Para amadurecer com qualidade de vida e saúde, é preciso cuidar do corpo e da mente. E a prática do pilates na terceira idade pode ser um grande aliado para vivenciar esta fase com muita plenitude, alegria e bem-estar.
A terceira idade começa, oficialmente, a partir dos 60 anos e caracteriza-se por mudanças físicas e orgânicas do ser humano. Essas mudanças acontecem em diversos aspectos: biológicos, sociais, psicológicas… Porém, a idade cronológica pode ser muito diferente da nossa idade social e biológica.
 

A frase do criador do pilates, Joseph Pilates, ilustra muito bem este conceito:

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”
 

O pilates é uma atividade muito abrangente. Ideal para você que está com uma vida ativa e saudável ou para você que começou agora a se preocupar com sua saúde.

Confira abaixo os principais benefícios da prática do pilates na terceira idade:

 

  1. Postura e dores nas costas

Um dos fundamentos principais do pilates é o fortalecimento e alinhamento da coluna. Consequentemente, a postura melhora, além de ocorrer a prevenção de dores nas costas.
 
2. Equilíbrio
O pilates melhora consideravelmente o equilíbrio e isso é muito importante na prevenção de quedas.
 
3. Fortalecimento muscular
Com a prática regular de pilates, é possível fortalecer o corpo como um todo e aumentar a massa magra.
 
4. Prevenção e tratamento de lesões
Com a prática do pilates é possível melhorar a lubrificação das articulações e, por isso, evitar lesões, além de controlar dores de lesões pré-existentes.
 
5. Aumento da flexibilidade
Ter mais flexibilidade no corpo traz diversos benefícios como, por exemplo, o aumento da amplitude dos movimentos (proporcionando mais autonomia aos idosos), sensação de bem-estar e rejuvenescimento, prevenção de lesões…
 

Assista ao vídeo abaixo e veja um pouco como são as aulas de pilates na Cia Athletica:


 

Quer saber mais sobre o pilates e a Cia Athletica?

Agende uma aula experimental. Esperamos você! =)

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome