Apontado por especialistas como o treinamento do futuro, o treino funcional entrou nas academias com tudo e veio para ficar.

Hoje, a maioria dos professores se especializa para atender a essa demanda, já que o mercado está bem aquecido e é promissor.
O mais bacana do treino funcional é que ele pode ser praticado por qualquer pessoa, independente do seu condicionamento físico e das atividades que desenvolva. Como resultado, todas as capacidades físicas – equilíbrio, força, velocidade, coordenação, flexibilidade e resistência – são trabalhadas de forma integrada através de movimentos multiarticulares e multi-planares do envolvimento da propriocepção. Uma das grandes vantagens do treinamento funcional é trabalhar a real necessidade de cada aluno, ou seja, levando os movimentos da vida diária para o seu treino.
A Cia Athletica tem uma parceria com o CORE 360º, entidade mais conceituada do mercado de Treinamento Funcional, e segue uma diretriz adequada para todos os objetivos e níveis. Enquanto metodologias comuns trabalham de forma generalizada, sem se atentar muito a real necessidade e condicionamento dos alunos, o treino funcional caminha para outra direção, pois visa preparar o organismo de maneira íntegra, segura e eficiente através do centro corporal, chamado nesse método de CORE.
Se antigamente a ideia era isolar determinado músculo ou parte do corpo e desenvolve-la prioritariamente, hoje se pensa em trabalhar o corpo como uma unidade e, desta forma, alcançar a funcionalidade corporal natural de seu organismo, assim como um corpo saudável e bem condicionado.
Os exercícios funcionais podem ser feitos com o peso do próprio corpo, cabos, elásticos, pesos livres, base de suporte instável e reduzida, medicine balls e bolas suíças trazendo mais benefícios à funcionalidade do corpo, através de exercícios motivantes.
Quem pratica outros esportes também pode aproveitar os benefícios dos exercícios funcionais, pois eles permitem o desenvolvimento das habilidades necessárias para diferentes práticas esportivas. Ou seja, o treino de um corredor será diferente do treino de um jogador de tênis, por conta dos objetivos individuais de cada um voltados para a modalidade.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome