e, como toda mudança gera desconforto, lá vem a preguiça, ainda mais com o frio! Vamos esclarecer este motivo.
A atividade física promove uma melhora na atuação dos glicotransportadores e eleva a sensibilidade celular à insulina, tornando-a mais eficiente.
Esse efeito possui duração de aproximadamente 2 a 3 dias, após isso, torna-se necessária a realização de outra rotina de exercícios (CANCELIÉRI, 1999).
O aumento da sensibilidade à insulina após o exercício faz com que a ingestão de glicose nesse período proporcione menor efeito hiperinsulinêmico.  Isso potencializa a síntese do metabolismo de glicogênio hepático.

Açúcar, insulina e exercício físico

O exercício físico eleva a sensibilidade do tecido muscular à insulina. Por consequência disso, torna-se necessária uma menor quantidade de insulina para o controle da glicemia.
Essa maior sensibilidade à insulina está relacionada a um aumento na capacidade de fixação da insulina aos seus receptores celulares individuais.
BRAUN et al. (1995) destaca que tanto exercícios leves como moderados aplicados em pacientes diabéticos tipo 2 aumentam a sensibilidade insulínica de forma semelhante à observada em indivíduos saudáveis.
Fique tranquilo!
Equilibre sua ingesta com exercício e deixe que o corpo devore as calorias a mais e saboreie as delícias do inverno!

Deseja comer melhor para viver bem?

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome