Eletroestimulação muscular: o que é?
A Eletroestimulação Muscular (EMS) é a indução de uma contração muscular através da utilização de impulsos elétricos de baixa frequência bipolar.
A EMS pode ser utilizada como uma ferramenta de treinamento e reabilitação. Sua utilização prevista é para o condicionamento e fortalecimento muscular.
Os impulsos gerados pelo equipamento são transmitidos até os eletrodos, que fazem os músculos contraírem involuntariamente de forma controlada.  O resultado é similar ao movimento real dos músculos.

XBody na Companhia Athletica da unidade MorumbiShopping

A primeira unidade a receber um estúdio de eletroestimulação muscular em parceria com a XBody é a academia Cia Athletica MorumbiShopping. A próxima unidade será a Cia Athletica Recife.

Eletroestimulação muscular: sala na Cia Athletica MorumbiShopping
Eletroestimulação muscular: sala na Cia Athletica MorumbiShopping

Eletroestimulação muscular x exercício tradicional: qual a diferença ?

No exercício tradicional com ativação muscular voluntária (musculação, treinamento funcional entre outros) quase nunca é possível recrutar simultaneamente uma grande quantidade de fibras musculares .
Idosos, mulheres, sedentários e portadores de alguma debilidade física terão ainda mais dificuldades em realizar exercícios mais intensos.
Através do uso da tecnologia de eletroestimulação muscular é possível estimular as fibras de contração rápida (IIb) desde a primeira sessão de utilização.
Isso aumenta a eficiência dos resultados em pelo menos 70%, principalmente entre aqueles indivíduos que nunca praticaram nenhum tipo de atividade física.

Quais são os principais objetivos da eletroestimulação muscular?

 Condicionamento físico

  • O treino de força é otimizado porque a pessoa trabalha quase todos os músculos simultaneamente, além de compensar efetivamente as deficiências musculares da sua estrutura corporal.
  • O uso do EMS é uma excelente alternativa complementar ao treinamento convencional.

Prevenção de diversos problemas de saúde

A tecnologia EMS é uma ferramenta de grande ajuda para:

  • prevenir problemas causados por um estilo de vida sedentário,
  • prevenir o enfraquecimento muscular e suas decorrentes patologias como a sarcopenia e osteoporose,
  • aumentar a atividade enzimática e a produção do hormônio do crescimento (GH),
  • favorecer a ativação da musculatura mais profunda e melhora a postura.

Redução da celulite e emagrecimento

  • Os impulsos elétricos podem gerar um nível de intensidade de contração muscular que normalmente um indivíduo sedentário, ou que não seja um atleta de ponta nunca seria capaz de atingir.
  • O treino intenso gera um incremento importante do metabolismo corporal, resultando no aumento do percentual de massa muscular e na redução do porcentual de gordura corpórea que já começam a ser notados a partir de um mês de EMS e podem ser bem significativos após 3 meses de treinamento.
  • Existe uma visível melhoria da celulite em zonas como glúteos e abdômen e um aumento do metabolismo de repouso.

Treinamento para todo o corpo ou apenas alguns grupamentos musculares

  • Através da EMS é possível estimular apenas grupos musculares selecionados, que normalmente nem seriam treinados em um outro tipo de treinamento convencional.
  • Já o treinamento EMS de corpo inteiro é uma das opções de treino mais bem-sucedidas da atualidade na Europa com mais de 9.000 academias sem peso operando a tecnologia.

Relaxamento

  • A eletroestimulação muscular também pode ser utilizada com o objetivo de relaxamento das áreas de tensão, dor ou pontos gatilho.
  • Existem frequências e intensidades específicas para este tipo de resultado.


 
 

4 Comentários

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome