A Companhia Athletica inclui em todas as suas atividades exercícios que simulam movimentos do cotidiano, com isso o seu corpo responde melhor a todas as atividades propostas.

Uma nova forma de exercitar o corpo está conquistando vários adeptos. É o treinamento funcional, com movimentos simples e baseados na rotina de qualquer pessoa, como agachar, levantar, empurrar, puxar e girar, ele traz benefícios para a saúde e a estética e ainda ensina o corpo a se movimentar corretamente e de maneira equilibrada.
O objetivo é melhorar a capacidade física das pessoas, ou seja, a habilidade de realizar as tarefas normais da vida diária com mais eficiência, autonomia e independência. Além de fortalecer o condicionamento físico geral, este treino diferenciado emagrece, melhora a coordenação motora, contribui para aumentar o desempenho de atletas e ajuda na recuperação de lesões e cirurgias.
Comparados aos exercícios tradicionais, como os praticados na musculação, os funcionais promovem maior gasto calórico/energético – chegam a queimar duas vezes mais calorias – e têm a capacidade de trabalhar todos os grupamentos musculares, enquanto os outros treinos priorizam um ou dois grupos de músculos.
O treinamento funcional é completo, pois visa exercitar o corpo nas funções para as quais ele é originalmente desenhado. As atividades funcionais ainda podem evitar lesões, como encurtamento muscular, rigidez e problemas de compensação (quando um lado do corpo tem mais força do que o outro), normalmente causadas pela limitação dos movimentos dos músculos e articulações.
Qualquer pessoa pode aderir a esta atividade física, desde que não apresente nenhuma restrição grave, existem até cadeirantes que realizam estes exercícios funcionais para melhorar sua qualidade de vida.
O planejamento deve ser individualizado, pois cada aluno tem suas próprias dificuldades e restrições, fatores que precisam ser respeitados. Outro ponto importante é o acompanhamento profissional. Esta é uma atividade muito complexa, e sem a orientação adequada o aluno pode sofrer lesões graves, como fraturas e entorses. Também é preciso verificar se o profissional está devidamente registrado no Conselho Regional de Educação Física e se ele é especialista na modalidade que ministra.
Outro personagem que vem trazendo grandes frutos aos alunos é o Teste do Movimento Funcional (TMF) que consiste em identificar os possíveis desequilíbrios musculares e as limitações do corpo. Os resultados são utilizados pelo professor no momento de elaborar o programa e auxiliam na prescrição dos exercícios tradicionais e funcionais mais indicados para o aluno, conforme suas necessidades.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Por favor, digite seu nome